Vendas por canais conversacionais: o que são e como fazer?

Vendas por canais conversacionais: o que são e como fazer?

Faça vendas mais próximas e personalizadas dos clientes. Conheça o que são e como fazer vendas por canais conversacionais e impulsione seu negócio.

Inicialmente, no cenário dinâmico do mercado moderno, as estratégias de vendas evoluem com muita frequência para atender às crescentes expectativas dos consumidores digitais. Uma tendência significativa que está moldando o futuro do varejo é a ascensão das vendas por canais conversacionais. Conheça mais o que é esse modelo e como utilizá-lo na sua empresa.

O que são vendas por canais conversacionais?

Assim, as vendas por canais conversacionais referem-se à prática de realizar transações comerciais e interagir com os consumidores por meio de plataformas de comunicação interativa. Esses canais incluem WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, Telegram, WebChat, E-mail e SMS.

Por outro lado, ao contrário dos métodos tradicionais, esse modelo coloca a conversa e o relacionamento com o cliente no centro da estratégia de vendas, proporcionando uma experiência mais personalizada e envolvente. Tudo isso contribui para que o consumidor fique mais à vontade, o que vai gerar mais confiança e, consequentemente, um aumento nas vendas.

Ademais, de acordo com uma pesquisa da Juniper Research, espera-se que esse mercado cresça quase sete vezes até 2025, atingindo a impressionante marca de US$ 290 bilhões. Dessa forma, a expectativa é que, cada vez mais, as empresas invistam nesse tipo de modelo para melhorar as vendas.

Conheça mais sobre o e-commerce conversacional e como usar essa abordagem.

E quais as vantagens das vendas por canais conversacionais?

Além disso, com tanta expectativa em cima desse modelo de venda, é evidente que ele ofereça ótimos benefícios para as empresas. Confira algumas dessas vantagens.

Proximidade e personalização

Assim, a capacidade de interagir diretamente com os consumidores cria uma experiência personalizada. Ao entender as necessidades individuais, as empresas podem oferecer recomendações específicas e construir relacionamentos mais significativos; 

Aceleração no processo de venda

Por isso, podemos dizer que a resposta instantânea às dúvidas dos clientes reduz o tempo de tomada de decisão. Uma forma de acelerar isso com o uso de chatbots na área comercial, o que vai dar velocidade para as respostas. Dessa maneira, essa agilidade resulta em uma jornada de compra mais eficiente, com aumento nas taxas de conversão;

Construção de confiança

A comunicação constante e transparente contribui para a construção de confiança. Os clientes se sentem mais seguros ao receber informações claras e imediatas sobre produtos, serviços e outros aspectos relacionados à compra;

Maior alcance com vários canais

A capacidade de interagir em diversos canais oferece conveniência ao cliente. Seja por meio de mensagens no WhatsApp, Instagram ou e-mails, as empresas podem alcançar seu público em diferentes plataformas, proporcionando uma presença abrangente.

Para você atingir os objetivos com as vendas por canais conversacionais, é importante ter ferramentas que vão contribuir com o desempenho do seu negócio. Uma excelente opção o Mktzap, solução digital da New Way!

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way para as vendas por canais conversacionais

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que reimagina a comunicação e as transações comerciais, proporcionando uma experiência aprimorada tanto para empresas quanto para consumidores. Confira alguns benefícios de usar o Mktzap para as vendas por canais conversacionais:

  • Facilidade na Integração: o Mktzap oferece uma integração perfeita com os principais canais conversacionais, como WhatsApp API, Instagram, Facebook Messenger, Telegram, WebChat, E-mail e SMS. Tudo isso organizado em uma tela intuitiva, que simplifica o gerenciamento e a resposta eficaz às consultas dos clientes;
  • Automatização Inteligente: além do gerenciamento eficiente, com o Mktzap você conta com recursos de automação inteligente. A configuração de chatbots personalizados para lidar com perguntas comuns não apenas agiliza o processo de compra, mas também libera os seus atendentes humanos para as interações mais complexas;
  • Melhor experiência do cliente: já foi dito ao longo do texto que os canais conversacionais melhoram a experiência do cliente. E, com o Mktzap, a interação fica ainda melhor. Já que você pode usar os bots para responderem 24/7, o que reduz filas e gera um contato rápido para os compradores.

Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.

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