Novas regras do WhatsApp: você sabe quais são?

Novas regras do WhatsApp: você sabe quais são?

10 março 2021

Recentemente, as novas regras do WhatsApp foram divulgadas de forma bem polêmica. Mas você sabe qual o impacto na usabilidade do aplicativo?

Em janeiro de 2021, o WhatsApp anunciou algumas mudanças em suas políticas de boas práticas. O comunicado não agradou os usuários do aplicativo, que é um dos utilizados no mundo. Afinal, só no Brasil são mais de 120 milhões de usuários e está presente em 99% dos smartphones.

A principal polêmica diz respeito a obrigatoriedade dos usuários a aceitarem as novas regras do WhatsApp. Caso contrário, não poderão utilizar o aplicativo.

Mas você sabe quais são e as consequências das novas regras do WhatsApp? Nesse texto, vamos te mostrar de forma simplificada!

Recomendamos a leitura:

Precisa do WhatsApp com vários atendentes? Nós temos a solução!

Quais são as novas regras do WhatsApp?

No início do ano, ao abrir o aplicativo, o WhatsApp exibia o seguinte comunicado:

Novas regras do WhatsApp
Reprodução: acervo pessoal/WhatsApp

Logo abaixo, informava que as regras começariam a valer no dia 08 de fevereiro. Portanto, os usuários precisavam dar o “aceite” até esta data para que continuassem utilizando o WhatsApp.

Da forma como foi feito, grande parte dos usuários entenderam que as conversas poderiam ser expostas ao Facebook e a empresas parceiras. Consequentemente, gerou insatisfação e migração de alguns para o Telegram e Signal.

Posteriormente, o WhatsApp divulgou que a data foi postergada para 15 de maio para que os usuários possam entender melhor as mudanças.

Mas, então, o que muda com as novas regras do WhatsApp?

A fim de combater a polêmica gerada, o WhatsApp investiu em conteúdos informativos. Por exemplo:

Novas Regras do WhatsApp
Reprodução: Divulgação/WhatsApp

Por isso, fizemos um compilado desses conteúdos para que você consiga entender a fundo. Vamos lá!

O primeiro ponto é entender que as conversas continuarão sendo criptografadas de ponta a ponta. O que significa que apenas o remetente e o destinatário possuem acesso ao conteúdo das mensagens. Ou seja, nem o próprio WhatsApp, como empresa, tem acesso aos seus dados.

Portanto, a principal diferença da nova política refere-se aos recursos comerciais. Isto é, ao realizar uma compra através do Instagram, WhatsApp ou Facebook, os anúncios nessas redes serão personalizados e interligados.

Sendo assim, as empresas em que as compras foram feitas, podem utilizar os dados compartilhados para ações de marketing.

Além disso, o WhatsApp garante que os usuários serão notificados quando entrarem em contato com negócios que utilizam o serviço de hospedagem do Facebook durante as vendas.

Por isso, para reforçar o conteúdo, além das publicações no site, o aplicativo também vai disponibilizar as novas regras de forma mais didática. Assim como o primeiro informativo.

E  você, o que achou das novas regras do WhatsApp? Acha que são válidas ou ainda está com um pé atrás?

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!