Chatbot para telecom: quais as vantagens e como criar
Conheça todos os benefícios de usar um chatbot para telecom para melhorar o seu atendimento e conquistar mais clientes.
As novas tecnologias já estão sendo utilizadas pelos mais diferentes tipos de empresas, como é o caso das companhias que trabalham com telecomunicações, como provedores de internet, telefonia fixa ou móvel. Para melhorar o atendimento e conquistar mais clientes, confira como usar e qual a importância do chatbot para telecom.
O que é um chatbot?
Para conhecer melhor sobre essa ferramenta, é importante saber, antes de tudo, o que é um chatbot. Basicamente, é um software utilizado para gerenciar as conversas com os clientes. Dessa maneira, o robô interage com os consumidores que entram em contato com a sua empresa. Além disso, quando bem instalado, o bot consegue usar a inteligência artificial para deixar as conversas fluidas e humanizadas.
Dessa forma, as interações são mais assertivas, com rapidez e objetividade. Outro ponto importante é que, independente do canal que a sua empresa utiliza, as conversas são bem estruturadas para solucionar as dúvidas e facilitar o contato.
É excelente, né? Então, confira agora como essa funcionalidade pode ser utilizada por uma empresa de telecomunicações.
O uso de chatbot para telecom
Os chatbots possuem diversas funções para uma empresa de telecom. Confira agora alguns dos principais usos que você pode aplicar no dia a dia da sua equipe de atendimento.
Respostas rápidas
Sabe aquelas questões mais comuns dos clientes, como atualização de uma conta ou consulta de débitos? Então, o bot pode responder a essas perguntas ou solucionar problemas mais simples.
Com essa configuração, a sua equipe ficará livre para realizar as atividades mais complexas, além de acelerar o atendimento, diminuindo o tempo médio de resposta.
Filtro de clientes com chatbot para telecom
Os chatbots contribuem bastante na segmentação de clientes. Com esse uso, a sua equipe consegue atender o cliente de maneira mais assertiva, já que as informações são passadas de forma rápida e precisa. Isso diminui os erros de abordagem, a perda de tempo e otimiza o trabalho da sua equipe.
Busca e manutenção de clientes
A prospecção e fidelização de clientes é uma importante etapa em qualquer empresa. O uso do chatbot pode ajudar a sua equipe de vendas, já que o software consegue fazer ofertas, sem que algum colaborador precise intervir, até que seja necessário. É mais prático, rápido e assertivo.
5 vantagens de usar o chatbot para telecom
Agora que você sabe onde e como usar o chatbot na sua empresa, confira os principais benefícios que essa ferramenta oferece para o seu setor.
Redução de filas e tempo de espera
As empresas de telecomunicações costumam ser campeãs quando o quesito é reclamação dos clientes. O setor liderou nas queixas feitas ao Procon no primeiro semestre de 2022. Além disso, um dos grandes problemas comentados é a demora no atendimento.
Porém, os chatbots conseguem contribuir na solução desse problema, já que a ferramenta evita as filas e os clientes não precisam esperar. Os robôs são capazes de responder muitas pessoas ao mesmo tempo, de maneira fluida, rápida e humanizada.
Melhora no atendimento
Um dos grandes benefícios do uso de chatbots é um melhor serviço de atendimento. Porque o cliente consegue solucionar a maioria dos problemas com muita rapidez. Além disso, a sua equipe pode gerir os contatos da melhor maneira e ainda tem o benefício de evitar as filas.
Menor custo de operações
O uso do chatbot vai ajudar na hora de você entender a demanda de colaboradores para o atendimento. Para montar uma equipe que consiga atender muitas pessoas, será preciso um time enorme, o que aumenta bastante os custos operacionais. Com o bot, os gastos são otimizados já que você vai utilizar o número certo de atendentes, de acordo com a quantidade de chamados.
Atividades mais otimizadas
Uma das funções do bot é ajudar na resolução de problemas mais simples, já que ele pode fazer esse tipo de atendimento. Dessa forma, a sua equipe consegue focar nas situações que são mais complexas ou que demandam mais esforço. Sendo assim, os colaboradores atuam de maneira assertiva e otimizada.
Retenção de clientes
Os problemas com atendimento podem fazer com que a sua empresa perca clientes para as concorrentes. Por isso, ao usar o chatbot para oferecer um contato rápido, humano e preciso, muito dificilmente os seus consumidores deixarão de usar os seus serviços.
Como criar um chatbot para telecom?
Basicamente, um chatbot pode funcionar de duas maneiras: com conversas pré-programadas e automatizadas com mensagens bem definidas ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial.
No primeiro caso, os diálogos seguem fluxos pré-determinados pelo seu time. Já com o uso da Inteligência Artificial, a ferramenta se aperfeiçoa a partir dos contatos anteriores para orientar os clientes por meio de conversas fluidas, assertivas e rápidas.
Desse modo, com todas as opções, você pode criar o chatbot do jeito que for mais simples. Para facilitar o seu trabalho, pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!
Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way
A New Way oferece o Mktzap para as empresas de telecom. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
Com esta solução de atendimento digital com chatbot, você consegue unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, deixando o trabalho da sua equipe mais tranquilo e fácil. Dessa maneira, é possível notar agilidade no processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Não deixe seus clientes esperando, aproveite essa oportunidade para melhorar o seu atendimento com o uso de chatbot para telecom. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.
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