Meta SMART: o que é e como definir

Meta SMART: o que é e como definir

Com dificuldade de traçar os objetivos da sua empresa? Saiba o que é e como definir uma Meta SMART para o seu negócio.

Primeiramente, você já se viu trabalhando arduamente, mas os resultados desejados ainda parecem distantes? Às vezes, a questão não está na quantidade de horas investidas, mas na escolha dos objetivos. A definição correta de metas pode direcionar esforços para o lugar certo, aumentando as chances de sucesso.

Por isso, uma estratégia amplamente utilizada são as metas SMART, método que oferece uma maneira mais inteligente de determinar objetivos e que auxilia muito na comunicação integrada. Confira agora o que são as metas SMART e como defini-las.

O que é meta SMART?

De fato, uma meta SMART é aquela estabelecida com base em cinco critérios: Específica, Mensurável, Atribuível, Realista e Temporal. Indivíduos ou empresas aplicam este modelo para criar objetivos mais inteligentes.

Ademais, George T. Doran foi o primeiro a propor o tema em 1981 e, desde então, diferentes autores já o adaptaram. Assim, a definição da sigla SMART quer dizer:

  • S (Específica): Indica o que será alcançado e as ações necessárias para atingir o objetivo;
  • M (Mensurável): Exige indicadores para medir o progresso;
  • A (Atribuível): Determina quem será responsável pela meta;
  • R (Realista): Estabelece metas alcançáveis considerando os recursos disponíveis;
  • T (Temporal): Define um prazo para alcançar a meta.

E quais os benefícios de usar as metas SMART?

Assim, com os objetivos muito bem definidos, ao usar as metas SMART, é evidente que essa estratégia traga diversos benefícios. Confira as principais vantagens desse modelo.

  • Foco e Clareza: Metas bem definidas proporcionam direcionamento claro para todos os colaboradores;
  • Motivação e Engajamento: Objetivos tangíveis motivam equipes, aumentando o engajamento;
  • Avaliação de Desempenho: Facilita a avaliação contínua do progresso e desempenho;
  • Aprimoramento da Produtividade: Metas específicas reduzem a indecisão e aumentam a eficiência nas tarefas.

Como definir uma meta SMART?

Agora que você compreende as vantagens, veja como definir metas SMART na prática:

  • S (Específica): Seja claro sobre o que deseja alcançar, respondendo questões como por que a meta é importante e quem está envolvido;
  • M (Mensurável): Determine resultados quantitativos esperados e métricas para acompanhar o progresso;
  • A (Atribuível): Especifique quem será responsável pelo alcance da meta;
  • R (Realista): Certifique-se de que a meta seja desafiadora, mas alcançável, considerando os recursos disponíveis;
  • T (Temporal): Estabeleça um prazo final para criar um senso de urgência.

Assim, após entender mais sobre a definição, confira alguns exemplos de como traçar uma meta para o seu negócio. Vale destacar que a metodologia SMART se encaixa muito bem, para os times de marketing, vendas e também para RH.

Aumentar as vendas do Produto ABC em 15% até dezembro de 2023:

  • S (Específica): Aumentar as vendas do Produto ABC.
  • M (Mensurável): Vender 15% a mais em dezembro de 2023 em comparação com o mês anterior.
  • A (Atribuível): Equipe de vendas é responsável pela tarefa.
  • R (Realista): A empresa tem vendedores suficientes para alcançar o objetivo.
  • T (Temporal): Prazo final em dezembro de 2023.

Aumentar o número de colaboradores em 10% até janeiro de 2025:

  • S (Específica): aumentar o quadro de colaboradores.
  • M (Mensurável): contratar mais 10% de funcionários até janeiro de 2025.
  • A (Atribuível): Profissionais de RH são responsáveis.
  • R (Realista): A empresa tem equipe para fazer as contratações.
  • T (Temporal): Prazo final em janeiro de 2025.

E como acompanhar a meta SMART?

A principal forma de acompanhar as metas SMART é fazer reuniões periódicas para avaliar o desempenho da campanha. Lembre-se que esses objetivos foram definidos de forma que seja possível alcançá-las, por isso, fazer essa verificação constante ajuda a corrigir os processos durante o trabalho.

Além disso, se você não fizer nenhuma mensuração durante todo o trabalho e esperar apenas o final de todo o período estabelecido, é possível que a meta não seja batida.

Além disso, há algumas estratégias que podem ser utilizadas, como:

  • Feedbacks frequentes;
  • Reuniões periódicas;
  • Apresentação de resultados parciais;
  • Envolvimento frequente do time.

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Dessa forma, você poderá acompanhar e fazer com que as metas SMART sejam batidas. E para fazer esse acompanhamento, seja de colaboradores, de vendas ou de interações com os clientes, você pode contar com ferramentas, como o chatbot.

Com os bots, você pode automatizar esses contatos, agendar lembretes e acelerar os processos. Para isso, nada melhor do que contar com o Mktzap, solução da New Way.

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