Mapa de empatia: o que é, para que serve e como criar um

Mapa de empatia: o que é, para que serve e como criar um

Saber exatamente como é o dia a dia do seu cliente, o que ele faz, com quem interage e quais pensamentos passam pela sua cabeça pode ser uma estratégia bastante eficaz

. Entenda como funciona.

Você já ouviu falar em mapa da empatia? Essa ferramenta é uma opção para entender as prioridades do seu cliente.

Uma das maiores dificuldades das empresas é conhecer seu público. Assim, o mapa da empatia é um recurso que ajuda a empresa a realizar as campanhas certas. Além de criar os produtos mais alinhados às necessidades dos clientes e aumentar as vendas.

O significado de empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ademais, compreendendo seus sentimentos e reações, imaginando-se nas mesmas circunstâncias e contexto.

Ao colocar a empatia em prática, é possível melhorar a relação com os clientes, entendendo, de fato, quais são as suas dores e necessidades. Sendo possível oferecer o seu produto ou serviço da melhor forma possível.

O que é o mapa da empatia

Já imaginou saber exatamente como é o dia a dia do seu cliente, o que ele faz, com quem interage e quais pensamentos passam pela sua cabeça? Por isso, o mapa da empatia, ferramenta desenvolvida pela consultoria internacional de design thinking — Xplane, pode ser uma excelente estratégia.

Ela é uma funcionalidade visual e de gestão que permite conhecer o cliente de um negócio por meio de um diagrama que estabelece perguntas e tópicos sobre diferentes áreas da vida da persona.

Primeiramente, a ferramenta tem uma formatação com perguntas específicas, mas o modelo pode ser construído tanto no computador como em uma lousa com post-its. Desse modo, o recurso ajuda no levantamento de hipóteses sobre o público selecionado, identificando a realidade do consumidor.

Ou seja, o gráfico centraliza a persona e ao redor é preciso responder algumas perguntas. O objetivo é aprofundar-se ao máximo na compreensão desse público, a fim de entender melhor o que influencia sua decisão de compra ou sua experiência utilizando o produto ou serviço.

Como criar um Mapa da Empatia

Para desenvolvê-lo, faça essas perguntas no mapa da empatia:

  • Com quem estamos sendo empáticos?
  • Do que ele/ela precisa para fazer melhor o seu trabalho?
  • Quais aspectos observa?
  • O que ele/ela fala?
  • Como e o que faz?
  • O que escuta?
  • Quais são seus pensamentos, sentimentos, dores e desejos?

Assim, vale ressaltar que o mapa da empatia não deve ser confundido com a criação da persona. Por isso, elabore-o somente quando as personas estiverem bem definidas, proporcionando uma análise mais aprofundada do perfil de cliente ideal.

Por que sua empresa deve usar essa ferramenta?

Criar um mapa da empatia é importante, pois essa ferramenta ajuda todos os setores, não apenas o marketing a entender melhor o cliente. Assim, utilize os insights retirados desta análise para a criação de campanhas, melhoria no desenvolvimento de produtos ou serviços e nos scripts da equipe de atendimento/customer success.

Este mapa permite também a aproximação com o público, sendo possível segmentar cada vez mais a estratégia de uma marca. Ademais, outro benefício é que é um recurso de baixo custo, sendo possível ser criado internamente ou por uma agência de marketing.

Para cria-lo, é importante ter acesso a dados confiáveis, como entrevistas, pesquisas e outras informações de uso do produto ou serviço. Dessa forma, sem essas informações prévias tudo que será montado será apenas especulação.

Inicialmente, na hora de criar o mapa da sua empresa, converse com as pessoas envolvidas em todos os processos, desde quem desenvolve o produto, passando pelo time de vendas e atendimento. Sendo assim possível entender toda a jornada do seu cliente e seus hábitos.

Então, gostou das dicas do conteúdo? Já conhecia essa ferramenta de marketing? Deixe o seu comentário no post.

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