Machine Learning no dia a dia: saiba como aplicar em seu negócio

Machine Learning no dia a dia: saiba como aplicar em seu negócio

Aprenda o que significa Machine Learning e conheça as diferentes formas em que é aplicado nas principais empresas do mercado

Os mais variados recursos tecnológicos fazem parte da nossa rotina sem nos darmos conta. E é exatamente isso que acontece com o Machine Learning.

Apesar de ser uma ciência descoberta há algum tempo, é recente o seu uso para o desenvolvimento da tecnologia. Além disso, está presente em nosso dia a dia mesmo que você não saiba o que é.

Por isso, aprenda o que é Machine Learning e onde pode ser aplicado no seu negócio.

Vamos lá?

O que é Machine Learning

Em tradução livre, Machine Learning é o Aprendizado de Máquinas. Ou seja, é a capacidade dos computadores aprenderem por conta própria através da análise de dados.

Dessa forma, a interferência humana é praticamente nula, sendo necessária apenas no primeiro momento para criar um padrão. Logo após, as máquinas aprendem de acordo com a sua própria experiência.

Consequentemente, os algoritmos são responsáveis por encontrar padrões de comportamento e entregar conteúdos relevantes para o perfil analisado.

Exemplos práticos de Machine Learning

Agora que você já sabe o que é Machine Learning, vamos te apresentar como as principais empresas do mundo utilizam essa ferramenta.

Aplicativos de transporte

Os aplicativos de transporte, inicialmente, utilizam a ferramenta para otimizar o seu uso. Seja para calcular rotas menores e com menos trânsito, valor da corrida, tempo de espera pelo motorista, entre outros. 

Mas agora, além disso, utilizam para garantir maior segurança aos usuários. Sendo assim, os algoritmos identificam riscos através da análise de dados em tempo real.

Serviços de streaming

Se você utiliza alguma plataforma de streaming, é provável que receba notificações que recomendam filmes e séries de seus gêneros favoritos.

Isso só é possível graças ao uso de Machine Learning. Ou seja, com base no que você assiste e no seu comportamento de navegação, ele reconhece quais você muito provavelmente também irá gostar.

E-mail

Já os serviços de webmail utilizam a tecnologia para separar os e-mails recebidos em categorias. Por exemplo: spam, comerciais, atualizações, entre outros.

Nesse caso, é preciso levar em consideração o remetente (se já entrou em contato com você anteriormente, não só por e-mail mas em aplicativos que estão logados com esse endereço), a localização e palavras específicas.

Sites de vendas online

Também pode ser utilizado para aumentar as vendas e atrair novos clientes. Sendo assim, é possível reconhecer, por exemplo, clientes que abandonam o carrinho para entrar em contato e lembrá-los de finalizar a compra.

Além dos itens acima, o uso de Machine Learning possibilita maior reconhecimento e prevenção de fraudes e crimes cibernéticos já que reconhecem quebras nos padrões estabelecidos.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo