WhatsApp pay: saiba tudo sobre a nova função de pagamento do app
O WhatsApp Pay foi lançado e promete auxiliar transferências de valores dentro do aplicativo de mensagens. Saiba tudo sobre ele e como pode auxiliar seu negócio.
Recentemente, o WhatsApp anunciou uma nova funcionalidade que vai auxiliar o envio e recebimento de dinheiro entre os usuários, chamada de WhatsApp Pay.
Dessa maneira, será possível que pagamentos sejam feitos via aplicativo – o que facilitará empresas e clientes a fecharem negócio sem precisar recorrer a outra plataforma.
Essas movimentações serão realizadas pelo sistema Facebook Pay em todas as redes sociais e aplicativos da empresa.
Embora seja uma novidade bastante interessante, é necessário realmente entender como ela funciona e ponderar se vale a pena utilizá-la no seu negócio.
Recentemente o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiram barrar temporariamente essa nova modalidade até estabelecer se essa prática não vai “mitigar riscos à concorrência pela parceria do Facebook (dono do WhatsApp) com a Cielo”, segundo o Cade.
Mas, apesar disso, há grandes chances de o WhatsApp Pay retornar em breve e é preciso compreender como ele funcionará e impactará seu negócio.
Por isso, neste artigo falaremos sobre:
- O que é WhatsApp Pay?
- Como funciona o WhatsApp pay?
- Quais formas de pagamento são usadas?
- Como fazer e receber pagamentos?
- Como o WhatsApp Pay pode ajudar no negócio?
Leia também: Chatbot para WhatsApp: você já está usando?
O que é o WhatsApp Pay?
O WhatsApp pay é uma nova funcionalidade do WhatsApp que permite a transferência de valores entre contas dentro do app.
Isto é, os usuários poderão enviar e receber dinheiro de amigos e familiares por meio do WhatsApp convencional ou efetuar pagamentos para empresas pelo WhatsApp Business.
Porém, para que isso ocorra com segurança, essas transferências são feitas pelo Facebook Pay – serviço de pagamento da empresa que facilita as compras dentro de todos os seus apps.
Portanto, é necessário configurar um cartão de débito ou crédito no Facebook Pay para utilizar o serviço de pagamentos.
A nova funcionalidade ainda está sendo liberada aos poucos aqui no Brasil para smartphones com sistema operacional iOs e Android.
Como funciona o WhatsApp pay?
Para pessoas físicas que usam o WhatsApp convencional, a empresa disponibiliza o limite de R$ 1 mil reais por transação.
Porém é possível fazer até 20 movimentações por dia, não ultrapassando R$ 5 mil reais por mês. E essas movimentação não são taxadas.
Já os negócios que usam a versão Business, não há limite de transferência, mas o app cobra uma taxa fixa de processamento por vendas de 3,99%
Os usuários podem conferir o histórico de pagamentos pelo WhatsApp para saber o status das transferências, no Menu. Lá será encontrado indicações como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.
Quais formas de pagamento são usadas?
Como comentamos, os pagamentos podem ser realizados por meio de cartões de crédito ou débito.
Aqui no Brasil, as bandeiras usadas são Visa e Mastercard e os bancos participantes, até o momento, são o Nubank, Banco do Brasil e Sicred.
É importante citar que a transação entre pessoas físicas ocorrem apenas na função débito. Enquanto o crédito está liberado exclusivamente no WhatsApp business quando a função “Receber pagamento por venda” estiver selecionada no Facebook Pay.
Como fazer e receber pagamentos?
Com certeza pra quem usa o WhatsApp, a realização dessas transferências será feita de maneira simples – já que ele segue a mesma lógica de quando mandamos alguma foto ou arquivo.
Independente se for enviar ou receber algum valor, é preciso deixar configurado essas opções no Facebook Pay como comentamos anteriormente.
Assim, depois de ter se cadastrado, é só ir até a conversa do WhatsApp, clicar no clipe de anexar e selecionar “Pagamentos”. Com isso, é só selecionar o valor e confirmar.
Para finalizar a movimentação, o Facebook Pay te enviará um PIN para confirmar e pronto – seu pagamento foi realizado com sucesso.
Do outro lado, o destinatário também deverá estar com tudo configurado, assim chegará uma mensagem de “Aceitar pagamento” e o valor recebido será transferido para a conta do banco que foi cadastrada.
Como o WhatsApp Pay pode ajudar no negócio?
O WhatsApp se tornou um canal de comunicação muito eficiente para relacionamento e venda de produtos e serviços.
Por isso, com a nova funcionalidade, as empresas que usam a versão Business poderão agilizar as vendas e darão mais comodidade ao cliente. O que tona a experiência muito melhor.
Porém, é preciso abrir uma conta Cielo para receber esses pagamentos – já que ela fará essas transações.
O processo de verificação da conta bancária dura, em média, três dias, e os pagamentos realizados por clientes são transferidos da conta Cielo para a conta bancária em até dois dias úteis.
Agora é torcer para que as medidas corretas sejam tomadas e a nova funcionalidade volte a operar.
Recommended reading
Tudo o que você precisa saber sobre atendimento pelo WhatsApp
O atendimento pelo WhatsApp é uma forma de oferecer um relacionamento mais próximo com seus clientes. Entenda como organizá-lo e venda ainda mais.
Chatbot para WhatsApp: você já está usando?
A adoção de chatbot para WhatsApp está conquistando cada vez mais adeptos por ser uma ferramenta que agiliza o atendimento digital. Mas você sabe como ele funciona e como criar um? Confira nossas dicas para começar a usar agora.
Experiência do cliente ajuda a aumentar suas vendas
Cada vez mais produtos e serviços similares, as marcas veem na experiência do cliente uma ajuda para aumentar as vendas, saiba como.