Automação da DM do Instagram: o que é e como implementar?

Automação da DM do Instagram: o que é e como implementar?

Aproveite o melhor das redes sociais, ao falar com velocidade com os clientes. Saiba o que é automação da DM do Instagram e como implementar.

Com a explosão do uso das redes sociais e dos aplicativos de mensagem no Brasil, como o Instagram, é fundamental que as empresas explorem as mais diferentes e eficientes maneiras de interagir com os clientes. Por isso, confira o que é a automação da DM (Direct Message, Mensagem Direta em Português) do Instagram e como implementar essa estratégia nos canais de comunicação da sua companhia.

O que é automação da DM do Instagram?

A automação da DM do Instagram diz respeito à implementação de ferramentas e processos que permitem respostas automáticas e interações programadas na caixa de mensagens dessa rede social. Dessa forma, o seu objetivo é agilizar o atendimento ao cliente, proporcionando respostas rápidas e eficientes, mesmo fora do horário comercial.

A importância dessa estratégia pode ser vista com a pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box. De acordo com o estudo, mais da metade dos brasileiros têm o Instagram na tela principal de seus celulares, e 36% afirmam que é o aplicativo em que passam mais tempo diariamente. Diante desse cenário, a automação da DM do Instagram surge como uma ação essencial para otimizar a comunicação e melhorar as suas vendas por essa rede.

E por que fazer a automação da DM do Instagram?

Além dos dados apontados na pesquisa acima, utilizar a automação pode contribuir de forma significativa para o desempenho do seu time de vendas e de atendimento. Confira algumas das vantagens:

  • Eficiência no Atendimento: A automação proporciona respostas instantâneas, garantindo que os usuários recebam assistência imediata;
  • Disponibilidade 24/7: Com a automação, sua empresa está sempre disponível, independentemente do horário, ampliando a satisfação do cliente;
  • Gestão de Volume: Em períodos de alta demanda, a automação lida facilmente com um grande volume de mensagens, mantendo a qualidade do atendimento;
  • Personalização das mensagens: É possível programar respostas personalizadas, adaptadas ao perfil e às necessidades específicas de cada cliente.

Como fazer a automação da DM do Instagram?

Atualmente, ainda não é possível criar uma função para enviar mensagens automáticas diretamente pelo aplicativo do Instagram. Entretanto, você pode fazer isso pelo Meta Business, que é a página de gerenciamento de contas da Meta, empresa que é dona do Instagram e do Facebook.

Por isso, como uma página no Facebook vinculada ao seu perfil do Instagram, pode seguir este guia abaix0:

  • Acesse o Meta Business Suite e vá para a aba “Caixa de Entrada” no menu à esquerda;
  • Selecione “Respostas Automáticas”;
  • Escolha a opção “Resposta Instantânea” na lateral esquerda da tela e ative, se necessário, o recurso para enviar mensagens automáticas;
  • Marque as opções “Messenger” e “Instagram”, digitando a mensagem desejada no campo indicado;
  • Por fim, clique em “Salvar Alterações”;

Dessa forma, você já pode fazer a automação da DM do Instagram da sua empresa. Uma boa dica é configurar as mensagens de ausência e saudação, pois, com elas, você pode responder aos clientes de forma imediata, enquanto um atendente humano não chega para seguir com o contato.

Além dessa maneira, com o próprio Instagram, você também pode contar com o Mktzap, a solução digital da New Way, que oferece a possibilidade de automação por meio do uso de chatbots. Dessa forma, você tem muito mais robustez, segurança e estabilidade para gerenciar os contatos com os clientes.

Como fazer a automação da DM do Instagram com o Mktzap?

Como dissemos antes, a New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Com essa integração, os os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança e estabilidade de estar junto a uma empresa parceira da Meta.

Assim, você pode fazer a automação da DM do Instagram do seu negócio da melhor forma possível e aproveitar todos os benefícios que essa estratégia oferece. Fale agora com um de nossos especialistas. Solicite já uma cotação e se surpreenda com nossos preços, compatíveis com o mercado, mas com planos muito mais robustos.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo