Saiba como uma plataforma de atendimento diminui o tempo de resposta em vendas
Sua empresa está atenta ao tempo de resposta em vendas? Caso ainda não esteja, saiba que essa é uma métrica muito importante para impulsionar os resultados. Entenda como uma plataforma de atendimento pode contribuir nesse processo.
Caso você tenha iniciado essa leitura já se questionando sobre a importância de uma plataforma de atendimento em vendas, temos uma informação para lhe dar. Quanto maior o tempo de resposta a um lead, menor a chance de conversão, segundo estudos.
Por isso, o tempo de resposta em vendas pode modificar os resultados do seu negócio.
Quer descobrir como otimizar essa métrica sem comprometer a produtividade de sua equipe? Confira todas as dicas a seguir sobre como utilizar uma plataforma de atendimento em vendas.
Boa leitura!
O que é tempo de resposta em vendas?
Antes de entender como diminuir o tempo de resposta em vendas, é importante conhecer esse conceito afundo.
Para isso, vamos recapitular um pouco sobre a relação entre os processos de vendas digitais e o funil de conteúdos.
Se você já possui um processo de vendas apoiado em estratégias de marketing digital e conteúdo, sabe que é preciso ter materiais para cada etapa do funil. Esses materiais são a forma de entender o interesse de quem possui o perfil de potencial cliente para o seu negócio.
Entretanto, esses materiais não necessariamente precisam ser conteúdos (ebooks, blogposts, planilhas, etc). Em alguns casos, um formulário de “fale com especialista” pode ser a isca utilizada em seu fundo de funil.
Nesse contexto, as iscas de fundo de funil normalmente são as que representam a “levantada de mão” do possível cliente (lead). Ou seja, sua demonstração explícita de interesse.
Quando isso acontece, é preciso agir rapidamente em resposta ao interesse do lead. Sendo assim, esse intervalo entre a manifestação de interesse do lead e a ação de seu time comercial é o tempo de resposta em vendas.
Ou seja, o tempo de resposta em vendas (ou time response, o termo em inglês) é o tempo que sua empresa leva para responder a uma ação do lead.
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Com isso em mente, entenda como uma plataforma de atendimento pode contribuir nesse processo.
Como uma plataforma de atendimento pode ajudar a diminuí-lo
Como vimos, o tempo de resposta em vendas é o intervalo entre a levantada de mão do lead e o retorno da empresa. Nesse contexto, o retorno dado pode ser um e-mail, uma mensagem, uma ligação, etc. Tudo depende da forma como o lead solicitou esse contato.
Dessa forma, com equipes mais enxutas dedicadas à qualificação, pode ser difícil responder com rapidez a todos os interessados. Por conta disso, algumas empresas acabam tendo um tempo de resposta maior.
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Nesse contexto é que a plataforma de atendimento se encaixa, por ser uma ferramenta que automatiza as rotinas de atendimento. Ou seja, sua equipe não precisará responder manualmente a todos os leads.
Utilizando uma boa plataforma de atendimento omnichannel, algumas tarefas podem ser otimizadas e automatizadas. Dessa forma, sua empresa consegue oferecer um atendimento mais rápido, sem perder qualidade nas interações.
Entenda duas características principais que possibilitam isso:
Centralização das informações de todos os canais na plataforma de atendimento
Imagine a rotina de um vendedor que precisa ficar atento às interações do Facebook Messenger, WhatsApp, Site, e-mail, etc.
Muito provavelmente, essa pessoa não consegue responder a todos imediatamente. Isso porque a gestão de diversos canais não é tão simples quanto parece.
Sendo assim, um dos grandes benefícios de uma plataforma de atendimento omnichannel é integrar as interações de todos os canais, em uma única base. Assim, sua equipe consegue visualizar tudo em um único dashboard.
Portanto, fica mais fácil visualizar todas as interações realizadas pelos leads e compartilhar essas informações com a equipe.
Automatização de rotinas
No processo de qualificação existem tarefas repetitivas que podem ser automatizadas. Já parou para pensar em quantas vezes você disponibiliza sua agenda por dia? Pois é!
Para isso, uma ótima alternativa é o uso de plataformas de atendimento com chatbot. Dessa forma, você poderia criar uma automação para agendamento de reuniões, por exemplo. Ou ainda interagir com o lead com perguntas de qualificação sobre seu perfil, de maneira automatizada.
Dessa forma, quando chegar o momento do contato humano, você já conhece muito melhor seu potencial cliente.
A importância de diminuir o tempo de resposta em vendas
Como vimos até aqui, o tempo de resposta é o intervalo para que um potencial cliente seja atendido por sua empresa. Ou seja, quanto menor esse intervalo, maiores as chances de que o contato realmente se torne uma venda.
Caso contrário, quando se passa muito tempo desde a levantada de mão do lead, as chances de conversão tornam-se muito baixas. Isso porque uma série de fatores podem interferir no interesse do lead nesse meio tempo.
Portanto, a importância de ter um tempo de resposta curto é justamente para que o contato não “esfrie”. Ou seja, que o trabalho de argumentação em vendas se torna muito mais difícil.
Caso isso aconteça, todo o trabalho de levar o lead até aquele ponto se perdeu.
Por isso, agora que já sabe como uma plataforma de atendimento diminui o tempo de resposta em vendas, queremos que conheça o MKTZAP. Automatize os atendimentos de sua equipe de vendas e aumente os resultados!
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