O que é SDR e como ele pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa

Navegação do site

Go to main content
Go to Home
Blog
Home
Product
Solutions
Successful Stories
NW News
Materials
Site Language Português Brasil 
Search blog posts
Marketing e Vendas

O que é SDR e como ele pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa

Quando alguém pergunta se seu negócio conta com uma equipe de SDR, o que você responde? Se ainda não sabe o que esses profissionais fazem, aqui vamos esclarecer suas funções e como impactam nas vendas da sua empresa.

New Way

24 Julho 2020

O que é um SDR?

O Sales Development Representative (SDR), também conhecido como pré-vendas, é o responsável por realizar a abordagem inicial com o potencial cliente e a qualificação dos leads por perfil.

Isto é, ele é a ponte entre o lead e o time comercial, focando não no fechamento das vendas, mas na entrega de um usuário que está pronto para se tornar consumidor.

É importante pensar que o tempo do seu vendedor é muito valioso, por esse motivo você vai precisar de uma equipe focada apenas na sua principal função: fechar negócios. 

Assim, imagine o tempo que seus vendedores já tiveram que perder com leads que não tinham qualquer interesse em adquirir o seu produto. Seja por curiosidade ou qualquer outro motivo.

Agora, pense quanto desperdício de trabalho poderia ser evitado se recebessem apenas pessoas realmente interessadas. Isto é, aquelas que já sabem que querem comprar o produto/serviço, mas que ainda falta um empurrãozinho.

Portanto, o SDR tem exatamente essa finalidade, passar o bastão para o vendedor com apenas leads qualificados, ou seja, que realmente sejam oportunidades de vendas.

Leia também: Soluções New Way – a conexão entre você e seu cliente

O que faz um SDR?

Além da qualificação dos leads que chegam através de Inbound Marketing, a prospecção é bem ativa dentro das atividades de um SDR. Por isso, o profissional deve estar atento aos mínimos detalhes do processo, ser curioso e analisar todas as informações do prospect.

Além do mais, conhecer e pesquisar o mercado do seu potencial cliente faz toda a diferença. Isso porque se atentando às dores e às necessidades reais, é possível criar uma abordagem mais assertiva e bem-sucedida. 

Outro ponto importante é que, além de conhecer bem o produto que está vendendo, o profissional PRECISA acreditar nele também. Quanto mais a fundo o SDR compreender os produtos de venda da empresa, melhor será a prospecção e qualificação dos leads. 

Portanto, acreditar no produto e serviço com que está trabalhando é a peça-chave para o sucesso e conquista dos prospects. Desse modo, o profissional passará segurança, gerando mais confiança e, consequentemente, mais vendas.

Gerar interesse também é uma responsabilidade do SDR , facilitando a passagem de bastão para o consultor comercial. Então saber o que falar no momento certo é essencial para que o lead chegue na fase de decisão com ainda mais certeza de sua escolha.

Enfim, quanto mais qualificado e “quente” o lead estiver, menor serão as chances dele não comparecer na reunião com o consultor de vendas. Saber motivar e aumentar o interesse do usuário é uma habilidade fundamental do profissional SDR. 

SDR e MKTZAP

Como o MKTZAP impacta na pré-venda?

O MKTZAP, nossa plataforma de relacionamento digital, pode contribuir muito para as atividades do profissional SDR. Pois é possível organizar e centralizar todos os atendimentos de leads em um só lugar – independente do canal de comunicação.

Ademais, com a possibilidade de integrações com softwares de marketing digital e de gestão, por exemplo, é possível acompanhar todas as etapas do funil de vendas.

Com isso, o MKTZAP se torna uma peça fundamental para que toda as peças da engrenagem – desde a atração até a conversão do lead em cliente – fiquem claras e interligadas.

Como o SDR pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa?

O SDR é responsável pelo primeiro contato do lead com a empresa, ou seja, umas das principais portas de entrada – e isso envolve muita responsabilidade.

Seu principal objetivo é entender as dores do lead e qualificá-lo da melhor maneira possível para direcioná-lo ao vendedor. E quanto melhor for a qualificação, mais assertiva a venda será.

Com a responsabilidade de análise completa dos leads, o SDR identifica oportunidade de valor para a empresa. Ele quem diz se o lead realmente possui perspectivas de venda ou não.

Por isso, o papel desse profissional é extremamente estratégico na entrega de grandes possibilidades de vendas e, consequentemente, na taxa de conversão.

A cada dia mais as empresas estão reconhecendo que ter um SDR na equipe faz toda a diferença, pois seu papel em fazer a ponte entre sua equipe de marketing e vendas é fundamental.

Agora que você sabe a importância de investir em uma equipe de pré-vendas, que tal organizar esses contatos no MKTZAP? Conheça mais nossa plataforma e garanta mais receita para sua empresa.

Recommended reading

Experiência do Cliente
Novidades New Way

Soluções New Way: a conexão entre você e seu cliente

Soluções da New Way combinam tecnologia, inteligência e humanização para otimizar a conexão do seu negócio com clientes.

Marketing e Vendas
MKTZAP

Como o MKTZAP ajuda a aumentar as vendas da sua empresa

Perde muito tempo no atendimento? Entenda como o MKTZAP pode ajudar seu negócio a agilizar o atendimento e melhorar as vendas.

Related articles

  • 8 técnicas de vendas para aplicar no mercado industrial

    Conheça 8 técnicas de vendas que podem ser aplicadas na área industrial para impulsionar as vendas e obter sucesso nos negócios. As técnicas de venda são decisivas para estruturar a comercialização de um produto ou serviço. No caso das vendas industriais, o cenário é mais complexo do que a negociação de bens de consumo.  Na

    Read more

  • Chatbot para petshop: organize seus atendimentos de maneira fácil

    O chatbot para petshop te ajuda a agilizar os atendimentos, além de otimizar a comunicação e satisfação dos clientes. Saiba como usar! Vamos começar com uma curiosidade super interessante? Hoje, existem em média 144 milhões de bichinhos de estimação aqui no Brasil – e nós somos o 4º país do mundo em quantidade de pets.

    Read more

  • Backlog de tickets: o que é, por que se atentar a essa métrica e como evitar?

    Se atentar ao backlog de tickets é essencial, já que essa métrica pode mostrar se clientes estão obtendo ou não o suporte que uma marca deveria garantir. Saiba mais a seguir! Quando um cliente entra em contato com o suporte de uma marca, ele espera ser atendido rapidamente e logo ter seu problema resolvido, correto?

    Read more

More content

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo

Navegação do site no rodapé

Mktzap

Plans

Segments

RetailE-commerceHealthcareInternet Service ProvidersFinancial ServicesSee all

Blog

Resources

Institutional

About UsNovo Caminho InstituteWork With Us

Conect with us!

LinkedinFacebookYoutubeInstagram

contato@gruponewway.com.br

Where we are

Bauru

Affonso José Aiello Avenue, 6-80 - Vila Aviação

+55 14 3204-1202

São Paulo

Paes Leme Street, 215 - Pinheiros

Go to Home

© 2022 New Way | Privacy Terms