Transmídia: o que é e como aplicar?

Transmídia: o que é e como aplicar?

Você sabe o que é uma comunicação transmídia? Entenda como essa modernidade pode alcançar públicos maiores!

A palavra transmídia e o seu conceito tem tudo a ver com tecnologias e modernidade. Entretanto, esta ideia não é tão recente assim! A definição inicial de transmídia foi iniciada por Henry Jenkins, estudioso da área da comunicação, em 1991. 

Em 2006, o autor aprofundou seus estudos sobre o assunto e tornou público seu livro, “Cultura da Convergência”. Se você é um estudante ou formado na área da comunicação – como profissional de relações públicas, jornalismo, publicidade, marketing ou áreas correlatas – é muito possível que já tenha ouvido falar sobre este tema.

No texto a seguir, vamos entender o que é transmídia, como aproveitar este conceito para uma boa estratégia de comunicação. Vamos lá?

O que é transmídia? Conheça exemplos

Transmídia, explicando de maneira bastante simplificada, é basicamente a divulgação de uma informação por meio de diversos canais, que se comunicam entre si. Difícil demais de visualizar, não é mesmo? Então vamos voltar um pouquinho, contextualizando.

Há algum tempo atrás, era mais comum que as pessoas se informassem apenas a partir de canais tradicionais de comunicação. Assim como televisão, rádio ou jornal impresso. Hoje em dia, podemos nos informar através de múltiplos canais de comunicação! Inclusive, por meio do smartphone, na palma da nossa mão.

No entanto, a comunicação acontece nos canais anteriores, como televisão, jornal e rádio. Mas também há espaço para modernidades, como as redes sociais. O que comprova que não há substituição de uma tecnologia por outra, mas a incorporação de novos meios.

Ademais, naturalmente também temos um perfil de consumidor que está constantemente se modernizando e mudando. É um usuário multitelas, bem informado, exigente e que além de consumir produz muito conteúdo.

Dessa forma, torna-se necessário que os pensadores e produtores de conteúdo busquem este tipo de modernidade para atrair o público que tanto desejam! Por isso tem se tornado tão comum acessar um conteúdo de maneira super dinâmica. Que tal um exemplo?

Imagine acompanhar uma novidade ou notícia diretamente de uma transmissão pelo YouTube, na qual é possível fazer comentários, reagir, acompanhar conteúdos em texto, imagens, participar de fóruns de discussão sobre um mesmo assunto. Dessa forma, faça muito mais, simultaneamente.

Como aplicar este conceito em campanhas de comunicação?

Agregar múltiplas opções de como transmitir uma mensagem de forma interativa, dinâmica e que abarque técnicas diferentes pode ser primordial para uma campanha de comunicação de sucesso.

E não pense você que isso é uma tarefa de outro mundo! Até mesmo no seu negócio isso é possível. Que tal divulgar um conteúdo, como um novo produto em seu catálogo, por meio do Instagram? Assim, é possível usar texto, vídeo, descrições e até mesmo inserir tags em suas postagens com os preços dos produtos que estão sendo vendidos.

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E não para por aí. Em uma propaganda transmídia, é viável integrar o canal Instagram com outros, como o WhatsApp,. Ademais, caso você não saiba, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens presente nos celulares smart de 99% dos brasileiros – dos quais uma significativa parcela tem o costume de comprar online!

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Qual a diferença entre transmídia e crossmídia?

Entretanto, cuidado para não confundir crossmídia com transmídia. Quando temos um conteúdo como um site, que utiliza de múltiplas ferramentas de comunicação para passar uma ideia, estamos falando de crossmedia. Imagine o seguinte: a home de um site. Ali, é possível integrar vídeos, fotos, slides, texto, áudio e muito mais, certo? Isso em um storytelling, isto é, contar uma história com começo, meio e fim. Isso é crossmídia, algo que mescla diferentes canais de comunicação, mas é bem mais simples.

Agora, se este conteúdo é interativo e pode ser acompanhado a qualquer momento, gerando trocas mais complexas e significativas, em diferentes canais, estamos entrando no conceito de transmídia. Por exemplo, um programa de televisão como o Masterchef que em seu Twitter publica outras receitas, além das apresentadas no programa e pede para conferir o passo a passo no Instagram que também traz bastidores e tem links que levam a outros vídeos mais longos no YouTube e assim por diante.

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