Mídia programática: o que é e como funciona?
A mídia programática é modelo de compra de espaços publicitários na internet de forma automática. Conheça mais sobre essa ferramenta.
Primeiramente precisamos dizer que, como vários setores do mercado, o marketing também evoluiu muito e incorporou diversas tecnologias no dia a dia. Uma delas é a mídia programática que automatiza processos e proporciona resultados muito melhores para as empresas que anunciam na web. Conheça mais sobre essa funcionalidade e como usá-la no dia a dia.
O que é mídia programática
Pode-se dizer que a mídia programática é uma estratégia que, por meio de tecnologias, realiza a compra de publicidade digital de forma prática, automatizada e precisa. Ela oferece uma grande evolução em relação aos métodos anteriores mais manuais.
Ademais, uma das grandes vantagens que esse método oferece é a simplificação dos processos, já que softwares realizam a compra e venda de espaços na internet. E, para aprimorar o processo, usam-se dados durante esse procedimento como informações sobre perfil da audiência por interesses, tráfego e comportamento dos usuários.
E como funciona?
Além disso, as mídias programáticas funcionam por meio das Ad Exchanges, plataformas que conectam as marcas que desejam anunciar aos espaços publicitários. Daí, os donos do site, ou publishers, publicam os espaços disponíveis dentro dessa plataforma.
Em síntese, as empresas interessadas acessam o site para encontrar os espaços ideais para veicular seus anúncios. Além disso, realizam-se leilões, em tempo real, para a compra dos estação negociadas por Custo por Mil impressões (CPM).
Nesse sentido, as demais etapas ocorrem de maneira automática, analisando os dados dos usuários para fazer a seleção correta do público e entregar os anúncios certos para eles. Assim, os gastos são otimizados, já que evitam-se as despesas desnecessárias.
Quais os formatos e seus usos?
Antes de mais nada, existem vários tipos diferentes de mídia programática que você pode aplicar na sua empresa. Conheça os principais formatos e seus usos.
- Anúncio em Display: é o formato mais popular que exibe os banners em sites e aplicativos. Ele é ótimo para quem busca, principalmente, alcance;
- Vídeo: outro formato conhecido são as mídias programáticas em vídeo. Esses anúncios variam entre os que são exibidos dentro de outros vídeos e os que aparecem em páginas na internet;
- Native Ads: o Native Ads os anúncios são exibidos como conteúdo recomendado ou em destaque, oferecendo uma melhor experiência aos usuários;
- Áudio: com a popularização dos podcasts, esse formato ganhou força. Esses spots podem ser usados dentro das plataformas de streaming em músicas e nos próprios podcasts;
- Redes sociais: esse tipo de mídia programática é uma das mais usadas atualmente, já que as ferramentas possibilitam filtrar muito bem os interesses dos usuários. Pode ser usado com estratégias Inbound e Outbound para atrair leads.
Quais as vantagens e desvantagens da mídia programática?
Assim, como qualquer estratégia, a mídia programática também tem os seus prós e contras. Veja abaixo algumas dessas situações:
Vantagens
- Alcance mais preciso do público;
- Uso de dados para melhorar o alcance dos anúncios;
- Otimização dos valores investidos;
- Com o alcance das pessoas certas, o ROI será maior;
- Possibilidade de ajuste da campanha já em andamento.
Desvantagens da mídia programática
- Exibição automática dos anúncios que exige uma boa configuração para não cair em sites que você não tem interesse;
- Para evitar erros nos anúncios, o valor investido em ferramentas acaba sendo um pouco mais alto do que em outros modelos;
- Como a eficiência da mídia programática é grande, há uma disputa muito grande. Por isso, é fundamental fazer um bom trabalho de segmentação e conteúdo.
Ademais, dentro desses prós e contras, é muito importante saber que a mídia programática, como qualquer outro modelo, deve seguir a estratégia e necessidade da empresa.
Além disso, após essas dicas chegou o momento de ter uma plataforma de marketing e vendas no seu negócio. Para facilitar o processo de implementação, você pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!
Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way
Primordialmente, a New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenegr, Telegram, E-mail, SMS e WebChat para você atender melhor, fazer campanhas em massa e vender mais.
O Mktzap é uma solução digital especializada em chatbots e automatização de fluxos que integra canais diversos e organiza todas as informações de leads em um só painel. É uma ferramenta eficiente e moderna, personalizada de acordo com as necessidades de cada negócio.
Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Use a mídia programática para atrair leads e impulsione a sua empresa. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.
Recommended reading
Inbound e Outbound: o que são e quais as diferenças?
Inbound e Outbound Marketing são duas estratégias importantes para gerar leads. Confira a diferença entre cada uma delas. O objetivo de muitas empresas é atrair novos consumidores, afinal, essa é uma das principais formas de vender mais e aumentar o faturamento. Para conquistar novos leads, há várias estratégias, entre elas o Inbound e Outbound marketing.