WhatsApp para farmácias: o uso está liberado?
O uso do WhatsApp para farmácias era estritamente proibido. Mas, desde o início deste ano, algumas regras mudaram. Saiba quais são.

Até pouco tempo atrás a política de boas práticas do WhatsApp proibia o uso comercial do aplicativo para a indústria farmacêutica. Inclusive, em 2019 o aplicativo bloqueou cerca de 500 contas desse segmento. Na época, a Anfarmag (Associação de Farmácias de Manipulação) recorreu à justiça mas não houve qualquer avanço.
No entanto, no início de 2021, o WhatsApp alterou algumas de suas políticas e liberou o WhatsApp para farmácias, mas manteve uma série de regras.
Mesmo que muitas pessoas já utilizem o WhatsApp para compras, ainda é proibida a venda de produtos de uso medicinal. Talvez você esteja se perguntando, então, como deve ser o uso do WhatsApp para farmácias.
É exatamente isso que vamos te contar neste artigo. Boa leitura!
Política de boas práticas do WhatsApp
Mas antes de falarmos exatamente sobre isso, queremos que você conheça (ou relembre) o que diz a política comercial sobre o uso do WhatsApp.
Sendo assim, além de não ser permitido a venda de medicamentos no geral, também é proibido:
Dispositivos médicos:
- Acessórios de ginástica e de bem-estar
- Lentes de contato
- Curativos e proteções contra lesões físicas
- Termômetros
- Kits para exames médicos ou doenças
- Bombas de tirar leite materno
- Kits de primeiros socorros.
Produtos para abandono do tabagismo:
- Adesivos de nicotina
- Chiclete de nicotina.
O aplicativo ainda proíbe a venda de drogas recreativas, sujeitas a prescrição médica ou outras drogas:
Portanto, sendo eles:
- Drogas, incluindo maconha e produtos à base de maconha
- Acessórios para uso de drogas, como cachimbos e bongos
- Drogas sujeitas a prescrição médica.
Como as farmácias podem utilizar o WhatsApp?
Um dos principais motivos que levou o WhatsApp a permitir, mesmo que parcialmente, o uso das farmácias, foi a pandemia da covid-19. Afinal, esses estabelecimentos são pontos de apoio fundamentais para o combate do vírus por disponibilizarem testes e algumas até mesmo a vacina.
Por isso, agora é possível o envio de mensagens para:
- Atualizações sobre a elegibilidade da pessoa para tomar vacina no período estipulado pelo governo estadual
- Agendar testes e aplicação da vacina
- Automação de chatbots para perguntas frequentes sobre a covid-19.
Além disso, o WhatsApp pode ser utilizado na relação entre médicos x indústria farmacêutica. Por exemplo, para consulta de medicamentos, solicitação de representantes e amostras grátis.
Já na relação com consumidores: para consulta de bula, posologia, verificação de programas internos de medicamento e dúvidas.
Para saber mais sobre o uso do WhatsApp na área da saúde, leia o caso de sucesso:
Confira os resultados alcançados pela Unimed Bauru com a adoção do MKTZAP
Recommended reading
O que é chatbot? Entenda de vez o conceito e como funciona
Você sabe o que é chatbot? E como ele vem ajudando diversos negócios?Se ainda não tem conhecimento, neste post vamos falar sobre o conceito e como essa tecnologia pode auxiliar seu negócio.
Confira os resultados alcançados pela Unimed Bauru com a adoção do Mktzap
O atendimento automatizado é um fator importante quando o assunto é agilidade e organização. Por isso, a Unimed Bauru adotou o MKTZAP e obteve resultados incríveis. Descubra como!