Mensagens de cobrança pelo WhatsApp: exemplos e como fazer

Mensagens de cobrança pelo WhatsApp: exemplos e como fazer

Enviar mensagens de cobrança pelo WhatsApp ajuda a lembrar os clientes das datas de pagamento. Veja exemplos para fazer isso de uma forma agradável.

Quem nunca esqueceu de pagar uma conta, que atire a primeira pedra. Com a correria do dia a dia esse tipo de situação se tornou muito comum e, para as empresas, isso não é muito bom. Por isso, lembrar os clientes da data de pagamento pode reduzir esse tipo de problema. Então, confira alguns exemplos de mensagens de cobrança por WhatsApp e saiba como criá-las.

O que é mensagem de cobrança pelo WhatsApp?

Primeiramente, a mensagem de cobrança é um tipo de comunicado que você envia ao cliente, fornecedor ou parceiro, com o objetivo de avisar que algum pagamento já venceu ou vai vencer.

Além disso, esse recurso resolve questões com falta de pagamento. Nesse caso, você envia a cobrança e oferece uma opção para facilitar a quitação da dívida, como um desconto ou parcelamento.

Assim, esse tipo de mensagem pode ser enviada por e-mail, sms e aplicativos de mensagem, como é o caso do WhatsApp. Esse é, por sinal, a opção preferida dos brasileiros que o acessam quase diariamente. Sem contar que, com o WhatsApp Business, você ainda pode usufruir de vários recursos para deixar o contato mais fácil.

Leia mais: Como automatizar o WhatsApp Business

Benefícios de usar as mensagens de cobrança pelo WhatsApp

Utilizar as mensagens de cobrança vai trazer diversos benefícios, tanto para você, quanto para o cliente. Confira algumas dessas vantagens:

  • Redução da inadimplência;
  • Melhora a relação com o cliente;
  • Facilidade para realizar o pagamento.

Sem contar que, utilizando as ferramentas digitais, é muito mais fácil, prático e barato fazer esse tipo de cobrança.

Dicas para criar a sua mensagem de cobrança

Ademais, é importante utilizar mensagens de cobrança. Porém, é preciso ter muito cuidado para enviá-las de maneira que o cliente não se sinta ofendido. Confira algumas dicas:

  • Respeite o Código de Defesa do consumidor, que diz que “o consumidor inadimplente não pode ser submetido a nenhum tipo de constrangimento ou ameaça”;
  • Use um tom de acordo com o perfil da sua empresa, mas deixe claro que se trata de uma cobrança;
  • Ressalte sempre os benefícios de pagar em dia e se manter adimplente;
  • Em casos de atrasos, facilite a vida do cliente, envie uma forma fácil de acessar o boleto e realizar o pagamento;
  • Escolha um canal efetivo para que o cliente possa receber a mensagem e fazer o pagamento.

Com essas dicas, você vai ter muito mais facilidade para desenvolver os contatos e fazer uma cobrança eficiente e amigável.

Exemplos de mensagens de cobrança

Confira alguns modelos de mensagens de cobrança que você pode utilizar para se inspirar e construir as da sua empresa.

Mensagem de cobrança por WhatsApp avisando o vencimento

“Oi, tudo bem?

O dia do vencimento da sua fatura está próximo, será no dia xx de xx.

O valor do seu boleto é R$ xx,xx e pode ser pago pelo código de barras.

Qualquer dúvida com o seu pagamento, pode entrar em contato com o nosso time”.

Mensagem de cobrança por WhatsApp após o vencimento

“Oi, tudo bem?

Sabemos que na correria do dia a dia, podemos esquecer de algumas coisas.

Vimos que a sua fatura deste mês ainda não foi paga.

Por isso, enviamos o seu boleto no valor de R$ xx,xx, que pode ser pago pelo código de barras abaixo.

Qualquer dúvida com o seu pagamento, pode entrar em contato com o nosso time”.

Assim, usando esses dois exemplos, você pode construir ótimas mensagens e fazer uma cobrança amistosa com os clientes. Além disso, o processo pode ser mais simples se forem utilizadas algumas ferramentas como é o caso do dos chatbots.

Esse recurso interage com o cliente, de acordo com as configurações que você desenvolveu, e aprimora os contatos com a inteligência artificial. E para que você consiga aproveitar bem todas as facilidades do bot, pode contar com uma empresa especializada no assunto, como a New Way!

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