Processo de compras: o que é e como montar

Processo de compras: o que é e como montar

O processo de compras é o caminho que um cliente percorre até uma compra. Conheça mais sobre esse termo e como montar um ideal para o seu negócio.

Entender o comportamento do consumidor é uma etapa fundamental para quem trabalha com vendas e atendimento ao cliente. Afinal, nos últimos anos, toda essa jornada evoluiu e contar com um bom planejamento pode ser o caminho para o sucesso. Saiba mais sobre o Processo de compras e como montar um para a sua empresa.

O que é Processo de compras?

O Processo de compra é definido como uma jornada que o cliente vai percorrer até comprar um produto ou contratar um serviço. Uma forma de comparar é como subir um prédio, onde cada andar representa uma etapa até chegar ao local que deseja, nesse caso, realizar a compra.

Dessa forma, em cada um desses estágios do processo de compra, é preciso fazer um bom atendimento e uma boa abordagem. Afinal, durante esse caminho, o potencial comprador pode ter ainda mais gosto pelo seu produto ou, simplesmente, perder o interesse. É para evitar isso que o Processo de compras pode ser usado.

Por que criar um Processo de compras?

Entre os motivos para se criar um Processo de compras estão mostrar o potencial do seu produto e fazer um bom contato com os clientes, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Já que qualquer problema, por menor que seja, em alguma das etapas, pode arruinar tudo o que foi construído.

Por isso, quando for montar o Processo de compras para a sua empresa, é preciso fazer um bom planejamento e deixar todas as etapas muito bem organizadas para que nada saia errado. Além disso, você tem de conhecer, de fato, o seu cliente. Afinal, o seu processo deve ser montado com base no comportamento de consumo dele.

Além disso, ao longo do tempo, é possível otimizar etapas para que o processo seja mais curto e objetivo. Isso vai acelerar o atendimento ao cliente e melhorar as vendas pelos seus canais de contato.

Agora que você já entende bem sobre o processo de compra e sua função, chegou a hora de montar um para o seu negócio.

Confira nosso texto sobre Fluxograma de Processos

Como criar um Processo de compras – passo a passo

Basicamente, para montar um Processo de compras, você precisa seguir algumas etapas. Porém, é sempre importante avaliar como cada uma delas vai se enquadrar no seu negócio e no comportamento do seu cliente, para que o planejamento saia como o esperado.

Para facilitar, usaremos um exemplo como se a sua empresa oferecesse cursos de culinária. Vamos ao passo a passo.

Descoberta

Nessa etapa, muitas vezes, o cliente nem quer comprar alguma coisa. Além disso, ele pode nem saber que tem um problema que o seu negócio pode solucionar. Nessa etapa é preciso aparecer e mostrar uma pequena solução para os clientes, mas sem focar muito na sua empresa.

Imagine que alguém está procurando a frigideira ideal para fazer fritar uma carne. Essa pessoa pode cair em alguns dos seus conteúdos e tirar essa dúvida que existia, tendo a chance de ir para outros conteúdos. Por isso, é importante ter um blog bem estruturado para esses futuros consumidores.

É preciso ter materiais ricos, com uma persona bem definida e com as palavras-chave que ela provavelmente vai usar na pesquisa. Nesse primeiro momento, o cliente já está imerso no seu conteúdo e se tornou um lead. E ainda nem falamos sobre a empresa, já que, por enquanto, o foco é o consumidor.

O processo de Reconhecimento

Nessa fase do Processo de compras, a pessoa começa a perceber que possui um problema. Além de ver os conteúdos sobre a frigideira, ela começou a ver materiais sobre temperos, outras panelas e mais técnicas de gastronomia. E, agora, ela vai usar os seus conteúdos, seja por e-mail, nos blogs ou ebook para aprender mais sobre o assunto que está interessada.

Tudo isso vai fazer com que ela entenda que está precisando resolver uma determinada situação e, além disso, que a sua empresa é uma autoridade no assunto. Isso vai ser muito importante quando você fizer uma primeira oferta.

A Consideração

Nesse momento, o lead cogita fazer uma compra. Depois de conhecer algumas das suas qualidades, o futuro cliente percebeu que precisa fazer um curso de culinária para fazer comidas ainda melhores. Ou seja, chegou a hora de mostrar a sua solução, dando destaque nos diferenciais que o seu produto ou serviço oferece.

Muito cuidado nessa etapa, já que o cliente não gosta de se sentir pressionado. A dica é deixá-lo à vontade para que ele não desista, nem vá atrás de outra empresa para finalizar essa jornada.

A Decisão

O cliente já está pronto para fazer a compra, mas com a chegada desse momento de decisão, surge um desafio: ele pode comprar da sua empresa ou de outra. Uma ótima dica é criar uma landing page do seu curso para que o cliente, além de ter a opção de concluir o processo, veja os seus destaques e até mesmo o depoimento de quem já comprou e aprendeu com você.

Atendimento pós-compra

Com a compra concluída, chega uma etapa fundamental: a fidelização. O atendimento pós-compra é essencial para que o cliente continue na sua base, assim como possa fazer indicações para outros futuros compradores.

Uma pesquisa de satisfação ou, até mesmo, oferecer novos cursos, mais avançados ou de confeitaria, por exemplo. Para isso, o seu time de atendimento precisa estar bem preparado para receber as demandas e deixar todos os consumidores com a maior satisfação possível. Confira o nosso ebook sobre guia de atendimento para deixar os contatos ainda melhores.

Uma boa forma de atender a todos e executar bem todas essas etapas é contar com uso de chatbot. Os robôs vão ajudar no processo, principalmente na etapa de contato com os clientes, já que, quando bem configurados, podem realizar conversas objetivas e humanizadas

Para aproveitar melhor essa ferramenta, conte com uma empresa que entende do assunto, como a New Way.

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Com esta solução de atendimento digital com chatbot, você pode unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, deixando o trabalho da sua equipe mais tranquilo e fácil. Dessa maneira, é possível notar agilidade no processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). 

Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Agora, é só montar o seu Processo de compras e aproveitar todos os benefícios que o chatbot oferece. Entre em contato com um de nossos consultores e peça agora a sua cotação.

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