Software: o que é e para que serve?

Software: o que é e para que serve?

Um software é um componente importantíssimo para o funcionamento dos aparelhos digitais. Conheça agora o que são esses sistemas.

Muito possivelmente, o aparelho que você está usando para ler este texto agora possui um (ou mais) software(s). Esses sistemas são essenciais para o funcionamento de celulares, computadores e tablets, mas ainda possuem mais funções do que apenas isso. Conheça mais sobre os softwares e como eles são usados no dia a dia.

O que e quais os principais tipos?

De forma geral, o software é um grupo de instruções que devem ser seguidas e executadas por um aparelho eletrônico. Com essa definição, podemos entender que programas, aplicativos, códigos, chatbots, jogos, tudo isso se enquadra como um software, já que delegam os próximos passos a outras máquinas.

Além disso, é importante ressaltar que os softwares possuem tipos diferentes. Na verdade, são vários, mas trouxemos os três principais e alguns exemplos.

Software de programação

Programadores utilizam essa modalidade de software para o desenvolvimento de novos programas. Para isso, são usadas as famosas linguagens de programação, como por exemplo, Java e Python.

Software de sistema

Esses programas são os responsáveis por fazer a comunicação entre o computador e o usuário. Além disso, eles são as bases para que os outros tipos de software possam funcionar, como os de sistema e aplicação. Entre os exemplos temos Windows, macOS, Linux, iOS, Android, por exemplo.

Software de aplicação

Os softwares de aplicação são aqueles mais conhecidos do nosso dia a dia, como os players de vídeo, jogos, editores de texto, chatbots, aplicativos de redes sociais, entre outros. Esses sistemas têm como função realizar diversas funções de uso individual ou coletivo e, por isso, eles precisam ser mais encorpados e com mais preocupação com a segurança.

Qual a diferença entre um software e um hardware?

Agora que você já conhece os principais tipos de software é provável que já entenda bem melhor o que são esses sistemas. Porém, há uma dúvida muito comum com outro componente das máquinas, o hardware.

De uma forma bem simples, o hardware é a parte física de um aparelho. Ou seja, a “carcaça” do computador, fios, telas, tudo isso seria o hardware, enquanto que o seu sistema operacional Windows, por exemplo, o software. Com essa diferença muito bem resolvida, podemos seguir se aprofundando no assunto.

Como criar um software e testá-lo?

Assim, chegou o momento de saber como criar um software. Para se construir esse tipo de sistema, é preciso passar pelo processo desenvolvimento, que ocorre por meio do trabalho de desenvolvedores de software.

Esses profissionais escrevem usando a linguagem de programação (aqueles que falamos no começo, como Java e Python) e linhas de código, com tudo o que será realizado pelas máquinas, por meio das “ordens” de seus respectivos sistemas.

Após seu desenvolvimento, é preciso ver se tudo está funcionando da maneira correta. É aí que entram os testes, veja como eles são feitos.

  • Teste unitário: eles funcionam como se fossem realizados em cada um dos componentes. Ou seja, são feitos em partes isoladas do código;
  • Teste de integração: nesse caso, são feitos em mais de uma parte do código. Há a união de múltiplos componentes para verificar o funcionamento;
  • Teste de ponta a ponta: ele simula a atividade do usuário final para validar todo o tipo de comportamento possível na aplicação.

Como foi possível perceber, os softwares são importantes para o desenvolvimento de diversas tarefas ao longo do dia. Uma das mais comuns dentro de muitas empresas é o atendimento ao cliente. Por isso, contar com um software multicanal pode ser uma excelente possibilidade, ainda mais se ele se integrar a chatbots.

Os chatbots são sistemas que, basicamente, funcionam de dois modos: com diálogos pré-estabelecidos e automatizados ou com o uso de Inteligência Artificial, que aprimora as interações a cada contato.

Com qualquer uma dessas opções, é possível criar e estruturar um excelente chatbot e de modo simples. Para facilitar o seu trabalho, pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

O Mktzap é uma solução digital que se integra a chatbots e automatiza fluxos além de organizar todas as informações em um só painel. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do serviço.

Ademais, o Mktzap é ideal para empresas médias e grandes e possui planos de adesão para públicos variados. Utilize agora mesmo esse excelente software de comunicação digital e melhore o contato com os clientes. Fale agora com um de nossos especialistas e solicite uma cotação.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo