Confira como ter o próprio chatbot inteligente em 5 passos – incluindo com quais objetivos, com base em quais informações e para quais públicos ele irá atuar
Já falamos aqui no blog da New Way sobre a importância dos chatbots como ferramenta de relacionamento com o cliente e por que essa tendência não para de crescer. Que tal falarmos um pouco sobre a parte mais prática? Ou seja: como criar um robô inteligente capaz de gerar novos negócios para a sua empresa?
Saiba que essa é uma escolha inteligente feita por um número cada vez maior de empresas mundo afora, não importa o porte ou o segmento de atuação. Até o fim de 2020, 85% das interações entre empresas e clientes serão feitas via chatbots, segundo o Gartner. Essa tendência já foi apontada nesse e-book que traz um panorama do atendimento ao cliente.
Antes de implantar os chatbots como parte de uma plataforma de relacionamento digital, é importante levar alguns fatores em consideração. As melhores ferramentas são construídas de forma personalizada, com recursos de inteligência de dados e de acordo com as características do seu negócio e as necessidades dos seus clientes.
Por isso, se a meta é gerar conversão, é necessário ter em mente com quais objetivos, com base em quais informações e para quais públicos o chatbot irá atuar. Você vai ler sobre:

- 5 passos para implantar um chatbot que ajude o seu negócio a gerar resultados
- Por que chatbots precisam ter recursos como inteligência de dados e integração
- Como machine learning e cloud computing otimizam os chatbots de forma contínua
1. Definição do escopo
A primeira etapa é delinear as características, os canais abrangidos e as funções do chatbot. Um checklist básico pode ajudar nessa tarefa:
- Em quais plataformas será implantado (WhatsApp, Messenger, SMS, site etc.)?
- Qual é o perfil do público atendido?
- Qual é o objetivo dentro da sua estrutura de atendimento?
- Quais funções terá ao longo da jornada do seu cliente?
2. Curadoria de conversas
Sabendo bem os parâmetros iniciais que irão nortear a construção do chatbot, o passo seguinte é escrever as perguntas e respostas que farão parte das conversas a serem gerenciadas de forma automatizada.
Aqui vale pensar na jornada do consumidor que costuma ser feita entre a procura e a contratação de algum item do seu portfólio. Assim, olhando para cada etapa por onde o seu cliente navega, é possível identificar de forma mais assertiva quais são as informações que os chatbots poderão ser solicitados a oferecer.
Outra dica é separar blocos de perguntas e informações por assunto. Sempre há dúvidas sobre as características técnicas de um produto; versões, planos ou pacotes disponíveis; preço e condições de pagamento; e custo do frete e prazo de entrega, entre outros dados.
No caso dos chatbots inteligentes, dotados de recursos de machine learning e armazenamento em nuvem, esse processamento de dados serve como base para que a própria ferramenta amplie o volume de informações que é capaz de prestar aos clientes. Um aprendizado que é adquirido de forma contínua, com base em cada interação.
3. Seleção da plataforma
Há diversas plataformas disponíveis no mercado que possibilitam criar chatbots de acordo com o perfil do seu negócio. O Facebook Messenger, por exemplo, oferece um tutorial de como criar o seu robô – embora exija conhecimentos em programação e design.
Para fazer essa escolha, é muito importante levar em conta os recursos de automação, a integração com outras plataformas e aplicativos (como o próprio Messenger e o WhatsApp Business), o design da ferramenta e o volume de conversas que ela precisará gerenciar.
A New Way desenvolve projetos customizados de chatbots inteligentes – desde a concepção, planejamento e desenvolvimento até a implantação do projeto. A companhia ainda oferece curadoria e melhoria contínua para que o atendimento da sua empresa evolua de verdade e atinja os resultados esperados.
Confira algumas vantagens do chatbot da New Way:
- Chatbots disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana.
- Interagem por meio dos canais escolhidos pelos clientes, não importa quais eles sejam – chat online do próprio website, WhatsApp, Messenger, SMS e tantos outros.
- Realizam atendimentos simultâneos, sem pausas ou interrupções.
- Podem contar com o avanço de robôs dotados de inteligência de dados, que evoluem e se aperfeiçoam junto com o seu negócio e ainda ajudam a tornar as interações ainda mais personalizadas e humanizadas.
- Integração com o MKTZAP e outras ferramentas de gestão (CRMs e ERPs).

4. Implantação e teste
Aproveite a pré-visualização (ou preview) que costuma ser oferecido pela ferramenta contratada para testar, na prática, se ela realmente está respondendo bem às necessidades do seu negócio e às demandas dos seus clientes.
Muitas vezes é possível configurar e testar o chatbot de forma remota e em tempo real, a cada etapa do desenvolvimento. Uma vantagem importante para eliminar o risco de erros na ferramenta e nas mensagens a serem trocadas com o seu público.
É importante evitar que o chabot seja lançado sem grandes falhas e acabe causando uma impressão ruim entre os consumidores logo após a implantação.
5. Lançamento e melhoria contínua
Com tudo pronto e devidamente testado, é importante que os seus clientes saibam que eles agora contam com uma alternativa nova e avançada para buscar atendimento.
Faça barulho nas redes sociais e aproveite para detalhar as vantagens do seu chatbot, incluindo por quais canais os clientes poderão dialogar com a plataforma. Peça para eles testarem a ferramenta com o envio de um WhatsApp ou de uma mensagem no chat online.
Vale lembrar que a atenção com o chatbot não termina com o lançamento. Para manter os clientes satisfeitos e bem atendidos, é necessário otimizar continuamente o desempenho do robô inteligente conforme aconteçam as interações e feedbacks.
Acesse agora o site da New Way e saiba mais sobre os chatbots customizados. Não deixe de conhecer soluções que já ajudam centenas de empresas a automatizar o relacionamento com o cliente.
Recommended reading
Chatbots se tornam acessíveis e adaptáveis para qualquer negócio
Sabia que automatizar o atendimento não é um luxo só para grandes empresas? Saiba como os chatbots podem beneficiar até mesmo os pequenos e médios negócios.
Assistentes virtuais já são realidade e empresas investem por maior interatividade
As soluções de interação digital — em especial as assistentes virtuais com aplicação de chatbots e inteligência artificial — já são realidade na comunicação entre empresas e clientes