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Marketing e Vendas

O que é SDR e como ele pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa

Quando alguém pergunta se seu negócio conta com uma equipe de SDR, o que você responde? Se ainda não sabe o que esses profissionais fazem, aqui vamos esclarecer suas funções e como impactam nas vendas da sua empresa.

New Way

24 Julho 2020

O que é um SDR?

O Sales Development Representative (SDR), também conhecido como pré-vendas, é o responsável por realizar a abordagem inicial com o potencial cliente e a qualificação dos leads por perfil.

Isto é, ele é a ponte entre o lead e o time comercial, focando não no fechamento das vendas, mas na entrega de um usuário que está pronto para se tornar consumidor.

É importante pensar que o tempo do seu vendedor é muito valioso, por esse motivo você vai precisar de uma equipe focada apenas na sua principal função: fechar negócios. 

Assim, imagine o tempo que seus vendedores já tiveram que perder com leads que não tinham qualquer interesse em adquirir o seu produto. Seja por curiosidade ou qualquer outro motivo.

Agora, pense quanto desperdício de trabalho poderia ser evitado se recebessem apenas pessoas realmente interessadas. Isto é, aquelas que já sabem que querem comprar o produto/serviço, mas que ainda falta um empurrãozinho.

Portanto, o SDR tem exatamente essa finalidade, passar o bastão para o vendedor com apenas leads qualificados, ou seja, que realmente sejam oportunidades de vendas.

Leia também: Soluções New Way – a conexão entre você e seu cliente

O que faz um SDR?

Além da qualificação dos leads que chegam através de Inbound Marketing, a prospecção é bem ativa dentro das atividades de um SDR. Por isso, o profissional deve estar atento aos mínimos detalhes do processo, ser curioso e analisar todas as informações do prospect.

Além do mais, conhecer e pesquisar o mercado do seu potencial cliente faz toda a diferença. Isso porque se atentando às dores e às necessidades reais, é possível criar uma abordagem mais assertiva e bem-sucedida. 

Outro ponto importante é que, além de conhecer bem o produto que está vendendo, o profissional PRECISA acreditar nele também. Quanto mais a fundo o SDR compreender os produtos de venda da empresa, melhor será a prospecção e qualificação dos leads. 

Portanto, acreditar no produto e serviço com que está trabalhando é a peça-chave para o sucesso e conquista dos prospects. Desse modo, o profissional passará segurança, gerando mais confiança e, consequentemente, mais vendas.

Gerar interesse também é uma responsabilidade do SDR , facilitando a passagem de bastão para o consultor comercial. Então saber o que falar no momento certo é essencial para que o lead chegue na fase de decisão com ainda mais certeza de sua escolha.

Enfim, quanto mais qualificado e “quente” o lead estiver, menor serão as chances dele não comparecer na reunião com o consultor de vendas. Saber motivar e aumentar o interesse do usuário é uma habilidade fundamental do profissional SDR. 

SDR e MKTZAP

Como o MKTZAP impacta na pré-venda?

O MKTZAP, nossa plataforma de relacionamento digital, pode contribuir muito para as atividades do profissional SDR. Pois é possível organizar e centralizar todos os atendimentos de leads em um só lugar – independente do canal de comunicação.

Ademais, com a possibilidade de integrações com softwares de marketing digital e de gestão, por exemplo, é possível acompanhar todas as etapas do funil de vendas.

Com isso, o MKTZAP se torna uma peça fundamental para que toda as peças da engrenagem – desde a atração até a conversão do lead em cliente – fiquem claras e interligadas.

Como o SDR pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa?

O SDR é responsável pelo primeiro contato do lead com a empresa, ou seja, umas das principais portas de entrada – e isso envolve muita responsabilidade.

Seu principal objetivo é entender as dores do lead e qualificá-lo da melhor maneira possível para direcioná-lo ao vendedor. E quanto melhor for a qualificação, mais assertiva a venda será.

Com a responsabilidade de análise completa dos leads, o SDR identifica oportunidade de valor para a empresa. Ele quem diz se o lead realmente possui perspectivas de venda ou não.

Por isso, o papel desse profissional é extremamente estratégico na entrega de grandes possibilidades de vendas e, consequentemente, na taxa de conversão.

A cada dia mais as empresas estão reconhecendo que ter um SDR na equipe faz toda a diferença, pois seu papel em fazer a ponte entre sua equipe de marketing e vendas é fundamental.

Agora que você sabe a importância de investir em uma equipe de pré-vendas, que tal organizar esses contatos no MKTZAP? Conheça mais nossa plataforma e garanta mais receita para sua empresa.

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