Técnicas de qualificação de leads: como aplicar no atendimento por WhatsApp?

Técnicas de qualificação de leads: como aplicar no atendimento por WhatsApp?

Você sabe como realizar um atendimento por whatsapp que qualifique seus leads? E como aplicar as técnicas certas para ter sucesso nesse canal? Descubra tudo isso aqui neste texto!

Para garantir que seu time de vendas continue batendo as metas e trazendo receita para empresa é preciso que eles atuem no canal de comunicação de preferência dos consumidores. Por isso é necessário que a empresa faça atendimento por whatsapp!

Segundo uma pesquisa sobre Mensageria no Brasil, feita em fevereiro de 2020, 76% da população brasileira prefere se comunicar com as empresas via whatsapp. Além disso, 93% da população utiliza o WhatsApp todos os dias. 

Desse modo, faz sentido que as empresas estejam presente nesse canal tão utilizado pelos brasileiros. Mas, não basta apenas estar presente, é preciso saber realizar um atendimento de qualidade por esse canal.

Não diferente, no universo dos negócios, os vendedores devem começar a adaptar seus discursos e técnicas por esse canal de comunicação. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de como abordar os leads (oportunidades de venda) por WhatsApp e como utilizar as melhores ferramentas de mercado para isso. 

Então, neste texto vamos falar sobre:

  • Como abordar um lead no WhatsApp? 
  • Qualificação de leads 
  • Técnicas de qualificação de lead no atendimento por WhatsApp
  • Como utilizar o MKTZAP para venda e atendimento por WhatsApp?

Leia também: SDR e Marketing: uma receita sucesso para o funil de vendas

Como abordar um lead no WhatsApp? 

O whatsapp está presente no dia a dia da população brasileira. Seja para conversar, se divertir ou até mesmo fazer negócios. É fato que ele se tornou um grande aliado das pessoas na atualidade. 

Existem muitos motivos para utilizar o app no seu negócio, mas não vale fazer isso de uma forma amadora. Assim, trouxemos algumas dicas que podem ajudá-los a fazer esse processo.

Primeiramente é necessário que sua empresa tenha uma conta profissional. Uma forma de fazer isso é usar a versão business do app ou uma plataforma que auxilie nesse contato, como vamos falar mais para frente. 

Outra dica, é entrar em contato apenas com aqueles contatos que te autorizaram. Ou seja, aquelas pessoas  que já fizeram algum contato prévioou autorizaram essa ação. 

Caso contrário, pode acontecer banimento do seu número. Mas, calma! Também existem algumas ferramentas que ajudam nisso. 

Além disso, é importante,  também, que você organize seus clientes e crie um cronograma de mensagens, para que a abordagem seja mais organizada e assertiva. 

Por sua vez, o vendedor deve abusar dos gatilhos mentais para convencimento, tocando em aspectos chave para a tomada de decisão. 

Outra forma interessante de realizar essa abordagem é fazendo campanhas de vendas, que também devem ser muito bem pensadas e organizadas.

atendimento digital

Qualificação de leads

Qualificar um lead é entender o seu cenário, poder de compra e verificar se sua solução de mercado pode ajudá-lo. Esse processo de qualificação começa no marketing das empresas, que nutre as oportunidades de vendas com ações estratégicas.

Posteriormente, é papel dos pré-vendedores da empresa aplicar algumas técnicas de vendas para entender se o lead de fato possui um problema que pode ser resolvido com sua solução. E, também, se esse usuário possui o poder de compra para aquisição. 

Assim, para qualificação de um lead, os pré-vendedores utilizam algumas técnicas que consistem na realização de perguntas situacionais que fazem com que o usuário perceba seu problema e tenha urgência para resolvê-lo. 

Com o cenário de atendimento digital, principalmente via whatsapp, é necessário que os pré-vendedores consigam aplicar essas técnicas nesse canal. 

Técnicas de qualificação de leads no atendimento por WhatsApp

É importante saber como qualificar um lead e quais técnicas utilizar. E, pensando no atendimento por whatsapp, é muito importante que o vendedor ou o pré-vendedor saiba utilizar dessas técnicas no ambiente digital. Você verá aqui como fazer essa abordagem.

Mas antes, vamos relembrar quais são as técnicas de qualificação? Temos o BANT, o GPCTBA e o SPIN Selling. Todas elas consistem na realização de perguntas situacionais para entender o cenário do lead e como ajudá-lo. 

A fim de entender mais detalhadamente cada uma delas, te convidamos a ler esse texto: SDR e qualificação de leads

Assim, quando pensamos no atendimento por whatsapp, nesse cenário, é importante que o lead não sinta que está sendo interrogado. Também é importante que o contato não seja robotizado e faça sentido para ele.

Quando existe a conversa por telefone, é mais fácil que o lead entenda seu tom de voz e sua entonação e que a conversa fique mais fluída. Por isso, o maior desafio do whatsapp é aplicar essas técnicas sem que o contato fique massante. 

Com esse objetivo, indicamos que o pré-vendedor saiba utilizar os gatilhos mentais e que realize um contato personalizado. Isto é, que não fique seguindo as perguntas a risca de um roteiro pré-estabelecido.

Atente-se às informações

Portanto, o interessante é conversar com o lead de forma que consiga extrair as informações com algumas perguntas chaves como:

  •  Como posso te ajudar?;
  • Hoje o que você busca em uma ferramenta X?; 
  • O que te fez procurar pela ferramenta?. 

Dessa maneira, o pré-vendedor pode antecipar algumas questões que auxiliem a identificar o cenário do lead. Independente da técnica de qualificação que utiliza.

 Além de seguir essas dicas de qualificação pelo WhatsApp, você deve pensar que o canal de comunicação permite que você não fique 100% focado no atendimento. Mas como isso pode te ajudar? 

Muitas vezes por telefone é preciso ter uma resposta mais rápida sem muito tempo de pesquisa. Quando pensamos no atendimento por WhatsApp, é importante ter em mente que a pesquisa seja realizada no ato da conversa.

O que facilita muito, pois entender sobre o negócio da empresa do lead é tão importante como entender sobre seu próprio negócio. 

Também é importante que o pré-vendedor organize seus contatos a ponto que o lead não fique muito tempo esperando. Lembre-se: quanto mais rápida a conversa maior a chance de fechamento. 

Nesse caso, o WhatsApp consegue ser muito assertivo por permitir que mais de um lead por vez seja atendido.

Como utilizar o MKTZAP para venda e atendimento por whatsapp?

Como já dissemos, é muito importante que o atendimento por WhatsApp com seu lead seja feito de forma profissional. Uma forma disso acontecer é ter acesso a algumas ferramentas do mercado que podem te ajudar. 

O MKTZAP, por exemplo, é uma solução da New Way que profissionaliza seu contato com clientes e leads. Dessa maneira, dentro da ferramenta, é possível colocar todos os seus operadores atuando em um mesmo número. 

Além disso, com a ferramenta pode-se criar alguns gatilhos de chatbot para auxiliar no processo de pré-vendas com as perguntas situacionais. É claro que o contato deve ser mais fluído e humano e, por isso, o chabot da ferramenta tem Inteligência Artificial que auxilia nesse processo.

A ferramenta também pode ser uma ótima aliada nas prospecções, pois permite envio de mensagens personalizadas para seus leads. 

Outro ponto que o MKTZAP pode ajudar de forma fundamental nas suas vendas: a ferramenta possui relatórios personalizados com abas de “observações” da empresa que está em contato. 

Por isso, enquanto o pré-vendedor está qualificando o lead e pesquisando sobre a empresa, ele consegue anotar essas informações no próprio card da conversa. 

Os relatórios personalizados ajudam, também, no acompanhamento dos atendimentos. Por eles, é possível analisar métricas de atendimento para entender no que o pré-vendedor pode melhorar. 

Em suma, o MKTZAP é a ferramenta ideal para que você e seus vendedores façam contato com o lead e atendimento por WhatsAoo. Por isso, não deixe de conhecer mais a plataforma conversando com nossos consultores. 

Agora que você já sabe como qualificar um lead e como fazer isso pelo WhatsApp, não se esqueça de ver nosso Ebook sobre atendimento via whatsapp, que pode ajudá-lo a cumprir com esse processo da melhor forma. 

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