Soluções digitais para SAC na Saúde: quais os benefícios?

Soluções digitais para SAC na Saúde: quais os benefícios?

Soluções digitais para SAC na saúde oferecem padronização e medicina preventiva como alguns dos benefícios para clínicas e planos de saúde.

O uso de soluções digitais para SAC tornou-se imprescindível para clínicas, hospitais e planos de saúde que buscam a excelência no relacionamento com clientes.

Os benefícios e inovações propiciados por essas ferramentas tornaram-se diferenciais importantes na concorrida disputa por espaço e preferência de um público extremamente exigente.

Mas antes de falarmos dos benefícios das soluções digitais para SAC na saúde, é importante fazermos uma breve contextualização.

Apesar da queda constante no número de beneficiários de planos privados de assistência médica no Brasil nos últimos 3 anos, dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de março de 2017, revelam que mais de 47 milhões e 600 mil pessoas ainda possuem algum plano particular de saúde.

Agora imagine a quantidade de consultas, exames e internações acontecendo diariamente, ou mesmo neste instante? Pense também sobre o volume de problemas e reclamações que isso está gerando.

Diante desse cenário, a eficiência do SAC para clínicas, hospitais e planos de saúde faz-se urgente.

Os benefícios das soluções digitais para SAC

Além de fornecer todo o suporte necessário, essas clínicas, hospitais e planos médicos têm o desafio de fidelizar seus pacientes em um relacionamento cuja prioridade deve ser a preservação e o estímulo à saúde e ao bem-estar.

E nisso, as soluções digitais para SAC podem trazer benefícios significativos. Vamos abordar alguns deles:

Automatização de atendimento

Ao entrar em contato com seu plano de saúde, um cliente espera atendimento imediato, seja para esclarecimento de uma dúvida, para o agendamento de uma consulta, autorização para algum exame etc.

Hoje, as soluções digitais de relacionamento otimizam essa etapa de abordagem. Com gatilhos de respostas ou chatbots de atendimento, aliados a uma base inteligente de dados, é possível realizar um atendimento automatizado completo, muitas vezes com o paciente precisando apenas fornecer, por exemplo, seu número de CPF.

Esse tipo de implementação desafoga centrais, facilita o cumprimento das regras para atendimento estabelecidas pela ANS e aumenta satisfação e fidelização de clientes.

Ações de medicina preventiva e fidelização

Esta aí um dos mais importantes benefícios das soluções digitais para SAC na saúde.

É consenso que o foco no atendimento à saúde precisa estar na prevenção. Mas são poucas as instituições da área que conseguem trabalhar ações efetivas para esse objetivo.

Ao utilizar uma solução digital de relacionamento para SAC, é possível realizar campanhas de medicina preventiva. Com essa ferramenta, sua instituição pode, por exemplo, enviar um lembrete a um paciente de que a data de seu check-up anual está se aproximando.

Também é possível enviar dicas de saúde e bem-estar, individuais ou a grupos específicos. Todas baseadas no histórico dos atendimentos realizados e em informações armazenadas sobre os perfis desses pacientes.

Essas ações, além de estimularem a prevenção, fortalecem relacionamentos, o que pode ser determinante para que um cliente continue ou não escolhendo os serviços que sua instituição presta.

Atendimento multichannel pode ajudar bastante

Com o advento do mobile e a pluralidade de canais de comunicação e relacionamento, a sua clínica ou hospital também precisa estar preparado para atender o cliente por diferentes canais.

A prontidão e eficiência em atendimento não podem mais acontecer somente por meio de uma ligação telefônica. Afinal, é preciso manter esse padrão no atendimento multicanal, seja via SMS, WhatsApp, E-mail ou Web Chat, por exemplo.

Controle sistemático de informações, solicitações e reclamações

Mais um dos benefícios das soluções digitais para SAC na saúde, essas ferramentas auxiliam hospitais, clínicas e planos de saúde a cumprirem as regras sobre atendimento definidas pela ANS.

Além disso, uma boa ferramenta digital de atendimento e relacionamento gera um histórico preciso de todas as interações realizadas, as solicitações e reclamações feitas etc. Assim disponibilizando relatórios gerenciais com informações que apoiam decisões de gestão.

Qualidade padronizada para equipes de atendimento

Boas ferramentas digitais para SAC permitem monitoramento e controle real time. Com isso, uma gestão atenta e proativa a acabar com gaps em sua central consegue identificá-los com maior precisão. Dessa forma, trabalhar estratégias mais eficazes para alcançar qualidade padronizada no trabalho de sua equipe de atendimento.

Pesquisas de satisfação

Um hospital, plano de saúde ou clínica precisa ouvir as opiniões de seus clientes. As pesquisas de satisfação são uma forma simples e eficiente para isso.

Com o uso de uma solução digital para SAC, é possível enviar diferentes pesquisas de satisfação, gerais ou segmentadas por público.

As respostas recebidas são organizadas e disponibilizadas por meio de relatórios, para que você detecte pontos de atenção e trabalhe a constante evolução do atendimento ao cliente.

Redução de custos operacionais

Reduzir custos é, sem dúvida, um dos benefícios das soluções digitais para SAC na saúde mais buscados por quem possui uma instituição na área.

Investir em uma solução automatizada e inteligente de atendimento digital pode reduzir significativamente os custos operacionais de um SAC.

Isso porque essa ferramenta aumenta a capacidade de atendimentos simultâneos e respostas imediatas, além de organizar e facilitar tarefas que, até então, eram realizadas exclusivamente por operadores humanos.

As soluções de atendimento inteligente e automatizado representam economia, ganho em qualidade do serviço prestado e aumento da satisfação do cliente.

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