Venda social: como a New Way aplica em seus negócios
A venda social busca tornar as relações com possíveis clientes muito mais dinâmica através das redes sociais. Saiba como!
O que é venda social?
Em tradução literal, social selling significa “venda social”. Esta é uma abordagem comercial em que a empresa interage com possíveis clientes e estreita relações via redes sociais, para assim melhorar a efetividade das vendas.
Esse conceito vai além de simplesmente utilizar as mídias sociais como Instagram, Facebook ou LinkedIn para gerar vendas. O termo “social” reforça justamente a importância da relação entre pessoas aplicada aqui. Ou seja, o enfoque é trabalhar o relacionamento de colaboradores com clientes através desses canais digitais.
Nas mídias sociais, o objetivo inicial é gerar relacionamento e construir conversas com seu público. A conversão, no entanto, é uma consequência – e por isso é preciso enxergar as redes como um canal importante a ser trabalhado.
Em todo caso, a empresa precisa demonstrar uma postura servidora e atenciosa. Assim, quando houver uma brecha, é possível agarrar a oportunidade e transformar aquele prospect em venda. Assim funciona o social selling em ação!
Aplicado na prática, o social selling é o conceito de venda através de indicação, compartilhamento e confiança. Isso agrega ainda mais valor a um produto ou serviço.
A integração entre vendas e marketing nesse processo
Para implementar o social selling na sua estratégia de vendas, é preciso começar estabelecendo uma presença digital de peso nas mídias sociais. O que significa trabalhar marketing de conteúdo nos canais da marca e também preparar vendedores para atuar digitalmente.
Por isso, aqui é primordial que exista um trabalho entre o time de marketing – com conteúdos bem elaborados e estratégicos, unidos ao desempenho e feedback do time de vendas, para melhorias, ajustes e até mesmo a criação de novos materiais.
Nas redes sociais, os vendedores precisam mostrar que são especialistas. Eles precisam de espaço e autonomia para trabalharem com clientes de forma social e não simplesmente visando a conversão. Nisso, o marketing pode ajudar no backstage com a produção de conteúdo base e em seguida, no cuidado com as redes sociais e na análise de resultados em conjunto.
Como a New Way aplica a venda social: evento Conecta
Aqui na New Way a gente quis abordar o social selling e buscou oferecer para os nossos Waylovers um evento interno com quem entende do assunto. Por isso, o Conecta foi ministrado por Marcos Mylius, autor de um dos principais livros sobre o tema: “Social Selling 4.0: Criando Conexões Human To Human Para Engajar E Conquistar Clientes.”
Os principais pontos do evento foram sobre prospecção de clientes, cadência e sequência de contatos, inovação nos contatos, mensagens de valor, importância do storytelling e lista estratégica de pessoas para contato.
E é claro que a gente perguntou para alguns de nossos colaboradores o que eles acharam desse evento inteiro.
Para a Grace Monteiro do time de CS, “Os principais pontos de destaque para a área estão relacionados a inovação nos contatos com os clientes, aos alvos (importância de expandirmos o relacionamento com os diversos tipos e níveis de contato de um cliente). Além da mensagem de valor (melhorar a formulação nos contatos com os clientes, entregando cada vez mais valor a eles)”.
Já para a Patrícia Cavassani do time de vendas, o mais importante foram os detalhes sobre uma abordagem ideal com os clientes, assim como: ” A mudança de mindset em relação à postura e comportamento nas apresentações, em como falar com o cliente. Assim como a visão do quanto o LinkedIn é importante para a nossa área e o quanto pode contribuir” Ainda de acordo com ela, o Conecta
agregou muito conhecimento na parte de prospectar e principalmente de encantar o lead.
Quer saber mais sobre social selling e vendas?
A gente pode te indicar outras leituras importantes para você mergulhar de cabeça na importância de revolucionar o seu processo de vendas. E tudo isso sem sair do nosso blog! Confira a seguir:
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