Instagram Business: como funciona e como configurar sua conta

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Instagram Business: como funciona e como configurar sua conta

Para um negócio, é super importante aderir ao Instagram Business para comunicação com os clientes. Entenda como funciona e suas vantagens!

Você já pensou em colocar sua empresa no Instagram? Caso você não saiba, o Instagram é uma ferramenta poderosa para compra e venda. Além disso, ele disponibiliza recursos ideais para quem deseja impactar o público consumidor com fotos e vídeos! 

Bom, qualquer negócio pode ter uma conta no Instagram para atrair e se aproximar de seus clientes, especialmente quando esta conta é “business” e carrega consigo facilidades que um perfil pessoal não possui. Por isso, para quem depende de imagens atrativas para cativar os consumidores – como perfis de lojas de roupas ou bares e restaurantes – esta pode ser uma ferramenta pra lá de ideal. Conheça um pouco mais!

O que é Instagram Business?

O perfil comercial no Instagram oferece ao usuário ferramentas diferenciadas que permitem medir os níveis de engajamento e interpretar o perfil da sua persona. Isso ajuda empreendedores a entender seu público e saber em quais estratégias vale a pena investir. Ademais, esta rede social traz consigo um certo tom de informalidade e rapidez, que permite o compartilhamento de conteúdos dinâmicos e humanizados que cativam e aproximam o público. 

Como criar um Instagram Business? Confirma o passo a passo

Para configurar sua conta como comercial basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Vá em “Configurações”;
  2. Clique em “Conta”;
  3. Selecione o campo “Mudar para conta profissional”;
  4. Escolha a categoria da sua conta.

Tudo pronto. O usuário logado em uma conta profissional tem acesso a ferramentas diferenciadas. Portanto, essas funcionalidades permitem o uso da rede social com o objetivo de conquistar o cliente ideal.

O Instagram Business é grátis?

O Instagram Business, assim como a versão original e mais comum, é grátis! Portanto, não se preocupe, você conseguirá usufruir dos benefícios (que mencionaremos a seguir, ainda neste texto) sem custos adicionais. A não ser, é claro, que você opte por engajar suas postagens de maneira patrocinada, promovendo o conteúdo mediante pagamento.

Vantagens e benefícios do Instagram Business

Ao criar um perfil para sua empresa no Instagram, você não venderá somente produtos ou serviços. Mas a história e os valores da sua marca, mostrando aos seus seguidores algo a mais e também os bastidores. Dentre os recursos disponíveis para a criação de conteúdo, destacamos alguns a seguir.

Imagem ou foto de perfil

Em perfis comerciais, o ideal é usar o logotipo. Também é possível recorrer a outras alternativas – como o mascote ou o dono da empresa. Evite trocá-lo com frequência para aumentar a fixação da marca.

Bio ou biografia

Quando um visitante chega até a sua página é importante que ele rapidamente compreenda sobre o que é o seu negócio. Ademais, é interessante colocar um link na bio que leve para um site que agrupe links. Esse link geralmente unifica os diversos canais de comunicação da empresa.

Feed

O feed do Instagram é a linha do tempo do aplicativo. Como se fosse o que chamamos de “Home” em um site. Aqui, você pode fazer postagens sobre o seu serviço. Se você comercializa produtos, lembre-se de explorá-lo como de fosse uma vitrine e sempre publique o preço, fuja de preço por inbox!

Stories

Você também pode postar conteúdo nos stories, mas é importante frisar que o conteúdo dos stories fica disponível apenas por 24 horas. Em seguida, ele desaparece da visualização pública, podendo ser acessado apenas pelo dono do perfil, na aba “itens arquivados”.

Loja

O Instagram tem uma parte especial voltada para quem quer vender (e comprar). A loja do Instagram permite que um perfil comercial publique produtos ou serviços para venda. Assim, é possível adicionar descrição e preço.

Quer saber mais sobre um perfil comercial no Instagram? Confira o conteúdo a seguir, elaborado pela nossa equipe: Perfil comercial no Instagram: como fazer?

Como usar o Instagram Business para vender?

Além disso, existem outras ferramentas poderosas no Instagram Business que te ajudarão a vender cada vez mais. Quer ver só?

Etiqueta com preço

Ao vender um serviço ou produto no Instagram, você pode não somente descrevê-lo (mencionando os ingredientes no caso de vender uma comida ou o material utilizado para confeccionar uma peça, como uma jóia) mas também precificá-lo.

O catálogo de produtos pode estar linkado ao seu e-commerce ou ser criado diretamente no Instagram e você pode adicionar novos produtos e administrar os que estão sendo divulgados sempre que precisar. Dessa forma, ao clicar no produto desejado, o cliente é levado para o preço final do produto.

Contato por mensagem direta

Recentemente, o Instagram foi integrado ao Facebook Messenger, tornando as interações por inbox, ou mensagens diretas, muito mais fáceis. Portanto, o cliente pode falar privadamente com você por meio dos comentários na loja, stories ou através das mensagens diretas. Seja ágil no atendimento.

Marcação de local

Ao postar uma foto nos stories ou no feed, é possível marcar o local em que se está. Já imaginou ter a localização do seu negócio marcada no story de um cliente? Esta localização é clicável, portanto, os seguidores do seu cliente podem chegar até você com um simples story. É como o bom e velho “marketing boca a boca”, só que digital.

Quer saber quais são os outros macetes das vendas via Instagram? Acesse o conteúdo a seguir no Blog da New Way e confira: Como vender no Instagram?

Automatize o seu Instagram com o Mktzap

Foi possível visualizar como é fácil ter um perfil comercial no Instagram? Pois saiba que com planejamento e disciplina, isso rende bons resultados. E de nada adianta criar o Instagram perfeito para vendas e não conseguir administrá-lo, certo? 

Por isso, contrate o Mktzap: a solução digital da New Way que automatiza suas mensagens e melhora o seu serviço de atendimento ao consumidor. O Mktzap te dá suporte em tempo integral – 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não deixe seus clientes esperando! Entre em contato com um de nossos consultores e agende já sua demonstração.

E que tal mergulhar de cabeça no universo do Insta? Baixe grátis o e-book Instagram como ferramenta de negócios. Dessa forma, ao ler o conteúdo a seguir, é possível saber diversos dados que provam a eficiência desta rede social nas vendas online. Desejamos uma boa leitura!

Além disso, ele também serviu para divulgar que o Mktzap agora integra o Instagram através de API oficial. Portanto, se você também tem interesse neste conteúdo, acesse o link a seguir: Instagram no Mktzap: conheça a nova funcionalidade!

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