Chatbots se tornam acessíveis e adaptáveis para qualquer negócio
Automatizar o atendimento não é um luxo só para grandes empresas. Saiba como os chatbots podem beneficiar até mesmo os pequenos e médios negócios
Todos sabem que os chatbots estão entre as maiores inovações tecnológicas dos últimos anos na área de relacionamento com o cliente. E também que eles podem ser grandes aliados para os negócios. Mais que isso: ajudam a tornar uma experiência de compra mais confortável e customizada. Então por que tantos benefícios não poderiam ser aproveitados na prática por todos?
Apesar da unanimidade em torno dessas vantagens, muitos ainda pensam que os chatbots podem ser algo ‘caro’ e distante da realidade do seu pequeno ou médio negócio. Mas será que esse cenário é mesmo real?
A preocupação com o investimento e a aplicabilidade dos chatbots é compreensível, mas cada vez mais desnecessária. Sim, porque os bots inteligentes estão se tornando mais acessíveis e adaptáveis inclusive para pequenas e médias empresas.
O mercado já conta hoje com plataformas de mensagens que colocam seus ecossistemas à disposição para que qualquer um possa criar uma experiência digital totalmente baseada na conversação com seus clientes.
São soluções que valem o investimento e funcionam bem para empreendimentos de qualquer porte – especialmente se a equipe for enxuta.
Listamos abaixo alguns fatores importantes que podem convencer pequenos e médios empreendedores a darem uma chance para os chatbots.
Libere sua equipe para outras atividades
Imagine só o tamanho do suporte que um chatbot pode oferecer ao assumir o papel de interagir diretamente com os clientes, esclarecendo dúvidas recorrentes e prestando informações específicas. Muito prático e eficiente, certo? Pois saiba que isto já é realidade.
Com todo esse tempo precioso economizado, os poucos colaboradores que integram a equipe de um pequeno ou médio negócio poderão se concentrar em outras atividades que certamente aumentarão a produtividade de qualquer empresa.
Então não restam mais dúvidas. Chegou o momento de abraçar de vez os chatbots e concentrar a energia da equipe onde a atuação humana é realmente indispensável.
Uma tendência sem volta – inclusive para a concorrência
Os consumidores já estão acostumados a interagir com máquinas há algum tempo – mesmo quando uma interação digital não é tão clara aos olhos de quem a utiliza, tamanha a naturalidade da conversa. É quase uma unanimidade que esse fenômeno está longe de ser algo passageiro.
Sim, os chatbots vieram para ficar e centenas de empresas de diversos segmentos estão dedicando tempo e investimento nesses recursos, com o objetivo de aprimorar o atendimento e garantir a satisfação dos clientes. Não fique para trás: é provável que alguns concorrentes já estejam alguns passos adiante nessa empreitada.
Os chatbots estão prontos para apoiar o seu negócio
Para implantar os bots inteligentes, nenhum empreendedor precisa se preocupar em abrir mão de sua atual infraestrutura de tecnologia – e bem mesmo investir em algo totalmente novo.
Isto porque o desenvolvimento de chatbots personalizados permite integrar a solução a praticamente qualquer sistema de gestão ou base de dados – o que é fundamental para que o atendimento virtual interaja com o cliente de forma assertiva.
É essa integração que permite ao robô ‘aprender’ detalhes como preço, estoque e características específicas de cada produto ou serviço vendido.
Então não importa o porte ou o segmento do seu negócio. Sempre haverá uma ferramenta virtual de interação que poderá se encaixar às suas características e necessidades – e sem perder nenhum investimento realizado anteriormente.
O jeito e a hora certa de falar com o cliente
Você sabia que os apps de mensagens já ultrapassaram as redes sociais em número de usuários ativos a cada mês?
Essa virada aconteceu no primeiro semestre de 2015 e hoje são mais de 3 bilhões de pessoas que se comunicam usando aplicativos como WhatsApp, Telegram ou Facebook Messenger, de acordo com dados do Business Insider Intelligence.
Se você continua usando apenas as redes sociais para se comunicar de forma manual e individual com cada cliente, além de empregar o tempo e a dedicação de uma pessoa para essa atividade, talvez seja o caso de se perguntar:
(1) se os consumidores realmente estão usando esses canais prioritariamente para dialogar com empresas e marcas; e (2) se toda a demanda por dúvidas e informações está mesmo sendo atendida num prazo razoável.
A boa notícia é que os chatbots agregam mais inteligência para essas conversas. Eles podem ser configurados para interagir com diversos clientes de forma personalizado e em diferentes canais – sejam eles apps de mensagens ou redes sociais.
Pequenos empreendedores podem adotar bots inteligentes sem gastar muito e sem precisar ‘adivinhar’ o canal mais adequado para manter esse diálogo. Desta forma, garantir que todos os consumidores receberão a atenção que eles exigem deixa de ser um desejo distante e restrito apenas aos grandes negócios.
Parece apenas detalhes, mas que fazem muita diferença para tornar seu atendimento estratégico e inteligente.
De nada adianta ter ótimas ações de relacionamento se seus canais de atendimento ao cliente não são eficazes.
Recommended reading
Chatbot: o que é, para que serve e como criar um
O uso de um chatbot pode ser uma mão na roda para o dia a dia do seu negócio. Entenda como funciona, quais as vantagens e como implementar. O que é um chatbot? Um chatbot é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas