O novo consumidor brasileiro e a adoção de novas tecnologias
Em Março de 2020, uma pesquisa da Nielsen observou um crescimento maior que a média em relação ao novo consumidor brasileiro, ou seja, aqueles que realizaram pela primeira vez uma compra online.
De fato, quarentenas, isolamento social, falta de estoque, datas comemorativas e compras habituais e essenciais são algumas das razões que têm contribuído com o crescimento e novos consumidores brasileiros nos últimos meses.
Conforme pesquisa também examinou-se conjuntos de dados recentes coletados de consumidores de todo o mundo que forneceram insights sobre suas intenções em relação à tecnologia e os revisou juntamente com os desdobramentos das últimas semanas, relacionados ao surto de COVID-19.
Três momentos que podem mudar os horizontes em relação à adoção da tecnologia e impulsionar mudanças nos hábitos de compra.
1. Visitas a lojas com restrições impulsionam os shoppers online
2. A interrupção do fornecimento direciona os consumidores para os fabricantes
3. A ausência de pontos de contato leva os consumidores a replicar a realidade
E são sobre quais são as tecnologias em cada um desses pontos que iremos falar a seguir.
Como se preparar para um futuro tecnologicamente avançado
Embora que as implicações para os consumidores se multiplicam, novos aprendizados para varejistas e fabricantes se tornam evidentes.
Entretanto as opções para o e-commerce estão promovendo uma crescente dependência dos seus serviços entre os compradores online existentes e aqueles que antes hesitavam.
Todavia os obstáculos e barreiras tecnológicas anteriormente percebidos podem já não ser tão complicados, uma vez que a tecnologia se torna uma das únicas alternativas acessíveis ou viáveis para os consumidores.
Bem como muitas empresas de varejo e indústria em todo o mundo podem se beneficiar de uma estratégia mais pró-ativa de e-commerce.
Uma vez que as soluções de atendimento 100% digital e online permitem trocar de informações com mais agilidade garantindo respostas mais rápidas para sanar dúvidas dos clientes online.
Quais estratégias adotar para atender o novo consumidor brasileiro
- Compra online é uma realidade
Globalmente, a adoção das compras online ganhou força graças a melhorias nas tecnologias e confiança do novo consumidor.
Certamente é um movimento familiar em todo o mundo. Em muitos mercados, as categorias de moda, viagens e entretenimento têm sido os precursores para o consumo online.
Assim como as categorias de beleza e cuidados pessoais, à medida que os consumidores se tornaram mais confortáveis e confiantes nas compras online.
- Assinaturas de compras online, já fez a sua?
As empresas Direct-to-consumer (DTC), ou fabricantes.com, têm evoluído a um ritmo acelerado nos últimos anos.
Principalmente impulsionadas por agentes menores, muitas vezes locais, que identificaram segmentos de nicho.
Aliás os serviços de assinatura automatizados oferecem facilidade, conveniência, recompensas personalizadas e preços preferenciais.
- Realidade artificial e virtual (A/VR) tem o potencial de trazer a experiência na loja para suas casas
Apesar de todas as tendências de compras online os consumidores não abandonam as lojas físicas.
Na verdade, muitos consumidores adoram a experiência dela, desde a capacidade de tocar e sentir os produtos até a segurança de saber que o que você vê é o que você recebe.
Visto que pesquisas apontam que mais da metade (51%) dos consumidores globais estão dispostos a experimentar A/VR para avaliar produtos e serviços.
Já imaginou comprar remotamente no conforto de sua própria casa e ter acesso a uma prateleira virtual preenchida com uma seleção de itens com base no seu histórico de compras?
Ou seja, você seleciona e avalia produtos, faz perguntas ao assistente virtual sobre os ingredientes do produto e verifica as avaliações de outras pessoas sobre ele.
Crescimento do novo consumidor brasileiro online
Após o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil, notou-se um crescimento maior do que a média em relação aos novos consumidores brasileiro.
Ou seja, aqueles que realizaram pela primeira vez uma compra online.
Decerto as categorias mais buscadas, destacam-se higiene, limpeza caseira, produtos para bebê e mercearia, que apresentaram um crescimento significativo no período.
Assim como o brasileiro deu os primeiros passos na mudança de hábito também em relação ao trabalho, com a adoção do home office.
Visto que na primeira semana, a maior busca foi por soluções remotas para reuniões, atendimento ao cliente e canal de comunicação com os colaboradores, cujo crescimento foi de 389%.
Uma vez que o e-commerce, que já apresentava um constante crescimento no Brasil, tende a ampliar sua importância durante e após a pandemia COVID-19.
Dessa forma, é fundamental desenhar uma estratégia adequada para o canal, de modo a aproveitar todas as oportunidades que se abrem perante o atual panorama.
Por isso os lojistas também devem estar atentos ao possível aumento da utilização de Serviços de Atendimento.
Sem dúvida os novos consumidores tendem a apresentar mais dúvidas e dificuldades no momento da compra, aumento o fluxo e tempo de espera do atendimento.
Portando, disponibilizar boas estratégias para otimizar o atendimento e reduzir o tempo de espera pode ser o começo da sua mudança para atender os novos consumidores brasileiros.
Uma ótima oportunidade para sua empresa implementar atendimento digital 100% digital e online.