Chatbot educacional: conheça 4 vantagens desse recurso
O chatbot educacional é um recurso inovador e altamente eficaz que redefine a maneira como os alunos interagem com instituições educacionais e conteúdos de aprendizado. Assim, esses assistentes virtuais desempenham um papel crucial em aprimorar a experiência oferecendo uma série de vantagens significativas. Conheça mais sobre o chatbot educacional e suas principais vantagens
O que é chatbot educacional?
Inicialmente, antes de aprofundarmos, é relevante discutir mais sobre o conceito de um chatbot. Os chatbots são uma ferramenta que automatiza conversas. Ou seja, você pode configurar o bot para que ele responda os clientes de forma prática e rápida, em tempo integral.
Deste modo, no contexto de um chatbot educacional, estamos nos referindo aos chatbots que operam no WhatsApp ou Instagram, e que são programados para responder e resolver diversas questões relacionadas à educação, seja em instituições de ensino, escolas ou universidades. Isto significa que estudantes, pais e professores obtêm respostas para suas dúvidas sem a necessidade de intervenção de um atendente humano.
E como funciona o chatbot educacional?
Os chatbots educacionais operam com o uso de algoritmos de inteligência artificial que analisam as perguntas ou comandos dos usuários e respondem com informações relevantes.
Para isso, eles são alimentados com uma vasta base de conhecimento, incluindo materiais didáticos, políticas da instituição, calendários, informações de cursos e muito mais. Esses chatbots podem ser integrados em plataformas de aprendizado online, sites de instituições educacionais e até mesmo em aplicativos de mensagens populares.
Mktzap e ITE: conheça mais sobre esse case de sucesso!
As 4 vantagens do Chatbot Educacional
Ademais, depois de entender melhor sobre o contexto dos chatbots educacionais e como eles funcionam no dia a dia, confira as principais vantagens que esse recurso oferece para a sua empresa.
Múltiplos atendimentos simultâneos sem a necessidade de um humano
Assim, sem dúvidas, uma das das principais vantagens dos chatbots educacionais é a capacidade de lidar com múltiplos atendimentos simultâneos. Enquanto os atendentes humanos podem estar limitados a atender um aluno de cada vez, os chatbots podem realizar inúmeras consultas ao mesmo tempo, garantindo uma resposta rápida e eficiente para todos os usuários. Isso é particularmente útil em momentos de alta demanda, como o período de matrícula, quando muitos alunos buscam informações e assistência ao mesmo tempo
Atendimento imediato ao cliente e em tempo integral
Além disso, como foi dito no início do texto, os chatbots educacionais estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, proporcionando suporte contínuo aos alunos, responsáveis e professores. Isso é especialmente valioso para estudantes que enfrentam diferentes fusos horários ou que preferem estudar em horários não convencionais.
Ou seja, o chatbot responde instantaneamente a perguntas sobre informações gerais, como datas de exames, horários de aula e requisitos do curso, sem a necessidade de esperar por um atendente humano.
Economia de tempo com processos automatizados
Além de responder a perguntas, os chatbots educacionais podem executar uma variedade de processos automatizados que economizam tempo tanto dos alunos quanto do pessoal administrativo.
Isso inclui agendar reuniões com professores, emitir boletos e segundas vias de documentos, fornecer informações sobre a venda online de materiais e muito mais. O chatbot realiza de forma rápida e precisa essas tarefas rotineiras , liberando os funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas.
Redução de custos com processos burocráticos
Ademais, chatbots educacionais também automatizam tarefas burocráticas, o que reduz custos operacionais significativamente. Uma vez que menos recursos humanos serão necessários para executar tarefas administrativas simples, como responder a perguntas frequentes, emitir certificados e lidar com procedimentos de matrícula.
Assim, você terá a oportunidade de direcionar recursos financeiros e humanos para áreas mais críticas da educação, melhorando a qualidade geral dos serviços prestados.
Dessa forma, o chatbot educacional se torna um excelente recurso para escolas, universidades e demais instituições de ensino. Agora, para aproveitar todo esse potencial, é importante contar com o suporte de uma empresa especializada em chatbots e que vai oferecer tudo o que você precisa para obter os melhores resultados. Conheça mais sobre a New Way e o Mktzap!
Conheça o Mktzap e use o chatbot educacional da New Way
A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.
Comece agora a aproveitar todas essas vantagens que o chatbot educacional oferece na sua empresa. Fale agora com um de nossos especialistas. Solicite já uma cotação e se surpreenda com nossos preços, compatíveis com o mercado, mas com planos muito mais robustos.
Recommended reading
Chatbot para WhatsApp educacional: quais as vantagens de ter um
O Chatbot para WhatsApp educacional traz muitos benefícios no dia a dia da escola. Conheça mais sobre esse recurso. O investimento em tecnologias de atendimento tem sido cada vez mais frequente, em diversas áreas. No caso da Educação, não é diferente. Com uma boa ferramenta de comunicação, é possível informar alunos, pais e responsáveis, além
Chatbot para universidades: como criar e principais vantagens
As faculdades investem cada vez mais em tecnologias para facilitar o dia a dia dos alunos. Saiba como criar chatbot para universidades e suas vantagens. A digitalização tem se tornado um processo cada vez mais comum em diferentes áreas. Afinal, esse tipo de evolução contribui para acelerar etapas e diminuir burocracias. Isso tem se tornado
Mktzap e ITE: um case de sucesso! Saiba o que mudou após a automatização dos atendimentos
A ITE (Instituição Toledo de Ensino) é um case de sucesso da New Way. Eles adotaram o Mktzap para organização, padronização, histórico e mais agilidade nos atendimentos virtuais. Confira os resultados na íntegra! Por que a ITE se tornou cliente Mktzap? Inicialmente a ITE (Instituição Toledo de Ensino) começou a usar o Mktzap para organizar