Os 8 benefícios do atendimento automatizado na saúde digital

Os 8 benefícios do atendimento automatizado na saúde digital

A saúde digital chegou para ficar e grandes laboratórios de diagnóstico, farmacêuticas e clínicas estão adotando o atendimento automatizado para facilitar e agilizar seus relacionamentos.

O atendimento automatizado está sendo utilizado por diversos segmentos da economia, mas ultimamente ele se tornou essencial. Na área da saúde não é diferente, são diversas chamadas para serem administradas ao mesmo tempo, principalmente em grandes negócios. A fim de aproveitar todas os benefícios do atendimento automatizado, a saúde digital veio para ficar.

Certamente, o uso do chatbot facilita o autoatendimento, permitindo que os clientes possam resolver rapidamente suas necessidades. Segundo pesquisa da Microsoft, 59% dos brasileiros estão dispostos a esperar até 5 minutos quando entram em contato com o atendimento de uma empresa. Porém, quando questionados sobre esperar mais do que 10 minutos, a porcentagem cai para 7%.

Neste artigo, vamos falar de forma detalhada os 8  benefícios do atendimento automatizado para a saúde digital, como laboratórios de diagnóstico, farmacêuticas e clínicas,  e como eles ajudam em várias frentes do seu negócio.

Experiência do cliente 2020

Redução de custos 

A automação do atendimento permite que haja mais atendimentos em um menor espaço de tempo. Como falado anteriormente, as pessoas conseguem solucionar seus problemas sem precisar falar com um atendente.

Além disso, os horários que estavam preenchidos com consultas ou exames podem ser liberados automaticamente quando há desistência, o que possibilita atender mais pessoas e reduzir janelas.

Em vista disso, há uma necessidade menor do quadro de funcionários com foco no atendimento, liberando-os a outras atividades mais estratégica, e o preenchimento de toda a agenda do seu laboratório ou clínica, auxiliando na diminuição nos custos.

Respostas padronizadas

O uso de chatbot no atendimento automatizado é baseado em Inteligência Artificial (IA) que interpreta o que a pessoa fala ou digita.  Em uma conversa ele é capaz de responder o que o cliente está perguntando ou agendar consultas por meio de gatilhos pré-estabelecidos.

Por isso, conseguimos cadastrar as perguntas mais frequentes e as respostas para cada uma delas, permitindo que você tenha certeza que as explicações no atendimento serão solucionadas de forma correta.

Esse fator é de bastante importante para a saúde digital, pois evita o repasse de informações desencontradas sobre datas de atendimentos,  posicionamentos que não condizem com a empresa, e erros nas informações de doenças e sintomas. 

Agilidade no atendimento

Vivemos na era da hiperconectividade, tudo é consumido em um clique. As informações e conversas são instantâneas e o senso de urgência faz parte do nosso dia a dia, o que faz com que esse imediatismo se estenda a esfera das empresas.

Com o uso de chatbots, o autoatendimento se torna fácil e intuitivo, diminuindo o tempo de espera como acontece, por exemplo, com o atendimento telefônico. Esse fato é ainda mais importante na saúde em que, muitas vezes, o cliente precisa ser respondido rapidamente.

Inegavelmente, os negócios que não responderem às solicitações de forma ágil, são trocadas por aquelas que o fazem. Uma pesquisa da Accenture ouviu 24 mil consumidores em 33 países e 86% disseram que trocam de marca quando se sentem insatisfeitos com o atendimento, e isso ocorre na grande parte por demora no atendimento.

Disponibilidade 24×7

Esse é um fator bastante importante, principalmente para a saúde digital. Quem precisa de agendamento de consultas e exames, atendimento online ou dúvidas sobre alguma doença ou sintoma, precisa ter um canal direto com a empresa seja de madrugada, finais de semana ou feriados.

Por isso, o atendimento automatizado facilita a abertura de um canal direto com seus clientes e deixa o negócio disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Muitas empresas que já utilizam chatbot para seus atendimentos relataram que várias foram as vezes que pessoas  entraram em contato fora do horário de expediente. Mesmo que uma secretária ou atendente veja as mensagens todos os dias pela manhã, o tempo de espera é suficiente para irritar e afastar o cliente. 

Histórico completo

Uma pesquisa realizada pela Microsoft, mostrou que  72% dos entrevistados esperam que os atendentes conheçam seu histórico de compras e contatos anteriores, isto quer dizer que é preciso saber todos os dados do cliente, assim que ele entra em contato com sua empresa.

É provável que pelo atendimento tradicional os dados do cliente se percam, principalmente se se refere ao primeiro contato para tirar dúvidas ou saber sobre agendamentos. Com o atendimento automatizado na saúde digital todo o histórico fica gravado, quantas vezes a pessoa entrou em contato, quais foram suas interações e desde quando ela se tornou paciente.

Análise de dados

O mundo está cada vez mais complexo, com isso interpretar situações e reagir rapidamente às constantes mudanças são de extrema necessidade. Por isso, com o suporte de métodos e de tecnologias de análise de dados essa missão é possível.

Em vista disso, uma das diversas vantagens do atendimento digital é que sua empresa poderá mensurar e analisar dados, visto que no atendimento convencional isso é bem difícil de ser feito.

Isso porque, o uso da Inteligência Artificial com a automação do atendimento na saúde digital, consegue processar uma grande quantidade de dados, que uma pessoa não tem condições de fazer. Com ele é possível saber toda a jornada do cliente: como chegou até você, quais canais ele entrou em contato, se sua solicitação foi atendida ou não, se compareceu ao exame, etc.

Desta forma, com toda a análise em mãos, sua empresa saberá tomar decisões mais acertadas e compreender se o caminho que está percorrendo está certo. Caso não haja esses dados, toda escolha será na base do achismo o que poderá ser prejudicial para o sucesso da empresa. 

Melhoramento do pós-atendimento

O atendimento digital para a saúde digital, como falamos acima, permite ter todos os dados em mãos do seu cliente,  desde sua chegada até a última interação. Conhecendo- o bem, é possível fazer um pós-atendimento de qualidade, recebendo feedback sobre os serviços prestados, a fim de melhorar pontos que precisam de atenção.

Da mesma forma, sua empresa poderá estreitar ainda mais os laços com seus clientes por meio de disparos de lembretes automáticos de exames ou consultas que estão agendadas, avisos sobre informações úteis, além de mensagens de aniversários e outras datas comemorativas, estreitando, assim,  o relacionamento.

A pesquisa da Microsoft  revelou que 68% dos clientes enxergam com melhores olhos marcas que são pró ativas no envio ou contato de atendimento, através de notificações, por exemplo.

Por isso, o pós-atendimento, assim como uma pós-venda, se feito de forma correta, manterá os pacientes fidelizados, tornando-os defensores da sua marca e fazendo propaganda positiva dos seus serviços.

Tudo em um só canal

Para finalizar, algo que todos sabemos é que há diversos canais de comunicação hoje em dia como, por exemplo, WhatsApp, Chat online, email, Telegram Facebook Messenger, etc., e, quanto mais disponível sua empresa estiver para todos eles, melhor a experiência do cliente.

Por isso, é preciso uma plataforma que contenha em um só lugar todos esses canais para que a gestão das demandas seja rápida e organizada. Para isso, a New Way disponibiliza dentre as soluções digitais, o MKTZAP.

O MKTZAP é uma plataforma de relacionamento digital a qual permite que clientes e colaboradores de empresas de todos os portes e segmentos tenham a liberdade de escolher o melhor canal digital para se comunicarem, inclusive as do segmento da saúde.

Agora que já sabe todos os benefícios que a automatização do atendimento na saúde digital traz, e quer implementar isso no seu negócio, entre em contato com um dos nossos consultores aqui. Ele esclarecerá qualquer dúvida que ainda tenha restado e encontrará a melhor solução para você.

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