Chatbots em pequenas empresas: por onde começar?

Chatbots em pequenas empresas: por onde começar?

A adoção de chatbots em pequenas empresas vêm crescendo, devido ao custo cada vez mais acessível. Mas você sabe quais as vantagens para um negócio e como começar essa implementação? Aqui vamos esclarecer tudo!

Quando se fala em novas tecnologias, muitas pessoas já associam a quantias altas de investimento. Isto é, a ideia é que essas soluções só são acessíveis para grandes empresas. Porém, temos uma notícia ótima: a implementação de chatbots em pequenas empresas não é apenas possível como também já é realidade.

De acordo com um estudo da Grand View, até 2025 os bots deverão crescer o segmento global deste tipo de ferramenta deverá crescer a taxas anuais de 24%, somando receita em torno de US$ 1,23 bilhão no período. Isso mostra a franca expansão dos assistentes virtuais em diversas áreas.

Mesmo em empresas pequenas é possível explorar os benefícios dessa tecnologia para ganhar produtividade e escala para crescer o negócio. Afinal, toda tecnologia que automatiza processos, quando bem implementada, representa redução de custos e de mão-de-obra, recursos valiosos para quem ainda é pequeno.  

Pensando em mostrar o quão importante são os chatbots em pequenas empresas, neste texto falaremos:

  • Quais são as vantagens de utilizar chatbots 
  • Onde implementá-los

Leia também: chatbot para WhatsApp: você já está usando?

As conversas por bots estão cada vez mais parecidas com a dos humanos

Em sua essência, os chatbots simulam uma conversa humana por meio de “robôs”. A partir de determinados gatilhos, o bot consegue responder automaticamente, mas também com certa personalização, em diversos canais. 

Por conta disso, é possível que você já tenha se relacionado muitas vezes com um bot, mesmo quando acreditou estar falando com uma pessoa. Isso porque a personalização permite que te chamem pelo nome, enviem emojis e falem com gírias, por exemplo. Se aproximando muito de comportamentos humanos.

atendimento via Whatsapp

Quais são as vantagens de utilizar Chatbots em empresas pequenas? 

Escalabilidade no atendimento 

Conforme aumenta a demanda por atendimento, mais pessoas você precisa contratar para dar conta do volume, certo? Errado! 

Com os chatbots todas as atividades repetitivas e realizadas manualmente, podem se tornar automáticas. Assim, é possível responder diversos clientes ao mesmo tempo – o que aumenta a escalabilidade, sem precisar aumentar sua equipe.

Mais agilidades nas respostas

É fato que o uso de diversos canais para vendas, atendimento e suporte é de extrema importância para empresas de qualquer tamanho. E para responder a todos em um curto espaço de tempo, é impossível sem uma ajudinha tecnológica.

Por isso, utilizar chatbots para atender em canais que exigem agilidade pode tornar as interações muito mais rápidas, evitando filas de espera e clientes insatisfeitos.

Maior número de atendimentos

Utilizando chatbots no atendimento digital, além de ser capaz de dar respostas com maior agilidade, seu time de atendimento também será capaz de recepcionar um número maior de chamados.

Por exemplo, quando estamos falando em vendas, o bot pode mandar automaticamente cardápios e catálogos para o futuro comprador. Além de emitir boletos e fazer o rastreamento do pedido, quando necessário – e tudo isso mais rápido que uma única pessoa fazendo esses processos.

Já no suporte,  contribuem para que sua empresa não tenha gargalos no atendimento, o que ajuda muito na experiência positiva do cliente, algo que falaremos um pouco mais no próximo tópico. 

Melhoria na experiência do cliente

Quem já passou por alguma experiência negativa de atendimento sabe o quanto isso compromete a imagem que se tem a respeito da empresa. 

Despreparo de funcionários, equipe sobrecarregada, tempo de resposta muito longo e mais uma série de outros fatores afetam negativamente a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, podem ser desafios para empresas ainda pequenas. 

Portanto, ao adotar uma tecnologia de chatbot sua empresa garante o padrão de resposta (mantendo o nível de atendimento, sem variações de acordo com o operador), além da velocidade. 

Dessa forma, todos que entrarem em contato podem obter informações/auxílio precisos e dentro de um espaço de tempo muito menor, sem precisar esperar pelo horário comercial de sua empresa. É como ter um assistente virtual que responde pelo negócio. 

Capacidade de análise

Quando não se tem um processo de atendimento maduro, pode ser difícil mensurar resultados ou mesmo tomar decisões com base em análises sobre a performance. 

Por isso, esse é um fator bem importante para empresas pequenas, uma vez que ter dados sobre o atendimento é o que possibilita otimizar processos sem achismos, e sim com base no que seus clientes estão demandando.

Afinal, sem métricas fica difícil acompanhar a evolução do trabalho. 

Onde implementar chatbots em empresas pequenas?

Falamos até aqui sobre os benefícios para que fique mais fácil visualizar em que processos um chatbot pode contribuir dentro de sua empresa. 

Cada negócio tem suas particularidades, mas, pensando em processos básicos da maioria das empresas, podemos sugerir que sua empresa comece adotando a tecnologia de atendimento digital em duas frentes: vendas ou suporte técnico. 

Nas vendas, um exemplo é inserir o chatbot em seu site, como um assistente virtual disponível 24 horas por dia para tirar dúvidas de visitantes e levá-los a algum ponto de conversão. 

Além do site, o chatbot também pode ser implementado em todos os outros canais de conversão de vendas que sua empresa utilizar, como redes sociais, Whatsapp, webchats, entre outros. 

Já para o suporte, o raciocínio é o mesmo, o chatbot deve estar disponível em todos os canais em que sua empresa se disponibiliza a atender o cliente com relação a dúvidas sobre o produto ou serviço prestado. 

A diferença entre as frentes são as perguntas e trilhas configuradas em seu chatbot de acordo com cada assunto de interesse de quem está sendo atendido. 

Para que entenda melhor, temos mais uma grande ajuda para você: Guia de chatbots para PMEs.

Dessa forma, você consegue visualizar na prática todos os benefícios que falamos acima para garantir que se encaixa em seu negócio. 

chatbots para PME


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