Banimento no WhatsApp: o que é e qual a solução para evitar?

Banimento no WhatsApp: o que é e qual a solução para evitar?

O Banimento no WhatsApp pode ocorrer, principalmente se você não seguir algumas práticas. Saiba mais sobre esse problema e como evitá-lo.

Primeiramente, precisamos falar como o WhatsApp se tornou um dos principais canais de comunicação para empresas se conectarem com seus clientes. No entanto, o uso inadequado ou excessivo da plataforma pode resultar em punições, trazendo graves consequências para as operações comerciais. Saiba agora o que é o banimento no WhatsApp e como evitá-lo.

O que é banimento do WhatsApp?

O banimento do WhatsApp ocorre quando uma conta ou número é impedido de acessar e utilizar o serviço. Isso pode acontecer de forma temporária ou permanente, dependendo da gravidade da violação das políticas do WhatsApp. Esse tipo de situação é muito complicada, já que vai atrapalhar bastante o seu contato com os clientes.

Assim, ao sofrer essa punição, você perde acesso ao WhatsApp de forma temporária ou permanente e as interações são interrompidas. As conversas existentes precisam ser finalizadas caso o bloqueio seja permanente, pois não poderão mais ser respondidas já que estão vinculadas ao número banido.

E o que causa o banimento do WhatsApp?

Conheça agora algumas atitudes que são passíveis de causar o seu banimento do WhatsApp.

  • Alto volume de interações: o WhatsApp pode banir contas que enviam um grande número de mensagens em um curto período de tempo. Isso inclui mensagens para muitos destinatários;
  • Disparos ativos em massa: o envio massivo e frequente de mensagens não solicitadas ou de marketing pode levar ao banimento da sua conta;
  • Classificações como SPAM: se os destinatários marcarem suas mensagens como SPAM, isso pode sinalizar ao WhatsApp que as suas interações são indesejadas. Dessa forma, você está passível de banimento;
  • Número não salvo como contato: se os destinatários não tiverem o seu número salvo em seus contatos, suas mensagens podem ser consideradas suspeitas;
  • Dados visuais que remetem a organizações: configurações personalizadas, como imagens, status ou nome que façam referência direta à sua empresa ou organização, podem ser interpretadas como práticas não autorizadas.]

Assim, é muito importante tomar cuidado para não realizar os atos acima e, dessa maneira, evitar ter a conta banida.

O que é o softban?

Além do banimento completo, existe o “Softban,” uma punição que gera atrasos no envio e recebimento de mensagens. Isso pode levar ao banimento total se as práticas inadequadas persistirem. Entre as causa do softban estão:

  • Grande número de envios de ativos e a variação desse número, por exemplo, o envio de menos de 100 mensagens em um dia e mais de 2 mil, no seguinte;
  • Padronização da mensagem na abordagem ao cliente;
  • Report negativo dos usuários ao WhatsApp, seja como bloqueio ou denúncia;
  • Venda e divulgação de produtos e serviços fora da Política Comercial do WhatsApp, entre outros.

Como evitar o banimento do WhatsApp?

Dessa forma, após conhecer mais sobre o banimento do WhatsApp, nada melhor do que saber como evitar que isso ocorra, ao utilizar algumas boas práticas. Confira abaixo:

Excesso de texto nas mensagens

Uma boa dica é ser objetivo nas mensagens. Além disso, dê preferência por enviar todo o recado de uma única vez, pois isso evita o “parcelamento” de mensagens e a chance de ser considerado como SPAM. 

Veja um exemplo:

Substitua:

“Olá”

“Tudo bem?”

“Trabalho na empresa XYZ”

“Como posso ajudar?”

Por:

“Olá, tudo bem? Trabalho na empresa XYZ. Como posso ajudar?”

Evite fazer o envio de mensagens em massa (SPAM)

Evite enviar mensagens para vários contatos diferentes ao mesmo tempo. Uma alternativa é usar a lista de transmissão, já que ela é uma funcionalidade do WhatsApp. Uma de suas “regras” é que o receptor tenha o contato salvo de quem vai enviar o recado, o que já evita vários problemas.

Tente personalizar as mensagens

Caso você não queira usar a lista de transmissão, pode fazer o processo de forma manual. Por isso, para não correr riscos, pode pedir para que os clientes salvem o seu contato. Caso algum deles não reconheça sua mensagem, você pode ser marcado como SPAM e ser banido.

Uma boa alternativa é, ao invés de enviar uma mensagem genérica, buscar algo mais pessoal, pelo menos no começo.

Substitua:

Não perca as nossas ofertas. Clique no link e aproveite.

Por:

Oi, João. Tudo bem? Bem-vindo. Para iniciarmos, que tal nos adicionar na sua agenda de contatos?

Não utilize referências a sua empresa

Assim, evite colocar a logo da sua empresa na imagem do contato do WhatsApp. O melhor é utilizar um perfil mais genérico, parecendo mais com uma pessoa do que com uma companhia. Assim, é possível evitar qualquer risco de banimento.

Além de realizar essas boas práticas, a melhor forma de evitar o banimento é por meio do WhatsApp Business API. Com essa funcionalidade você consegue escalar seus atendimentos, contar com o auxílio de um chatbot e utilizar um selo de verificação no seu WhatsApp.

Ademais, para contar com essa ferramenta, você precisa de uma parceira que oferece uma estrutura excelente e, ainda por cima, é parceira da Meta. Conheça mais sobre o New Way e a solução Mktzap.

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way!

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.

Por isso, comece a aplicar as melhores práticas de comunicação e evite banimentos do WhatsApp ao utilizar o WhatsApp Business API com o Mktzap. Fale agora com um de nossos especialistas. Solicite já uma cotação e se surpreenda com nossos preços, compatíveis com o mercado, mas com planos muito mais robustos.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo