Instagram comercial: o que é, como fazer e como usar?

Instagram comercial: o que é, como fazer e como usar?

Para quem deseja vender online, usar o Instagram comercial pode ser uma boa. Entenda o que é, como usar e muito mais.

O que é o Instagram comercial?

Primeiramente, o perfil comercial no Instagram (também conhecido como Instagram Business) oferece ao usuário ferramentas diferenciadas que permitem medir os níveis de engajamento e interpretar o perfil da sua persona. Isso ajuda empreendedores a entender seu público e saber em quais estratégias vale a pena investir. 

Ademais, esta rede social traz consigo um certo tom de informalidade e rapidez, que permite o compartilhamento de conteúdos dinâmicos e humanizados que cativam e aproximam o público. 

Conheça vantagens e desvantagens

Em primeiro lugar é preciso enfatizar que as desvantagens são poucas. Entretanto, é preciso fazer um alerta de antemão: ao usar o Instagram comercial, cuidado para não misturar os conteúdos do seu negócio com os conteúdos pessoais! Foco é importante neste momento. 

Todavia, em relação ao que podemos mencionar sobre as vantagens, elas com certeza se aplicam às ferramentas disponíveis para Instagram comercial. Que tal conhecer algumas? Dentre elas, é possível citar:

Imagem ou foto de perfil

A princípio, como o próprio nome diz, este é o espaço reservado para que o usuário possa colocar sua foto. Em perfis pessoais, fotos do dono da conta já bastam. Agora, em perfis comerciais, o ideal é usar o logotipo. Também é possível recorrer a outras alternativas – como o mascote ou o dono da empresa. Evite trocá-lo com frequência para aumentar a fixação da marca.

Bio ou biografia

Popularmente chamada pela abreviação “bio”, esta é a descrição do seu perfil no Instagram. Por isso, quando um visitante chega até a sua página é importante que ele rapidamente compreenda sobre o que é o seu negócio, utilize emojis, separe seus serviços com marcadores e outros recursos visuais. Ademais, é interessante colocar um link da bio. Esse link geralmente unifica os diversos canais de comunicação da empresa.

Loja

O Instagram tem uma parte especial voltada para quem quer vender (e comprar). É a “Loja”. A loja do Instagram permite que um perfil comercial publique produtos ou serviços para venda. Neles, é possível adicionar descrição e preço. É uma funcionalidade que permite unir um e-commerce ou do catálogo de produtos do Facebook da marca ao perfil comercial no Instagram.

O que acha de ir mais a fundo e mergulhar no assunto? Por isso, leia o conteúdo a seguir: Instagram Business: como funciona e como configurar sua conta

Como criar um Instagram comercial

Inicialmente, para configurar sua conta como comercial basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Vá em “Configurações”;
  2. Clique em “Conta”;
  3. Selecione o campo “Mudar para conta profissional”;
  4. Escolha a categoria da sua conta.

Tudo pronto. O usuário logado em uma conta profissional tem acesso a ferramentas diferenciadas. Portanto, essas funcionalidades permitem o uso da rede social com o objetivo de conquistar o cliente ideal.

A criação de uma conta comercial no Instagram ou a modificação de um perfil pessoal para Business é gratuita. Por isso, você pode transitar de uma para a outra sem complicações!

Dicas de como usar o Instagram comercial

Para usar o Instagram comercial, é preciso programar um conteúdo para alimentar sua conta. Isso vai desde as postagens até o que chamamos de “stories”, ou seja, publicações temporárias que expiram em 24 horas.

Além disso, ao fazer uma postagem vendendo determinado produto, é possível inserir fotos e vídeos múltiplos, além de enquetes, figurinhas, marcação de outras contas, localização, uso de hashtags e outros. Também existe no Instagram a funcionalidade “loja”, na qual é possível criar um catálogo online de cada produto com sua respectiva descrição e preço.

Ademais, lembre-se que responder o inbox é uma parte muito importante para um bom atendimento. Por isso, é importante estar sempre de olho nas DMs (direct messages, as mensagens privadas). Entretanto, como é que fica a parte dos comentários? Respostas em enquetes? Isso também exige atenção. Interaja com seu público e se mostre solícito e receptivo.

Assim, responder o cliente com agilidade, cordialidade e simpatia é meio caminho andado para efetuar a compra e deixá-lo satisfeito com o atendimento no Instagram. Mas você não quer se preocupar com o volume de mensagens e deseja ter uma ferramenta de comunicação automatizada para te ajudar nessa missão 24 horas por dia, 7 dias por semana, certo? Ao final do texto, te ensinaremos como.

O Instagram Comercial é pago?

Como mencionado acima, criar uma conta business no Instagram é grátis! Da mesma forma, os recursos disponíveis também são grátis. A não ser, é claro, que o proprietário da conta deseje impulsionar suas publicações através de patrocínios.

Como desfazer uma conta comercial no Instagram?

Do mesmo modo em que se torna uma conta pessoal em conta de Instagram comercial (conforme o passo a passo mencionado acima), também é possível fazer o contrário. Essa modificação, assim como a anterior, não tem custo. Para isso, é preciso seguir o passo a passo: 

  1. Vá em “Configurações”;
  2. Clique em “Conta”;
  3. Selecione o campo “Mudar para conta pessoal”.

Automatize suas mensagens no Instagram comercial

No entanto, como responder todas as suas mensagens de maneira adequada e atender o seu cliente com cordialidade, empatia e agilidade? Conheça o Mktzap, solução digital da New Way que integra comunicação automatizada em tempo integral para canais como Facebook Messenger, WhatsApp, Instagram, Telegram, E-mail, SMS e Chat. Por isso, contrate o Mktzap: a solução digital da New Way que automatiza suas mensagens e melhora o seu serviço de atendimento ao consumidor. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação para o seu negócio.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo