Autoatendimento: o que é, vantagens e como implementar

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Autoatendimento: o que é, vantagens e como implementar

Proporcionar para o cliente a possibilidade do autoatendimento pode ser um desafio dos bons. Fique por dentro de quais são as vantagens.

O que é autoatendimento?

Quando falamos em autoatendimento, já imaginamos o que o nome sugere por si só. Em um esquema de autoatendimento, o próprio cliente é capaz de “se atender”, sanar as próprias dúvidas e seguir um passo a passo para que consiga efetuar e finalizar suas compras sem a ajuda de terceiros.

Esse tipo de autoatendimento pode acontecer tanto no digital, quanto offline – e provavelmente você já foi até em supermercados em que existem caixas de autoatendimento, não é mesmo? Ou em ambiente online, em sites de lojas e outros canais. Por isso, ali é possível ver o catálogo de produtos, ficha técnica, sanar dúvidas e acompanhar passo a passo até chegar no momento de fechar a compra e pagar o boleto.

Quais são as vantagens?

As vantagens de implementar o autoatendimento em sua empresa são múltiplas. Dentre elas, nós podemos mencionar as seguintes:

Agilidade no atendimento

Neste esquema, o cliente faz o seu próprio atendimento da forma que prefere – e dentro do seu próprio ritmo. Por isso, ele mesmo dita as regras e não precisa ficar esperando até que apareça alguém da empresa para solucionar dúvidas ou finalizar procedimentos de compra para ele.

Maior satisfação do cliente

O tópico anterior impacta diretamente neste aqui. Se o cliente consegue “se atender” na hora que quer e na ocasião que prefere, as chances de que ele saia insatisfeito são bem menores, não é verdade?

Redução de custos

Se o cliente consegue passar por um autoatendimento, você não precisará disponibilizar em sua equipe funcionários voltados para esta atividade. Portanto, aqui existe uma redução significativa dos gastos com colaboradores.

Otimização do trabalho da equipe

Se os seus funcionários não precisarem correr para ajudar os clientes em seus processos de compra, eles podem ser remanejados para funções mais complexas, urgentes e que serão muito mais úteis para o dia a dia da empresa.

Como implementar o autoatendimento?

Para implementar o autoatendimento online, é preciso contar com uma variedade de canais pelos quais os seus clientes podem chegar até você – e realizar suas compras. Além disso, é interessante ter o apoio de chatbots. Os chatbots operam em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso, o seu cliente pode fazer suas compras no momento que preferir – pois o seu serviço sempre estará disponível.

Um chatbot atua de duas formas: com conversas pré-programadas (e mensagens automáticas bem definidas) ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial. Ademais, quando configurado com conversas pré-programadas, as mensagens seguem fluxos previamente elaborados.

No entanto, quando possuem uma Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores. Tanto por um, como por outro, o chatbot consegue orientar o cliente de maneira precisa através de conversas fluidas, assertivas e rápidas. Você pode configurar um chatbot para a sua empresa, de acordo com a necessidade do seu negócio. Para isso, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!

Mktzap, o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap para o seu negócio. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e Chat. 

Com esta solução de atendimento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que facilita o trabalho da sua equipe. 

Além disso, o Mktzap é ideal para todos os tipos de empresas, pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Não deixe seus clientes esperando! Entre em contato com um de nossos consultores e agende já sua demonstração.

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