Black Friday e Inteligência Artificial: qual o impacto?

Black Friday e Inteligência Artificial: qual o impacto?

Conheça mais sobre a relação Black Friday e inteligência artificial, e saiba qual o impacto do uso dessa tecnologia em uma das datas mais esperadas do ano.

A Black Friday é um evento que se tornou um dos mais esperados no calendário de compras do mundo todo. E, a cada ano, as empresas buscam formas de melhorar suas vendas com o uso de tecnologias. Por isso, confira mais sobre a Black Friday e a inteligência artificial, e qual o impacto dessa união para o evento de 2023.

Black Friday 2023: o que esperar?

A Black Friday é um evento comercial muito aguardado em todo o mundo, marcado por descontos e promoções em uma variedade de produtos e serviços. Essa data surgiu nos Estados Unidos e ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, ou seja, dia 24 de novembro de 2023, após o feriado de Ação de Graças norte-americano. 

Esse evento, além de marcar o início da temporada de compras natalinas, tornou-se sinônimo de grandes oportunidades de economia para os consumidores ávidos por descontos. Por isso, desde sua chegada ao Brasil, mais pessoas estão fazendo pesquisas e se interessando pela data.

E, por esse motivo, é importante que a sua empresa esteja atenta a todas as novidades para a Black Friday 2023. Mais recentemente, o uso da inteligência artificial tem sido um fator bastante comum entre as empresas.

Inteligência Artificial nas Vendas Online

A inteligência artificial (IA) está transformando profundamente o comércio eletrônico e a forma como as empresas interagem com os clientes durante a Black Friday e em todas as outras épocas do ano. Vejamos como a IA está tendo um impacto positivo nas vendas online:

  • Preço dinâmico: uma das aplicações mais notáveis da IA é a capacidade de ajustar os preços em tempo real. Os varejistas podem monitorar a demanda e a concorrência e adaptar os preços de acordo com a situação. Isso significa que os consumidores podem se beneficiar de preços mais baixos, ao passo que as empresas otimizam suas margens de lucro;
  • Personalização de Conteúdo: a IA é usada para personalizar a experiência de compra dos clientes. Com base no histórico de compras e nas preferências, os algoritmos podem recomendar produtos que são mais relevantes para cada cliente, aumentando a probabilidade de compra;
  • Recomendação de Produtos: os sistemas de recomendação alimentados por IA desempenham um papel fundamental na Black Friday. Ao analisar o comportamento passado dos compradores e os produtos visualizados, esses sistemas sugerem produtos que são altamente relevantes para o cliente, impulsionando as vendas cruzadas e aumentando o valor do carrinho médio.

Chatbots: inteligência artificial e Black Friday

Além das funções citadas anteriormente, a inteligência artificial pode ser usada durante a Black Friday com os chatbots. Esses programas estão em alta, já que simulam conversas humanas. Assim, eles desempenham um papel fundamental na otimização do atendimento ao cliente, na automação de tarefas repetitivas e na gestão de picos de demanda. Aqui está como os chatbots podem impactar a Black Friday:

  • Atendimento rápido e eficiente: durante a Black Friday, os volumes de consultas e solicitações podem aumentar significativamente. Os chatbots podem fornecer respostas instantâneas, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso garante que os clientes obtenham assistência rapidamente, independentemente do horário, o que pode aumentar as taxas de conversão;
  • Respostas Personalizadas: os chatbots podem ser treinados para compreender as necessidades e intenções dos clientes. Assim, eles fornecem recomendações de produtos personalizadas, respondem a perguntas específicas e guiam os compradores por todo o processo;
  • Gestão de Demanda: durante datas como a Black Friday, a demanda por atendimento ao cliente pode ser esmagadora. Os chatbots aliviam a pressão da equipe humana, lidando com consultas simples e direcionando casos mais complexos para os agentes humanos;
  • Automatização de Campanhas: além do atendimento ao cliente, os chatbots também podem ser usados para campanhas de marketing. Eles podem enviar mensagens promocionais, atualizações sobre produtos em oferta e muito mais, mantendo os clientes envolvidos durante a Black Friday.

Dessa forma a união entre inteligência artificial e Black Friday tem tudo para ser um grande sucesso, pois vai contribuir de forma considerável para as suas vendas. Por isso, nada melhor do que usar as IA de chatbot com uma empresa especializada, como a New Way!

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