Marketing no agronegócio: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Marketing no agronegócio: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Saiba como o marketing no agronegócio pode melhorar ainda mais os números do setor. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

Inicialmente, é fundamental destacar que o agronegócio é um dos setores mais fortes da economia brasileira. A cada ano, os investimentos crescem e o mercado se desenvolve. Uma prova dessa força é que, nos quatro primeiros meses de 2022, houve um aumento de quase 35% nas exportações, levando a um saldo positivo de US$ 43,7 bilhões até aqui, mas com expectativa de ainda mais crescimento.

Além disso, com esse aumento cada vez mais intenso, é fundamental que se encontre uma maneira de atender a todos os clientes e parceiros. Dessa forma, o marketing no agronegócio chega com uma solução, melhorando, principalmente, os processos, o fortalecimento da marca e a possibilidade de novos negócios.

A importância do marketing no agronegócio

O marketing já é uma realidade na maioria dos setores, dos mais modernos até aqueles mais tradicionais. No caso do agronegócio, as grandes companhias já exploram alguns dos diversos benefícios que ajudam a trazer resultados ainda melhores.

Com o exemplo das grandes empresas, as pequenas e médias podem utilizar estratégias de marketing no seu dia a dia, já que os benefícios são válidos para qualquer instituição, independente do seu tamanho.

Confira algumas dessas vantagens:

Posicionamento de marca

Muitas empresas são consideradas as melhores de seus determinados setores por causa de um bom posicionamento de marca, ao usar muito bem as suas estratégias de marketing e de branding.

Desta forma, além de atrair cada vez mais consumidores, a marca se posiciona como uma “influenciadora”, ao pautar a mídia, especialistas na área e os próprios clientes.

Interação com o público-alvo

O marketing possibilita a interação com os clientes, seja por meio da publicidade, alguma ação ou pela produção de conteúdo. Esse tipo de contato é essencial para que a empresa seja lembrada, principalmente, na hora da decisão de compra.

Relacionamento com o cliente

A estratégia de relacionamento com o cliente serve para mostrar quais são as vantagens que a empresa oferece. Assim, para um melhor desempenho, é preciso que o trabalho seja pensado antes, durante e depois da venda, como uma maneira de fidelizar o comprador.

Crescimento nas vendas

O aumento das vendas é um dos principais benefícios e objetivos da atuação com marketing. É o resultado que todas as outras vantagens proporcionam à empresa.

Contudo, além do marketing tradicional, também é possível utilizar o marketing digital para expandir ainda mais a marca.

O marketing digital no agronegócio

O marketing digital, assim como o tradicional, também está ganhando cada vez mais adeptos dentro do setor. A presença de stakeholders no mundo online cresce a cada dia e, por isso, é fundamental estar com tudo organizado para desenvolver as melhores estratégias e conseguir atender bem.

Confira alguns benefícios que o uso do marketing digital no agronegócio oferece.

Presença nas redes sociais

As buscas por empresas no Google e nas redes sociais na internet são atividades frequentes para quem está procurando um serviço. Dessa forma, ter uma presença consolidada é uma ótima maneira de fazer aquele primeiro contato com o futuro cliente.

Atendimento automatizado

Com a presença digital, mais pessoas vão ter acesso à empresa, por isso, fazer um bom atendimento nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso, uma das maneiras de melhorar essa etapa é o uso de chatbots e a integração de canais de contato. Isso reduz o tempo de espera no atendimento aos clientes, ajuda no filtro de solicitações e segmentação de público, além de diminuir os custos do setor.

Mensuração de resultados

Outra possibilidade trazida pelo marketing digital são as métricas. Dessa maneira, fica fácil acompanhar as campanhas e publicações, sendo possível mudar a rota e ajustar as estratégias, caso seja necessário.

Como implementar o marketing no agronegócio

Entender o contexto do marketing e suas vantagens, deixa mais clara a importância dessas estratégias. Com esse conhecimento, confira como implementar o marketing no agronegócio.

Definição de personas

As personas são a definição, quase que real, do cliente ideal da empresa. Muito mais do que segmentar por sexo, faixa etária etc, a persona vai a fundo, fala de comportamentos, renda, profissão, gostos, interesses, entre outras informações.

Dentro do agronegócio, uma boa dica é pensar no contexto desse mercado, como recomendam muitos especialistas. Como antes da porteira (insumos, maquinário e fertilizantes), dentro da fazenda (consumidores e indústrias que trabalham com produtos in-natura) e após sair dela (foco no consumidor final).

Criação de site

O posicionamento online é fundamental. Ter um site é uma forma de estabelecer essa presença e, além disso, possibilitar o contato com os clientes. Além de informações institucionais, apresente os produtos e serviços, casos de sucesso, depoimentos de clientes e pontos de contato do negócio como links para WhatsApp, redes sociais e webchat, para comunicação em tempo real.

Produção de conteúdo

Inicialmente, com o site e perfis estabelecidos, crie conteúdos ricos, isto é, materiais aprofundados como ebooks, infográficos, planilhas e checklists para que o seu cliente chegue até a sua empresa atraído por um conteúdo educativo.

Ademais, um blog sobre o agronegócio dentro do site funciona muito bem, criando mais uma oportunidade para atrair futuros clientes, sendo que pode ser usado também para informar e qualificar o público.

Criação de campanhas

Ao se estabelecer, comece a realizar campanhas para atrair novos clientes e aumentar as vendas. Estabeleça metas para cada ação ou processo. Aproveite para usar também as datas sazonais do mundo agro para impactar mais pessoas.

Análise de resultados do marketing no agronegócio

Uma das últimas etapas e, uma das mais importantes, é a análise dos dados. A cada campanha, ação ou período, é importante avaliar as vendas, acessos ao site e engajamento dos seguidores nas redes sociais. Dessa forma, fica muito mais fácil de saber como está o desempenho, quais estratégias manter e quais mudar.

O uso do marketing no agronegócio pode fazer ainda mais por esse setor tão forte da economia. Um dos grandes benefícios é a conexão mais próxima com o cliente, facilitando o contato e o atendimento. Para isso, há uma solução interessante.

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Além disso, o Mktzap possui chatbots, com fluxos e automações, permitindo conversas imediatas com os clientes, sem que eles fiquem esperando. São atendimentos fluidos e humanizados, 24h por dia, 7 dias por semana.

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