Chatbot para WhatsApp educacional: quais as vantagens de ter um

Chatbot para WhatsApp educacional: quais as vantagens de ter um

O Chatbot para WhatsApp educacional traz muitos benefícios no dia a dia da escola. Conheça mais sobre esse recurso.

O investimento em tecnologias de atendimento tem sido cada vez mais frequente, em diversas áreas. No caso da Educação, não é diferente. Com uma boa ferramenta de comunicação, é possível informar alunos, pais e responsáveis, além de melhorar o dia a dia dos colaboradores. Saiba mais sobre o chatbot para WhatsApp educacional e todas as vantagens de ter um.

O que é um chatbot para WhatsApp educacional e seus tipos?

Inicialmente, antes de nos aprofundarmos, é importante falar mais sobre o que é um chatbot para WhatsApp. De uma forma bem simples, é um chatbot utilizado dentro do WhatsApp Business, que pode interagir com as pessoas 24h por dia, 7 dias por semana.

Assim, no caso do chatbot para WhatsApp educacional, são os robôs usados dentro do app de mensagens, que são programados para responder e resolver qualquer questão sobre essa área, seja em cursos, colégios e universidades. Dessa forma, alunos, pais e professores conseguem solucionar dúvidas sem de um atendente humano.

Tipos de chatbot para WhatsApp educacional

Dentro de uma instituição de ensino, é possível usar o chatbot de várias formas, mas há duas boas opções e que vão contribuir muito com o dia a dia.

  • Chatbot para atendimento: esse é o uso mais comum, ou seja, o chatbot tira dúvidas e conversa com os alunos sobre qualquer questão relacionado ao curso, por exemplo;
  • Chatbot para a educação: aqui é um uso onde os estudantes podem receber questões sobre as disciplinas, treinar para provas e aprender mais sobre as matérias, estudando com a ajuda da inteligência artificial.

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Os benefícios do chatbot para WhatsApp educacional

Além disso, após entender mais sobre os bots, chegou a hora de conhecermos os principais benefícios de usar o chatbot para WhatsApp educacional na sua instituição de ensino.

Disponibilidade para pais, alunos e professores com chatbot para WhatsApp educacional

Primeiramente, quanto tempo um coordenador, diretor ou orientador educacional demora para responder? Muitas vezes, por causa das diversas tarefas, as respostas levam muito tempo. Dessa maneira, as pessoas são atendidas com velocidade, diminuindo o tempo de espera e filas, já que não aguardam tanto para obter a resposta.

Divulgação das informações sobre a instituição

Ademais, com um chatbot você consegue responder todas as informações sobre a instituição de ensino. Desde assuntos financeiros a horários de aulas e provas. Isso contribui muito no dia a dia de todos os envolvidos, principalmente os alunos, principais clientes.

Informações sobre matrícula

Ao invés de ter que ligar para saber sobre matrículas e prazos para inscrição, os futuros alunos terão a ajuda do chatbot para WhatsApp educacional. Dessa forma, os estudantes sabem tudo o que precisam para fazer parte da sua empresa, com praticidade e agilidade.

Melhora no atendimento

Os três tópicos anteriores levam a esse: melhora no atendimento. Com informações precisas, rápidas e de fácil acesso, tanto os atuais, quanto os futuros estudantes vão ficar muito mais satisfeitos com o seu atendimento. Dessa maneira, será mais fácil para conquistar novos clientes e, principalmente, fidelizar os seus atuais alunos.

Como o chatbot para WhatsApp pode ajudar no dia a dia dos alunos?

Além desses benefícios, você pode usar o bot com um foco mais no quesito educacional, do que propriamente no atendimento. Como já dissemos, o chatbot na educação pode auxiliar o dia a dia dos alunos na preparação para as provas e com as disciplinas cotidianas.

Afinal, o chatbot pode ser configurado de duas formas. A primeira é com uma predefinição que você pode desenvolver junto a seus professores para definir alguns níveis de perguntas e respostas. 

A outra forma é com o uso da inteligência artificial. Dessa maneira, o chatbot pode se adaptar às dificuldades do estudante. Ou seja, se você tem um aluno com dificuldade em determinada matéria, o bot pode auxiliar com textos, dicas e criar mais questões para que eles consigam absorver melhor o assunto.

Como implementar um chatbot para WhatsApp educacional?

Depois de conhecer mais sobre os chatbots e tudo o que eles podem oferecer para as instituições de ensino, chegou a hora de implementá-los no seu dia a dia. Uma das melhores formas é fazer a ativação com uma empresa que entende do assunto, como a New Way!

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.

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