Vendas por canais conversacionais: o que são e como fazer?
Faça vendas mais próximas e personalizadas dos clientes. Conheça o que são e como fazer vendas por canais conversacionais e impulsione seu negócio.
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Inicialmente, no cenário dinâmico do mercado moderno, as estratégias de vendas evoluem com muita frequência para atender às crescentes expectativas dos consumidores digitais. Uma tendência significativa que está moldando o futuro do varejo é a ascensão das vendas por canais conversacionais. Conheça mais o que é esse modelo e como utilizá-lo na sua empresa.
O que são vendas por canais conversacionais?
Assim, as vendas por canais conversacionais referem-se à prática de realizar transações comerciais e interagir com os consumidores por meio de plataformas de comunicação interativa. Esses canais incluem WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, Telegram, WebChat, E-mail e SMS.
Por outro lado, ao contrário dos métodos tradicionais, esse modelo coloca a conversa e o relacionamento com o cliente no centro da estratégia de vendas, proporcionando uma experiência mais personalizada e envolvente. Tudo isso contribui para que o consumidor fique mais à vontade, o que vai gerar mais confiança e, consequentemente, um aumento nas vendas.
Ademais, de acordo com uma pesquisa da Juniper Research, espera-se que esse mercado cresça quase sete vezes até 2025, atingindo a impressionante marca de US$ 290 bilhões. Dessa forma, a expectativa é que, cada vez mais, as empresas invistam nesse tipo de modelo para melhorar as vendas.
Conheça mais sobre o e-commerce conversacional e como usar essa abordagem.
E quais as vantagens das vendas por canais conversacionais?
Além disso, com tanta expectativa em cima desse modelo de venda, é evidente que ele ofereça ótimos benefícios para as empresas. Confira algumas dessas vantagens.
Proximidade e personalização
Assim, a capacidade de interagir diretamente com os consumidores cria uma experiência personalizada. Ao entender as necessidades individuais, as empresas podem oferecer recomendações específicas e construir relacionamentos mais significativos;
Aceleração no processo de venda
Por isso, podemos dizer que a resposta instantânea às dúvidas dos clientes reduz o tempo de tomada de decisão. Uma forma de acelerar isso com o uso de chatbots na área comercial, o que vai dar velocidade para as respostas. Dessa maneira, essa agilidade resulta em uma jornada de compra mais eficiente, com aumento nas taxas de conversão;
Construção de confiança
A comunicação constante e transparente contribui para a construção de confiança. Os clientes se sentem mais seguros ao receber informações claras e imediatas sobre produtos, serviços e outros aspectos relacionados à compra;
Maior alcance com vários canais
A capacidade de interagir em diversos canais oferece conveniência ao cliente. Seja por meio de mensagens no WhatsApp, Instagram ou e-mails, as empresas podem alcançar seu público em diferentes plataformas, proporcionando uma presença abrangente.
Para você atingir os objetivos com as vendas por canais conversacionais, é importante ter ferramentas que vão contribuir com o desempenho do seu negócio. Uma excelente opção o Mktzap, solução digital da New Way!
Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way para as vendas por canais conversacionais
A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que reimagina a comunicação e as transações comerciais, proporcionando uma experiência aprimorada tanto para empresas quanto para consumidores. Confira alguns benefícios de usar o Mktzap para as vendas por canais conversacionais:
- Facilidade na Integração: o Mktzap oferece uma integração perfeita com os principais canais conversacionais, como WhatsApp API, Instagram, Facebook Messenger, Telegram, WebChat, E-mail e SMS. Tudo isso organizado em uma tela intuitiva, que simplifica o gerenciamento e a resposta eficaz às consultas dos clientes;
- Automatização Inteligente: além do gerenciamento eficiente, com o Mktzap você conta com recursos de automação inteligente. A configuração de chatbots personalizados para lidar com perguntas comuns não apenas agiliza o processo de compra, mas também libera os seus atendentes humanos para as interações mais complexas;
- Melhor experiência do cliente: já foi dito ao longo do texto que os canais conversacionais melhoram a experiência do cliente. E, com o Mktzap, a interação fica ainda melhor. Já que você pode usar os bots para responderem 24/7, o que reduz filas e gera um contato rápido para os compradores.
Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.
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