Dia do Vendedor 2023: quando é, origem e como comemorar com seu time
Entenda a origem da data que comemora e reconhece o trabalho dos profissionais de vendas e veja dicas para celebrar o Dia do Vendedor na sua empresa
Um dos pilares para o sucesso de uma empresa são suas pessoas, os profissionais que se dedicam todos os dias para fazerem aquele negócio acontecer e progredir. Por isso mesmo, celebrar o papel de cada segmento dentro de uma empresa é essencial para trabalhar a motivação e a felicidade do time, e com base nisso é recomendado se preparar para o Dia do Vendedor em 2023.
Afinal, sem dedicação humana, nada prospera plenamente. Nem mesmo em épocas digitais como a que vivemos. Uma equipe de vendas motivada não apenas trabalha mais feliz como garante mais resultados à empresa, por isso ações de incentivo precisam acontecer com frequência, mas especialmente em datas comemorativas como essa.
E acredite: dá para celebrar o Dia do Vendedor sem cair em clichês corporativos. Pensando nisso, preparamos aqui sugestões de ações que podem ajudar na motivação e na felicidade dos profissionais do time de vendas. Vamos lá?
O que é o Dia do Vendedor?
Data comemorativa instaurada no Brasil desde 1937, o Dia do Vendedor é o momento ideal para incorporar boas ações e motivar equipes de vendedores dentro das empresas. A data não é considerada feriado, mas sim uma oportunidade para negócios homenagearem e celebrarem internamente seus profissionais do time de vendas.
É importante que empresas comemorem datas como esta pensando na melhora do ambiente de trabalho. Ações que homenageiam e celebram profissionais acabam promovendo mais interação e bem-estar entre todos, o que acaba demonstrando o cuidado que aquele negócio tem com seus colaboradores.
Além disso, celebrar o Dia do Vendedor também é reconhecer a sua equipe e prezar pela sua felicidade. Assim, os vendedores podem se dedicar mais e melhor ao seu trabalho e até mesmo aumentar sua produtividade. Incrível, não?
Qual a origem do Dia do Vendedor?
O Dia do Vendedor foi instaurado após uma reunião entre os países participantes do 1º Congresso Pan-Americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, que aconteceu em 1937.
A decisão de criar a data no evento envolveu países como Brasil, Argentina, México e Uruguai, que decidiram em conjunto escolher um dia para celebrar os profissionais responsáveis pelo sucesso de vendas das empresas.
Quando é o Dia do Vendedor?
O Dia do Vendedor é comemorado todo dia 1º de outubro, e visa integrar equipes comerciais e promover ações de reconhecimento para profissionais de vendas dentro das empresas.
Como comemorar o Dia do Vendedor?
Ao pensar em como homenagear e celebrar profissionais, é muito comum empresas acabarem caindo em clichês. Happy hours, integrações corporativas… Não desmerecendo esses clichês, que sempre são válidos, no entanto existem formas muito criativas e motivadoras de celebrar a presença de profissionais sem optar pelo óbvio.
Algumas ações de integração podem tirar os profissionais da rotina e já garantir momentos especiais entre colegas de equipe, e ainda existem opções de presentes e bonificações que dão aquele up da motivação de uma forma super especial.
Tanto digitalmente (para times que trabalham em home office) quanto presencialmente, separamos opções interessantes para empresas considerarem como comemorar o Dia do Vendedor. Olha só:
Treinamentos e capacitações profissionais
Para um profissional, nada mais motivador do que ser reconhecido pelo seu trabalho junto a um investimento para se capacitar ainda mais. Dessa forma, uma empresa custear cursos e workshops profissionalizantes pode engajar o time a desenvolver habilidades importantes para executar seu trabalho.
Mais conhecimento gera mais motivação, que gera mais resultados e aumento de produtividade. Investimento em educação é uma reação em cadeia, sempre!
Procure uma parceria com empresas de cursos, considere uma boa palestra para levar a equipe de vendas ou indique workshops especiais que podem ajudar vendedores a se especializarem ainda mais.
Day off, por que não?
Quem não ama um bom dia de folga? Descansar também é motivador, e a maioria dos profissionais agradece por um bom momento para relaxar em meio à correria do dia a dia. Especialmente se for oferecido como um presente por sua dedicação à empresa no Dia do Vendedor.
Presentes especiais
Outra sugestão bastante interessante é pensar em presentes físicos aos colaboradores. Antes de pensar em produzir brindes personalizados, pense em quais itens podem ajudar os profissionais da sua empresa a trabalharem melhor e se sentirem acolhidos.
Presentes especiais personalizados da empresa podem também trabalhar na sensação de pertencimento que a equipe tem em relação ao seu local de trabalho.
Considere também quando pode ser melhor oferecê-los ao time. Durante o onboarding, talvez? E em dias comemorativos como o Dia do Vendedor, com certeza.
Aqui algumas sugestões de presentes para considerar investir:
- Mochilas ou malas de viagens com vários compartimentos;
- Canecas térmicas personalizadas;
- Kits de escritório ou de home office (com suporte para computador, mouse pad, apoio para pés);
- Fones de ouvido e microfone de boa qualidade;
- Kits com guloseimas acompanhado de brindes personalizados da empresa.
Serviços de bem-estar
Ainda pensando em presentes para o Dia do Vendedor, por que não pensar na saúde e na qualidade de vida dos colaboradores? Especialmente o time de vendas, que trabalha em constante pressão para atingir metas e resultados, é preciso descomprimir e relaxar. Por isso, presentear sua equipe de vendedores com vouchers que oferecem serviços de bem-estar pode ser uma ótima opção!
Algumas empresas oferecem esse serviço e permitem os beneficiados a escolher opções muito interessantes como:
- Cabeleireiro, manicure e pedicure;
- Spa relaxante;
- Massagens;
- Avaliações nutricionais;
- Nutricionista;
- Acupuntura;
- Alongamento e ioga.
E quem não gostaria de poder tirar um momento para si e aproveitar para relaxar da forma que preferir? Vale o investimento!
Mas antes de tudo, ofereça boas ferramentas de trabalho à equipe de vendas
De nada adianta um alto investimento em comemorações para o Dia do Vendedor se a empresa não garante ferramentas de qualidade para colaboradores executarem seu trabalho no dia a dia, não é mesmo? Isso inclui computadores e ferramentas de trabalho, mas também softwares especializados no serviço que cada time precisa executar.
O time de vendas, por exemplo, precisa de uma ferramenta de CRM bem estruturada e que centralize todas as informações dos leads e clientes. Assim, é possível facilitar suas rotinas e deixar a prospecção de clientes ainda mais ágil, fluida e eficaz.
Pensando assim, o maior dos investimentos nos vendedores da sua empresa precisa ser em tecnologia, pensando em soluções que unifiquem ferramentas de comunicação, prospecção ativa, funil de vendas e banco de dados em uma só plataforma.
E foi com base nisso que a New Way desenvolveu o Mktzap, uma solução digital especializada em CRM que oferece chatbots e automatização de fluxos, tudo integrado a múltiplos canais de atendimento e que conta com todas as informações de clientes em um só painel.
É uma ferramenta eficiente e moderna, ideal para o time de vendas organizar e otimizar seus processos. Além disso, vale ressaltar que o Mktzap utiliza Inteligência Artificial para otimizar abordagens e criar diálogos mais fluidos e humanizados, ajudando assim na conversão de vendas para a equipe.
Se interessou? Então agenda já um bate-papo com o time Mktzap para se surpreender ainda mais!
Gostou? Então, leia também:
Recommended reading
Dia do Cliente: saiba quando é e como aproveitar a data
O Dia do Cliente é comemorado em uma data relativamente nova, mas já surpreende nos resultados em vendas. Fique por dentro da comemoração! O que é e origem da data A data surgiu em 2003 no Rio Grande do Sul – a partir da ideia de um especialista em marketing e em recursos humanos, o