Relacionamento com o cliente: entenda a sua importância
A construção de um bom relacionamento com o cliente é o fator determinante para o sucesso de toda organização. Afinal, foi-se o tempo em que o cliente era tratado de forma informal e visado apenas como uma fonte de lucro.

Diante do cenário atual, investir no relacionamento com o cliente deixou de ser uma opção há muito tempo, e hoje é uma necessidade. Aliás, sem o cultivo de uma boa relação com o público-alvo, é quase que impossível manter o posicionamento de mercado.
Dessa forma, priorizar apenas o departamento operacional e a qualificação dos processos pode ser um grande erro. Claro, não podemos deixar de mencionar que bons produtos e serviços não são o suficiente para conquistar a satisfação da peça chave do seu negócio.
Além disso, com o avanço da internet e o fácil acesso a informação, os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes. Contudo, alguns avaliam preço, outros atendimento e claro, a maioria uma boa experiência de compra.
Pensando em um mercado altamente competitivo, aprimorar o relacionamento com o cliente se tornou fundamental. Por isso, preparamos este post com o intuito de mostrar a você, empreendedor, como construir uma boa relação com os seus clientes. Boa leitura!

Por que o relacionamento com o cliente é importante?
Pode parecer um assunto que apresenta um grau mais amoroso. No entanto, o relacionamento com o cliente é muito importante no âmbito empresarial. Sendo assim, você não pode esquecer disso na hora de atender os seus consumidores fiéis.
Contudo, o relacionamento tem como base a confiança. Por isso, se você demonstra ao seu cliente que ele é importante, que está acompanhando os seus processos de compra, você automaticamente faz com que ele sinta uma admiração genuína para a sua marca.
Com isso, ele vai compartilhar a experiência qualitativa que ele teve com a sua marca no seu ciclo social. Além disso, provavelmente irá realizar manifestações positivas a respeito da empresa nas plataformas digitais.
Por essa razão, é tão importante zelar pelo bom relacionamento com o cliente. Para te auxiliar nessa tarefa, existe uma série de ferramentas que atuam nesse contexto, como os próprios CRMs (Customer Relationship Management).
Outra característica que vale ressaltar é em relação é a geração de novas oportunidades. Afinal, se um cliente avaliar a sua marca de forma positiva, certamente outros consumidores irão confiar nos seus produtos e serviços, gerando novos leads para a empresa.
Como construir uma boa relação com os clientes
Pode parecer que não, mas para construir uma boa relação com o cliente não é necessário grandes investimentos. Na verdade, essa tarefa pede mais atenção, cuidado e cautela com o público-alvo. Além de claro, uma boa gestão de capital humano.
Desse modo, também é importante que a equipe se empenhe nessa missão. Afinal, colaboradores engajados proporcionam resultados melhores e mais significativos independente do departamento, até mesmo na área de corte a laser, por exemplo.
Sendo assim, confira, a seguir, as dicas que separamos para ajudar você a melhorar o relacionamento com os clientes da sua organização. Acompanhe!
1. Crie uma relação de confiança
Confiança é a chave de qualquer relação – mesmo as empresariais. Portanto, é necessário mostrar ao cliente o quanto ele é importante para o desenvolvimento do seu negócio.
O primeiro passo para criar um bom relacionamento é pensar em uma ação estratégica. Em outras palavras, isso significa que você deve ouvir o seu público com atenção, coletar o maior número de informações e estabelecer um contato personalizado.
Com isso, aproveite a coleta de informações para melhorar a performance do seu atendimento. Até porque, ao fazer o cliente se sentir valorizado, você conquista a sua confiança e admiração.
2. Resolva problemas rapidamente
Quando o cliente relatar um problema, assuma a responsabilidade e aja rapidamente: mantenha os colaboradores treinados para oferecer soluções imediatas, significativas e claro, acima de tudo, efetivas.
Ninguém gosta de esperar por uma resposta, não é mesmo? Então, evite solucionar o problema muito tempo depois, não faça promessas que não possa cumprir e não transfira a ligação de setor em setor.
Por exemplo: imagine ligar para falar no departamento comercial e transferirem a sua ligação para o departamento de broca de aço rápido?
Por isso, é fundamental manter uma relação próxima para conseguir identificar os problemas, as necessidades e os desejos com mais rapidez. Além disso, acompanhe as soluções fornecidas para obter feedbacks constantes e periódicos.
3. Invista na fidelização
O investimento em fidelização é bem simples: programas de fidelidade, benefícios e recompensas. Inclusiva, essas são ótimas maneiras de mostrar ao cliente o quanto você cultiva e valoriza esse relacionamento.
Pensando nisso, ofereça promoções exclusivas para os clientes fiéis, recompensas no caso de indicações ou mesmo alguma celebração em datas comemorativas.
Clubes de vantagens e descontos em estabelecimentos são ótimas alternativas para levar o cliente a tão sonhada fidelização.
Por isso, busque parcerias com organizações, até mesmo de segmentos específicos, como o de soleira de mármore, para que seus clientes tenham alguma vantagem em fechar negócio com você.