Vendas por WhatsApp: 7 passos para seu negócio se destacar

Vendas por WhatsApp: 7 passos para seu negócio se destacar

As vendas por WhatsApp estão sendo realizadas por diversas empresas de qualquer tamanho e segmento. Para torná-las ainda mais eficientes, queremos compartilhar 7 passos essenciais para para você ter ainda mais sucesso.

As vendas por WhatsApp têm aumentado cada vez mais, principalmente quando a quarentena, devido à pandemia da covid-19, se instaurou no País. 

 Isso porque, o app é uma ótima ferramenta para essa finalidade, já que permite a troca de mensagens instantâneas, além de grande alcance.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo Croma, o WhatsApp é o aplicativo mais usado entre os brasileiros.

Basta pensar em quantas pessoas você conhece que não o usam para se comunicar. É quase impossível, não é mesmo?

Além da popularidade, as pessoas estão optando por entrar em contato com empresas e realizar compras por meio dele.

Afinal, é muito fácil acessar o app no seu smartphone sem ter qualquer tipo de burocracia e realizar o que estava buscando.

De acordo com a Opinion Box, 55% dos usuários afirmaram já se comunicar com marcas e empresas através do WhatsApp, o que destaca a grande oportunidade da plataforma.

Porém, muitos empreendedores cometem alguns erros na hora de se relacionar com seus clientes, e podem sofrer consequências pelo mau uso.

Como, por exemplo, ter o número banido pelo WhatsApp por enviar mensagens para quem não havia dado autorização ou pelo excesso de mensagens, por exemplo.

A fim de te ajudar, separamos 7 passos essenciais que todo negócio precisa seguir para melhorar o atendimento e aumentar as vendas por WhatsApp.

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1 -Tenha um número só para seu negócio

Essa é a dica básica para você começar a vender por WhatsApp!

Embora pareça óbvio, muitos empreendedores ainda aproveitam o número pessoal para usar no seu negócio.

Pois não faça isso! Além de poder misturar os assuntos, é importante passar seriedade e confiança para seus clientes.

Ter um número separado, também possibilita que você estipule um horário de atendimento – o que facilita para o cliente e para você.

Lembre-se de que, em qualquer situação, nunca misture pessoa física com jurídica, ok?

2- Use lista de transmissão

Um erro que muito empreendedor comete, é criar um grupo dentro do WhatsApp para enviar promoções e conteúdos.

Embora seja interessante para alguns casos específicos, para outros se torna uma ação inconveniente que vai causar incômodo.

Por exemplo, grupos para alunos de um curso tirarem dúvidas ou usuários de uma academia que optaram por vídeoaulas .

Mas, para aqueles estabelecimentos que não vendem serviços para grupos fechados, isso não é recomendado.

Afinal, quem nunca se sentiu irritado com a quantidade de mensagem de um grupo, atire a primeira pedra!

Por isso, se você tem um restaurante, e-commerce ou mesmo loja física que usa delivery, a dica é utilizar listas de transmissão.

O WhatsApp permite enviar mensagens para uma lista de até 256 pessoas, e se você tiver um número maior, basta criar quantas você precisar.

Dessa maneira, o cliente não será inundado de notificações e receberá apenas o conteúdo que você enviar na conversa.

Mas tenha cuidado com a quantidade de promoções, campanhas e conteúdos que você vai mandar. Lembre-se de usar o bom-senso para não perder clientes.

chatbots para PME

3 – Divulgue seu número nas mídias sociais

Divulgação é tudo! Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Por isso, não esqueça de divulgar seu número nas mídias sociais.

Mas, lembre-se que as pessoas precisam autorizar o seu negócio a entrar em contato com elas – caso contrário, como já havíamos falado, você pode ser banido.

Para isso, crie um formulário em que seja solicitado o número de celular da pessoa, e ofereça um brinde.

Por exemplo, você pode dar 10% de desconto no primeiro pedido, assim que a pessoa finalizar a inscrição.

Além disso, as mídias sociais como Instagram e Facebook te ajudam a promover o seu negócio! 

Então, incentive seus clientes a te marcarem nos posts ou usar uma hashtag específica, assim seu negócio ganha autoridade e, consequentemente, consegue vender mais.

4- Seja rápido e direto

O atendimento via WhatsApp precisa ser ágil, já que estamos falando de um aplicativo de mensagens instantâneas.

Isso serve tanto para campanhas enviadas em que o conteúdo precisa ir direto ao ponto para rápida compreensão,  quanto para mensagens recebidas.

No primeiro caso, tente usar frases curtas e objetivas! Isto é, pense em um conteúdo em que a pessoa vai bater o olho e entender o que você está falando.

Já quando você recebe uma mensagem de alguém, não demore para atendê-la! Visto que umas das vantagens do app em relação ao telefone, por exemplo, é evitar esperas.

5- Use templates para ganhar rapidez

Se você tem diversas pessoas cadastradas na sua base de contatos, é interessante desenvolver templates.

É fato que com o uso dessas mensagens prontas, as suas tarefas são otimizadas, já que poderá de dedicar à outras atividades.

Pois, poderá reutilizá-las diversas vezes, ao invés de sempre escrever um conteúdo novo a cada envio!

Afinal, time is money! Certo?

6- Atualize seu cliente sobre status de compra

Com toda a certeza, é muito irritante quando fazemos um pedido, ele atrasa e  não temos notícias do seu paradeiro.

Isso se aplica a qualquer negócio! Seja aqueles que levam alguns dias para seu recebimento, quanto para os que são entregues em questão de minutos ou horas.

Por isso, sempre comunique seu cliente sobre o status do pedido realizado, ainda mais se perceber que ocorrerá algum atraso.

Isso porque é muito frustrante não receber seu produto no prazo combinado. E esse fator é agravado quando não se consegue informações sobre isso.

Então, use o atendimento via WhatsApp para deixar seu cliente sempre atualizado quanto aos prazos e possíveis problemas que possam surgir.

7- Automatize os processos

Essa dica vale ouro, por isso preste muita atenção! A automação do atendimento é o pulo do gato para aumentar as vendas por WhatsApp!

Pois, com auxílio de um chatbot, seu negócio possibilitará que seus clientes façam o autoatendimento.

Isso quer dizer que você conseguirá criar um menu onde as pessoas poderão fazer pedidos e tirar dúvidas de modo simples e rápido.

Por outro lado, seu negócio terá a oportunidade, entre outras coisas, de:

  • Enviar campanhas automáticas
  • Mostrar cardápios e catálogos de produtos
  • Fazer o pedido
  • Disponibilizar o status da compra

Dessa maneira, em um só lugar, é possível gerenciar ferramentas como WhatsApp e Facebook Messenger, de forma organizada e como auxílio de chatbots para vender mais.

Com isso, seus clientes não correrão o risco de ficar esperando para serem atendidos e você não perderá nenhuma oportunidade.

Temos certeza que com todas essas dicas, você garantirá a satisfação dos seus clientes e gerará muito mais vendas por WhatsApp.

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