Chatbot para universidades: como criar e principais vantagens

Chatbot para universidades: como criar e principais vantagens

As faculdades investem cada vez mais em tecnologias para facilitar o dia a dia dos alunos. Saiba como criar chatbot para universidades e suas vantagens.

A digitalização tem se tornado um processo cada vez mais comum em diferentes áreas. Afinal, esse tipo de evolução contribui para acelerar etapas e diminuir burocracias. Isso tem se tornado cada vez mais comum também no ramo da educação. Por isso, confira como criar chatbot para universidades e as principais vantagens dessa funcionalidade.

Afinal, o que é um chatbot?

Basicamente, o chatbot é um software utilizado para gerenciar as conversas com os seus clientes que, nesse caso, serão os estudantes. Além disso, esse robô consegue interagir com as pessoas que entram em contato com a sua universidade e, quando bem configurado, ele ainda utiliza a inteligência artificial para deixar conversas fluidas e humanizadas.

Dessa forma, os contatos são muito mais assertivos, velozes e objetivos, e os diálogos são sempre bem organizados e estruturados para solucionar qualquer eventualidade, independente do canal que você utiliza.

Uma excelente ferramenta, não é mesmo? Então, confira como os chatbots podem ser aplicados no contexto de uma universidade.

O uso de chatbot para universidades

Com cada vez mais pessoas ingressando no ensino superior, é preciso ter o uso de tecnologias para conseguir se comunicar com todos esses futuros estudantes. Então, confira agora algumas das principais utilidades dos chatbots para o dia a dia de uma faculdade.

Solução de problemas simples com chatbot para universidades

Uma das melhores funcionalidades dos bots é resolver problemas simples, nesse caso, responder as perguntas mais comuns, as FAQs. Você pode programar o seu software para que ele possa informar alunos e responsáveis sobre coisas básicas, horário de funcionamento, endereço, entre outros.

Informações sobre cursos, matrículas e pagamentos

Ao invés de mobilizar uma equipe, você pode ganhar tempo habilitando o seu bot para resolver questões burocráticas como as informações sobre os cursos, prazos, matrículas e pagamentos. O cliente informa seus dados e já é possível fazer a emissão dos documentos e responder as dúvidas sobre esses assuntos.

Realizar um pré-atendimento

Seguindo um pouco das dicas anteriores, o chatbot pode ser usado para filtrar o seu atendimento. Ou seja, você coleta as informações de cadastro ou matrícula, entende qual é o problema e, se preciso, encaminha o consumidor para a equipe responsável resolver a questão. Se não precisar, o bot mesmo já resolve a situação.

Pesquisas de satisfação

É muito importante fazer uma avaliação, não só sobre o atendimento, mas também a respeito da instituição, estrutura, professores etc. Por isso, o chatbot pode fazer uma rápida pesquisa de satisfação com os alunos e ajudar a melhorar a universidade.

4 vantagens de usar o chatbot para Universidades

Agora que você sabe as melhores formas de usar o chatbot na universidade, confira os principais benefícios que essa ferramenta oferece.

Evita filas e reduz o tempo de espera

Um dos pontos fortes do uso dos chatbots, sem dúvidas, é a redução do tempo de espera e, praticamente, a extinção das filas de clientes. Afinal, os robôs são capazes de responder e solucionar diversos atendimentos de forma simultânea, com velocidade, fluidez e de maneira humanizada, 24h por dia, durante todos os dias da semana.

Redução nos custos com atendentes

Imagine a quantidade de atendentes necessários para atender a milhares de chamados ao mesmo tempo. Seriam muitos, mas com o chatbot você não precisa de todo esse custo. Já que os robôs podem fazer atendimentos simples, enquanto os seus colaboradores atuam de forma otimizada e especializada nas chamadas mais complexas.

Atendimento em diversos canais

Ampliar os canais de contato contribui com uma melhora na qualidade do seu atendimento, pois os clientes terão diversas formas de falar com você. Além disso, com o uso de uma ferramenta digital, é possível centralizar o recebimento das respostas e, assim, facilitar o trabalho da sua equipe.

Melhora no atendimento

Juntando os pontos apontados antes, podemos resumir tudo numa melhora da experiência do cliente. Afinal, ele receberá um atendimento humano, otimizado, rápido e com muita qualidade. Tudo isso vai contribuir para que a sua empresa receba ótimas avaliações e, até mesmo, fidelize os consumidores.

Como criar um chatbot?

De uma forma mais simples, o chatbot funciona de dois modos: com diálogos pré-estabelecidos e automatizados ou com o uso de Inteligência Artificial, que se aprimora a cada contato.

No primeiro caso, as conversas seguem os fluxos que você e o seu time programaram. Já com a Inteligência Artificial, a ferramenta consegue se aprimorar a cada novo atendimento, o que deixa os diálogos ainda melhores.

Com qualquer uma dessas opções, é possível criar e estruturar um excelente chatbot e de modo simples.Para facilitar o seu trabalho, pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!

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