Mensagens para WhatsApp Business: exemplos e como automatizar?

Mensagens para WhatsApp Business: exemplos e como automatizar?

Saiba o que é e como automatizar mensagens para WhatsApp Business e melhore o seu atendimento.

Oferecer uma ótima experiência no contato com o cliente pode ajudar a aumentar as suas vendas e a fidelizar o público. Ao usar as mensagens para WhatsApp Business é possível, além de tudo isso, deixar o contato mais rápido e dinâmico, evitando filas no atendimento. Saiba mais sobre essa ferramenta de automatização e como usá-la no seu dia a dia.

Por que utilizar mensagens prontas para WhatsApp Business?

Os motivos são muitos, mas podemos trazer dois dados muito relevantes para usar o WhatsApp Business e também utilizar as mensagens pré-programas. Primeiramente, é que segundo o site Statista, mais de 96% dos brasileiros usam a ferramenta para se comunicar, trocar mensagens e fechar negócios diariamente.

Além disso, um estudo da Opinion Box aponta que 76% dos brasileiros já utilizaram o WhatsApp para falar com uma empresa, seja para tirar dúvidas ou para comprar o produto. Isso significa que tem muita gente usando a ferramenta e, por isso, a sua empresa deve estar preparada para atender a todas essas pessoas.

Outros pontos importantes do uso dessas mensagens prontas para WhatsApp Business são:

  • Respostas humanizadas: apesar de usar  mensagens automáticas, você pode trabalhar para deixar o contato mais uma humano com seus clientes;
  • Velocidade no contato: normalmente, o cliente tem pressa, ou seja, quer uma mensagem o mais rápido possível. Por isso, esse canal pode acelerar o diálogo e diminuir filas;
  • Maior taxa de resposta: a abertura de mensagens e de repostas pelo WhatsApp é muito maior do que por outros meios.

Mesmo com tantos benefícios, na hora de aplicar essa funcionalidade, você precisa tomar algumas precauções.

Cuidados ao usar mensagens prontas no WhatsApp Business

É fundamental ter cuidado ao utilizar mensagens prontas, afinal, naquele momento, possivelmente não terá alguém para responder de forma imediata, a mensagem tem de ser precisa.

  • Atenção ao tom: busque deixar a mensagem amistosa e de acordo com o tom da empresa. Além disso, o ideal é que o contato faça com que o cliente se sinta próximo da empresa;
  • Mensagem completa: nesse caso, o cliente não pode ter dúvidas. O contato precisa ser preciso, sem “ruídos”, o que vai garantir uma melhor experiência;
  • Cuidado com o português: erros de português podem estragar o contato. Antes de organizar as conversas, revise bem o conteúdo para não ter problemas.

Como colocar mensagem automática?

Agora que você sabe alguns dos motivos de utilizar esse recurso no dia a dia da sua empresa, confira como configurar as mensagens automáticas no WhatsApp Business. Veja o passo a passo abaixo:

  • Na tela inicial do WhatsApp Business, clique nos “três pontos” no canto superior direito e, em seguida, acesse “Configurações”;
  • Na página seguinte, selecione “Ferramentas comerciais”;
  • Vão aparecer duas opções: “Mensagem de saudação” e “Mensagem de ausência”.

Mensagem de saudação

Para configurar a mensagem de saudação, basta selecionar “Enviar mensagem de saudação”. Em seguida, defina a mensagem e decida quem vai receber em “Destinatários”, e clique em “Salvar” para finalizar.

Mensagem de ausência

Para fazer a configuração, selecione “Enviar mensagem de ausência”. Agora, defina a mensagem e clique em “Ok”. O passo seguinte é escolher se a mensagem deve ser enviada sempre que a função estiver ativa ou em um horário pré-definido por você. Para finalizar, selecione quem deve receber a mensagem em “Destinatários” e clique em “Salvar”.

Exemplos de mensagens prontas para o WhatsApp Business

Como você já sabe como criar e configurar suas mensagens, vamos dar algumas dicas para que o seu contato seja objetivo, criativo e otimizado, além de que prenda a atenção dos seus clientes. Confira nossas sugestões

Mensagem pronta de saudação para WhatsApp Business

Para essa mensagem, apresente a sua empresa e mostre que está disponível para solucionar os problemas do cliente.

Ex:

“Olá, tudo bem?

Muito obrigado por entrar em contato com a [Nome da empresa].

Como podemos ajudar?”

Mensagem pronta de ausência para WhatsApp Business

Como falamos no começo, o WhatsApp causa um senso de urgência e imediatismo, já que muitos clientes querem uma resposta logo. Dessa forma, a mensagem deve informar os horários e avisar que, em breve, a dúvida será respondida.

Ex:

“Oi, muito obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa].

No momento, não estamos disponíveis. O nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Envie sua solicitação abaixo e, assim que possível, retornaremos o seu contato.”

Mensagem pronta para espera de atendimento

No caso de alta demanda, você precisa ter uma mensagem que informe ao cliente que ele precisará aguardar um pouco. Além disso, peça que ele já envie a dúvida para agilizar ainda mais o processo.

Ex:

“Oi, muito obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa].

Em alguns minutos, um dos nossos colaboradores vai realizar o seu atendimento. Para agilizarmos nosso contato, envie sua dúvida que, já já, respondemos”.

Mensagem automática de apresentação 

No próximo passo, você pode deixar uma mensagem para avisar que agora o funcionamento será feito por um integrante da sua equipe de atendimento. Nesse caso, é preciso deixar claro que o contato é feito com uma pessoa, que vai seguir com o procedimento.

Ex:

“Oi, eu me chamo João.

Sou analista de atendimento da [Nome da empresa].

Estou aqui para fazer o seu atendimento.

Para iniciarmos, você pode me dizer seu nome e como eu posso te ajudar.”

Mensagem automática de encerramento 

Para encerrar uma conversa, você também pode utilizar uma mensagem automática. Ela pode agradecer o contato e, além disso, caso a sua empresa tenha, solicitar a avaliação do atendimento.

Ex:

“Muito obrigado pelo contato.

Saiba que, sempre que precisar, pode contar com a gente.

Além disso, peço que você avalie o nosso atendimento.

Assim podemos melhorar cada vez mais”.

Mensagem automática de apresentação para chatbot

É bom também ter uma mensagem para apresentar o seu chatbot. Lembre que é preciso deixar claro para o cliente que ele está conversando com um robô. Esse processo é importante para filtrar a conversa e facilitar o atendimento da sua equipe.

Ex:

“Oi, eu me chamo chatbot.

Sou o assistente virtual da [Nome da empresa].

Estou aqui para fazer o seu atendimento.

Por favor, me fale seu nome e como eu posso te ajudar”.

Vale ressaltar que essas são apenas indicações para você se inspirar e desenvolver as melhores mensagens. Outro ponto importante é que, para melhorar o trabalho do SAC, você pode contar com um software que gerencia a conversa entre robôs e pessoas.

Com uma boa ferramenta e a configuração correta, o chatbot pode simular perfeitamente os diálogos, Dessa forma, muitos clientes, algumas vezes, nem percebem que estão falando com a máquina, já que são conversas humanizadas e fluidas. Uma boa opção é contar com os serviços da New Way!

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