CRM integrado ao WhatsApp: entenda as vantagens e como fazer!

CRM integrado ao WhatsApp: entenda as vantagens e como fazer!

Veja como integrar o CRM ao WhatsApp pode ajudar – e muito! – a otimizar seu relacionamento com seus clientes nesse canal digital. 

Que o mercado tem se digitalizado constantemente não é novidade para ninguém, e cada vez mais clientes buscam se comunicar com negócios através dos canais digitais que eles mais utilizam no dia a dia, e o WhatsApp certamente está entre eles. 

Dessa forma, é de extrema importância otimizar essa ferramenta para manter as informações dos clientes sempre à disposição do time de atendimento, e o CRM integrado ao WhatsApp é essencial para isso.

Uma pesquisa recente desenvolvida pela empresa de pesquisas Opinion Box em parceria com o site de notícias Mobile Time mostra que 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp diariamente para se comunicar com marcas.

Seja para procurar por suporte, buscar um atendimento mais agilizado ou comprar produtos e serviços, vemos nos dia a dia que o aplicativo é um dos meios de comunicação preferido dos brasileiros.

Sendo assim, se você trabalha com canais de atendimento no seu negócio e ainda não considerou integrar o CRM ao WhatsApp, certamente está deixando oportunidades passarem. Mas sempre é tempo de otimizar a gestão de relacionamento com os seus clientes nos canais mais procurados!

O que é um CRM?

Antes de tudo, é importante entender que CRM é um processo de otimização do relacionamento entre cliente e empresa, sendo “Customer Relationship Management” ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente” o significado literal da sigla. 

As principais funções de um CRM são controlar vendas, monitorar prospecções, facilitar processos de criação de propostas e otimizar a comunicação da equipe. Portanto, melhorar cada vez mais o relacionamento entre um negócio e seus clientes. Esse é o foco!

E com o uso de ferramentas de CRM, é possível automatizar processos essenciais no atendimento ao cliente e unificar dados de toda uma base para facilitar e agilizar vendas e suportes. Por isso mesmo, existem CRMs personalizados para diferentes canais de marketing. Dessa forma, visando sempre tornar a gestão de clientes mais assertiva e inteligente.

Não à toa, o CRM integrado ao WhatsApp tem sido um recurso cada vez mais apropriado e buscado. Principalmente por empresas que entendem a importância que esse canal digital tem para o relacionamento entre a comunidade e a marca.

Por que integrar CRM ao WhatsApp? 

Utilizar um CRM integrado ao WhatsApp é a maneira mais eficiente, rápida e vantajosa de se comunicar com os seus clientes. Por isso, esteja presente no dia a dia através desse aplicativo de mensagens tão utilizado pelos brasileiros.

Segundo dados de 2021, existem 120 milhões de contas de brasileiros no WhatsApp, logo é natural o fluxo de os clientes precisarem de suporte ou atendimento e já pensarem no canal WhatsApp. Por isso, seu negócio precisa estar preparado com uma ferramenta de gestão de clientes eficiente e otimizada para esse canal!

Saiba como um CRM é útil no WhatsApp

Com o WhatsApp Business já é possível desfrutar de adaptações da ferramenta necessárias para negócios, como inserção de informações complementares, tabelas de serviços, análise de estatísticas, automatização de mensagens e organização por etiquetas. Mas com um CRM adaptado para a plataforma, é possível muito mais!

A integração de um CRM ao WhatsApp possibilita um sistema gerenciador de clientes ainda mais eficaz, que ajuda a:

  • Organizar as informações dos clientes e leads, unificando em um só lugar histórico de conversas e base de dados;
  • Fidelizar o relacionamento com a base de clientes, proporcionando mais suporte, segurança e rapidez no atendimento;
  • Facilitar o envio de propostas e orçamentos, agilizando negociações e estreitando relacionamentos;
  • Fechar mais vendas, otimizando produtividade e dando um gás no faturamento;
  • Integrar o WhatsApp com outras plataformas e redes sociais, unificando informações de diferentes canais de atendimento;
  • Realizar ações de marketing promocionais, comunicando serviços e produtos do interesse dos seus clientes;
  • Automatizar fluxos de conversa, possibilitando um atendimento mais fluído e personalizado para cada situação.

Entendeu como integrar um CRM ao WhatsApp de uma marca pode otimizar processos e melhorar a qualidade e agilidade dos atendimentos? Então, agora, basta saber como mergulhar nessa otimização. Vamos lá?

Como integrar CRM ao WhatsApp?

Para adaptar o seu negócio a um CRM integrado ao WhatsApp, não é preciso muito conhecimento técnico ou tecnológico, basta encontrar um serviço que reúna tudo o que é preciso para atender a essa demanda de forma inteligente.

É possível, inclusive, desfrutar de ferramentas que oferecem muito mais que apenas um CRM integrado ao WhatsApp, mas sim integrações combinadas com diversos outros canais e mídias sociais, unificando tudo em uma só plataforma.

Pensando nisso, a New Way desenvolveu o Mktzap, uma solução digital pioneira que integra informações e conecta o uso de vários canais digitais em um só painel, como WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat. A ideia é justamente facilitar a comunicação da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes!

Com o Mktzap, dá para automatizar mensagens enviadas a clientes com uma comunicação fluída e humanizada. Nada de mensagens robotizadas ou respostas desconexas! O Mktzap possibilita o uso de chatbots que, através de Inteligência Artificial, cria fluxos e automações que permitem conversar o tempo todo com os seus clientes, sem deixá-los esperando.

Quer saber mais sobre essa solução digital? Faça o download do nosso e-book gratuito e descubra tudo o que você precisa saber sobre o Mktzap!

Além disso, o suporte ao time de vendas e atendimento é super eficiente, uma vez que o Mktzap aumenta a produtividade do trabalho de quem está em contato direto com o cliente. Ele unifica informações e facilita a emissão de relatórios. Assim, dá para gerenciar sempre se baseando em dados e resultados, o que é um super diferencial nos dias de hoje!

Para desfrutar agora mesmo das soluções que o Mktzap garante, entre em contato com um de nossos consultores e agende já um bate-papo com a gente. Oferecemos planos para pequenos, médios e grandes negócios e te ajudamos a crescer de forma inteligente e eficaz. Vamos juntos?

Gostou? Então leia também alguns conteúdos relacionados:

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo