IA no CRM: o que é e quais os benefícios?

IA no CRM: o que é e quais os benefícios?

Conheça mais sobre o uso de IA no CRM e como essa tecnologia pode contribuir para melhorar o seu negócio.

Primeiramente, a integração da Inteligência Artificial (IA) no Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) representa uma das evoluções mais significativas na forma como as empresas interagem com seus clientes. Essa união tecnológica não apenas redefine os paradigmas de atendimento e satisfação do cliente, mas também oferece uma nova dimensão à personalização e à eficiência operacional. Saiba mais sobre o uso de IA no CRM.

O que é um sistema de CRM?

A princípio, um CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema que ajuda empresas a gerir interações com clientes atuais e potenciais. Isso por meio de uma estratégia de negócios focada na compreensão e atendimento às necessidades desses consumidores.

Sobretudo, utilizando-se de tecnologias avançadas, o CRM coleta, organiza e analisa dados dos clientes para facilitar a comunicação, antecipar suas necessidades. Além de personalizar o atendimento e, consequentemente, aumentar a fidelidade e a satisfação.

E qual a importância do CRM?

À primeira vista um CRM é crucial para qualquer empresa que visa sustentar e expandir sua base de clientes. Ele permite uma visão 360 graus do cliente, o que é essencial para oferecer um atendimento personalizado e eficiente.

Ademais, um sistema CRM robusto pode identificar padrões e tendências de consumo, possibilitando às empresas anteciparem demandas. É possível também ajustarem estratégias de marketing, melhorarem seus produtos ou serviços e tomarem decisões baseadas em dados concretos. 

Em suma, o CRM é a espinha dorsal da gestão de clientes, essencial para construir e manter relacionamentos lucrativos e de longo prazo. Além disso, se integrado a outros sistemas, como o WhatsApp, pode potencializar ainda mais o resultado.

Os benefícios de usar CRM com IA

Em outras palavras, a incorporação da IA ao CRM vai mudar completamente o relacionamento com o cliente. A seguir, confira quatro benefícios principais desta integração:

  • Personalização em Escala: A IA permite analisar vastas quantidades de dados em tempo real, possibilitando a personalização da comunicação e ofertas para cada cliente. Isso significa que é possível oferecer experiências únicas para milhares de clientes simultaneamente, algo impraticável manualmente.
  • Previsão de comportamentos: Utilizando algoritmos de aprendizado de máquina, a IA pode prever comportamentos futuros dos clientes baseando-se em interações passadas. Isso permite realizar a antecipação das necessidades e oferecer soluções proativas, melhorando significativamente a satisfação do cliente.
  • Automatização de Tarefas: A IA pode assumir tarefas repetitivas e de baixo valor, como entrada de dados e qualificação de leads, liberando a equipe de vendas para focar em atividades mais estratégicas e de maior valor.
  • Melhoria Contínua: Por meio da análise contínua de dados, a IA identifica padrões e tendências, oferecendo insights valiosos para a melhoria constante de produtos, serviços e estratégias de marketing.

Exemplos do uso de IA no CRM

A combinação de IA com CRM é bastante poderosa. Confira quatro exemplos da união entre esses dois recursos.

  • Chatbots e Assistentes Virtuais: Eles utilizam processamento de linguagem natural para compreender e responder a consultas dos clientes 24/7. Além de proporcionar um atendimento instantâneo e reduzindo a carga sobre os centros de atendimento, sendo um ótimo exemplo de CRM conversacional;
  • Análise de Sentimento: Ferramentas de IA são capazes de analisar comunicações dos clientes, identificando sentimentos e emoções. Isso permite às empresas ajustarem suas abordagens e resolverem problemas de forma mais efetiva;
  • Análise de leads: A IA analisa o comportamento dos leads para determinar quais têm maior probabilidade de conversão, permitindo que as equipes de vendas priorizem seus esforços nos leads mais promissores;
  • Recomendações Personalizadas: Algoritmos de IA analisam o histórico de compras e interações dos clientes para fazer recomendações personalizadas, aumentando a taxa de conversão e o valor do carrinho de compras.

A integração da IA no CRM é uma revolução na maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Ela não apenas amplia a capacidade de personalização e eficiência mas também abre novos caminhos para a construção de relações mais profundas e satisfatórias com os consumidores.

Dessa forma, é preciso contar com uma excelente ferramenta de atendimento, que consiga integrar as IAs no CRM de maneira fluida. Saiba mais sobre o Mktzap, solução de chatbots da New Way.

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

O Mktzap é uma solução digital especializada em chatbots e automatização de fluxos que integra canais de atendimento diversos e organiza todas as informações de leads em um só painel. É uma ferramenta eficiente e moderna, personalizada de acordo com as necessidades de cada negócio.

Aproveite todo o potencial da IA no CRM, que vai impulsionar ainda mais o seu negócio com ainda mais proximidade com os leads. Entre em contato com um de nossos especialistas, solicite já uma cotação e se surpreenda com nossos planos.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo