Atendimento automático no WhatsApp: o que é e como implementar
Ter um atendimento automático no WhatsApp pode te ajudar a ter um relacionamento bem melhor com os clientes. Saiba como funciona.

O que é?
Primeiramente, como o próprio nome já sugere, o atendimento automático do WhatsApp acontece quando mensagens pré-programadas são usadas para comunicação com o público. Por isso, é possível agendar diversos tipos de mensagens automáticas neste canal de relacionamento! Dentre elas, podemos mencionar as mensagens de saudação, que servem para recepcionar o público e são importantíssimas para transmitir ao cliente maior clareza sobre os serviços prestados pela sua empresa.
Além disso, existem também mensagens de ausência, mensagens rápidas (que são as mais usadas!) e até mesmo mensagens automáticas de cobrança. Ou seja, esse tipo de estratégia pode ser muito útil para você e sua equipe.
Benefícios do atendimento automático no WhatsApp
O principal benefício em automatizar as mensagens do WhatsApp é que os seus clientes não ficarão esperando respostas. E, como você já deve imaginar, o público que chega até o seu negócio através de redes sociais costuma exigir um atendimento rápido e de qualidade. Portanto, é uma mão na roda!
Ademais, podemos mencionar também melhor organização das mensagens e uma comunicação mais explícita com o cliente, o que também funciona como um impulsionador para o bom atendimento da sua empresa.
Como implementar?
Inicialmente, se você é um iniciante na área, é importante escolher primeiro um número de WhatsApp que seja exclusivamente voltado para a sua empresa. Assim, você não mistura aquilo que é pessoal com o que é comercial.
Além disso, o WhatsApp Business permite que você configure algumas mensagens automáticas e adicione informações importantes sobre o seu negócio e que funcionarão como um cartão de visita. Para usar o WhatsApp Business, basta baixá-lo gratuitamente e pôr a mão na massa. Quer saber mais sobre o assunto? Sugerimos o conteúdo a seguir.
No entanto, se você deseja automatizar as mensagens do seu WhatsApp visando um alto fluxo de mensagens, sugerimos que você integre uma solução digital de comunicação automatizada, como o Mktzap da New Way.
Assim, ao integrar seu WhatsApp com o Mktzap da New Way, você pode conversar com seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso agiliza seu processo de atendimento e evita problemas de comunicação com o cliente! Até porque, via Mktzap, seus atendentes conseguem acessar as mensagens do WhatsApp e de outros canais de comunicação a partir de uma única tela.
Quanto custa um atendimento automático no WhatsApp?
Em primeiro lugar, caso você opte por usar o próprio WhatsApp Business, é importante saber que o serviço é gratuito, assim como para o WhatsApp convencional.
Agora, caso escolha integrar ferramentas de comunicação automatizada, os preços podem variar.
Afinal, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes. Ele possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Por isso, entre em contato com um de nossos consultores e agende um bate-papo para conhecer nossa solução digital.
Dicas de atendimento pelo WhatsApp
Para fechar este conteúdo, que tal conhecer algumas dicas de como conduzir e consequentemente programar um atendimento automatizado para o seu WhatsApp Comercial? Veja a seguir.
Programe mensagens de saudação e boas-vindas
Um bom exemplo seria o que sintetiza uma mensagem de saudação com algumas das principais dúvidas dos clientes. Veja o exemplo a seguir:
“Olá, (nome da pessoa). Tudo bem com você? Bem-vindo à empresa (nome da empresa)! Meu nome é (nome do atendente) e estou feliz em poder te ajudar. Em que posso ajudar você?”.
Confira também nosso vídeo sobre o WhatsApp Business e conheça seus benefícios:
Quer saber mais sobre este assunto? Então nós te recomendamos o blogpost a seguir:
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