Como criar um chatbot que converta visitantes em clientes

Como criar um chatbot que converta visitantes em clientes

Confira como ter o próprio chatbot inteligente em 5 passos – incluindo com quais objetivos, com base em quais informações e para quais públicos ele irá atuar

Já falamos aqui no blog da New Way sobre a importância dos chatbots como ferramenta de relacionamento com o cliente e por que essa tendência não para de crescer. Que tal falarmos um pouco sobre a parte mais prática? Ou seja: como criar um robô inteligente capaz de gerar novos negócios para a sua empresa?

Saiba que essa é uma escolha inteligente feita por um número cada vez maior de empresas mundo afora, não importa o porte ou o segmento de atuação. Até o fim de 2020, 85% das interações entre empresas e clientes serão feitas via chatbots, segundo o Gartner. Essa tendência já foi apontada nesse e-book que traz um panorama do atendimento ao cliente.

Antes de implantar os chatbots como parte de uma plataforma de relacionamento digital, é importante levar alguns fatores em consideração. As melhores ferramentas são construídas de forma personalizada, com recursos de inteligência de dados e de acordo com as características do seu negócio e as necessidades dos seus clientes.

Por isso, se a meta é gerar conversão, é necessário ter em mente com quais objetivos, com base em quais informações e para quais públicos o chatbot irá atuar. Você vai ler sobre:

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  • 5 passos para implantar um chatbot que ajude o seu negócio a gerar resultados
  • Por que chatbots precisam ter recursos como inteligência de dados e integração
  • Como machine learning e cloud computing otimizam os chatbots de forma contínua

1. Definição do escopo

A primeira etapa é delinear as características, os canais abrangidos e as funções do chatbot. Um checklist básico pode ajudar nessa tarefa:

  • Em quais plataformas será implantado (WhatsApp, Messenger, SMS, site etc.)?
  • Qual é o perfil do público atendido?
  • Qual é o objetivo dentro da sua estrutura de atendimento?
  • Quais funções terá ao longo da jornada do seu cliente?

2. Curadoria de conversas

Sabendo bem os parâmetros iniciais que irão nortear a construção do chatbot, o passo seguinte é escrever as perguntas e respostas que farão parte das conversas a serem gerenciadas de forma automatizada.

Aqui vale pensar na jornada do consumidor que costuma ser feita entre a procura e a contratação de algum item do seu portfólio. Assim, olhando para cada etapa por onde o seu cliente navega, é possível identificar de forma mais assertiva quais são as informações que os chatbots poderão ser solicitados a oferecer.

Outra dica é separar blocos de perguntas e informações por assunto. Sempre há dúvidas sobre as características técnicas de um produto; versões, planos ou pacotes disponíveis; preço e condições de pagamento; e custo do frete e prazo de entrega, entre outros dados.

No caso dos chatbots inteligentes, dotados de recursos de machine learning e armazenamento em nuvem, esse processamento de dados serve como base para que a própria ferramenta amplie o volume de informações que é capaz de prestar aos clientes. Um aprendizado que é adquirido de forma contínua, com base em cada interação.

3. Seleção da plataforma

Há diversas plataformas disponíveis no mercado que possibilitam criar chatbots de acordo com o perfil do seu negócio. O Facebook Messenger, por exemplo, oferece um tutorial de como criar o seu robô – embora exija conhecimentos em programação e design.

Para fazer essa escolha, é muito importante levar em conta os recursos de automação, a integração com outras plataformas e aplicativos (como o próprio Messenger e o WhatsApp Business), o design da ferramenta e o volume de conversas que ela precisará gerenciar.

A New Way desenvolve projetos customizados de chatbots inteligentes – desde a concepção, planejamento e desenvolvimento até a implantação do projeto. A companhia ainda oferece curadoria e melhoria contínua para que o atendimento da sua empresa evolua de verdade e atinja os resultados esperados.

Confira algumas vantagens do chatbot da New Way:
  • Chatbots disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana.
  • Interagem por meio dos canais escolhidos pelos clientes, não importa quais eles sejam – chat online do próprio website, WhatsApp, Messenger, SMS e tantos outros.
  • Realizam atendimentos simultâneos, sem pausas ou interrupções.
  • Podem contar com o avanço de robôs dotados de inteligência de dados, que evoluem e se aperfeiçoam junto com o seu negócio e ainda ajudam a tornar as interações ainda mais personalizadas e humanizadas.
  • Integração com o MKTZAP e outras ferramentas de gestão (CRMs e ERPs).

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4. Implantação e teste

Aproveite a pré-visualização (ou preview) que costuma ser oferecido pela ferramenta contratada para testar, na prática, se ela realmente está respondendo bem às necessidades do seu negócio e às demandas dos seus clientes. 

Muitas vezes é possível configurar e testar o chatbot de forma remota e em tempo real, a cada etapa do desenvolvimento. Uma vantagem importante para eliminar o risco de erros na ferramenta e nas mensagens a serem trocadas com o seu público.

É importante evitar que o chabot seja lançado sem grandes falhas e acabe causando uma impressão ruim entre os consumidores logo após a implantação.

5. Lançamento e melhoria contínua

Com tudo pronto e devidamente testado, é importante que os seus clientes saibam que eles agora contam com uma alternativa nova e avançada para buscar atendimento. 

Faça barulho nas redes sociais e aproveite para detalhar as vantagens do seu chatbot, incluindo por quais canais os clientes poderão dialogar com a plataforma. Peça para eles testarem a ferramenta com o envio de um WhatsApp ou de uma mensagem no chat online.

Vale lembrar que a atenção com o chatbot não termina com o lançamento. Para manter os clientes satisfeitos e bem atendidos, é necessário otimizar continuamente o desempenho do robô inteligente conforme aconteçam as interações e feedbacks.

Acesse agora o site da New Way e saiba mais sobre os chatbots customizados. Não deixe de conhecer soluções que já ajudam centenas de empresas a automatizar o relacionamento com o cliente.

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