Matriz de Decisão: o que é e principais benefícios

Matriz de Decisão: o que é e principais benefícios

Fazer escolhas faz parte do dia a dia do mundo corporativo. Para facilitar esse trabalho, confira o que é Matriz de Decisão e seus principais benefícios.

O dia a dia de quem empreende ou faz a gestão de uma equipe é baseado em fazer escolhas. Tomar as decisões corretas é essencial, já que ajuda o time a realizar os procedimentos certos para atingir os objetivos. Mas como fazer isso da melhor maneira? Conheça a Matriz de Decisões e suas principais vantagens.

O que é Matriz de Decisão?

A Matriz de Decisão é uma ferramenta que possibilita que você faça uma rápida análise para que as suas decisões sejam feitas de forma estratégica. Ela leva em consideração os diversos fatores envolvidos em determinada situação, para que a escolha seja certeira.

Sendo assim, você pode usar os diversos critérios de avaliação para analisar riscos e oportunidades, além de ser possível definir quais são as opções mais relevantes. Esse modelo ainda ajuda a identificar os pontos fortes e fracos de cada novo projeto ou ação, o que dá mais segurança para o seu próximo passo.

Dessa maneira, você otimiza processos, consegue ter informações importantes para desenvolver o seu planejamento estratégico e organiza o seu time para que o trabalho seja o melhor.

Para que serve a Matriz de Decisão?

A Matriz de Decisão serve, principalmente, para dar mais embasamento para as suas escolhas. Já que será possível fazer a análise correta. Entretanto, é muito importante dizer que a matriz funciona como um guia, não como uma “verdade absoluta”, por isso é preciso analisar bem todos os critérios para aproveitar o que de melhor a ferramenta oferece.

3 benefícios da Matriz de Decisão

São diversas vantagens que você pode aproveitar com a Matriz de Decisão. Confira algumas das principais.

A Matriz de Decisão compara opções semelhantes

Com certeza, durante o seu trabalho, você já passou por essa decisão entre duas opções muito parecidas. A Matriz vai mapear os pontos de cada uma e dar uma visão mais ampla sobre elas. Assim, você poderá comparar bem e decidir de forma mais embasada.

Refinar as opções

Outra situação bastante comum no dia a dia de uma companhia é ter muitas possibilidades de escolha, o que dificulta na hora de tomar uma decisão. Ao usar a Matriz, será mais fácil de entender cada uma das opções, como se encaixam na empresa e todas as possibilidades de sucesso para a nova empreitada.

Dessa forma, você terá dados para fazer uma análise assertiva e levar a sua empresa e equipe pelo caminho correto.

Fazer escolhas precisas

Tomar decisões, normalmente, envolve a sua razão e a emoção. O ideal é encontrar um equilíbrio entre esses dois fatores para que nenhum se sobressaia. Muitas vezes, você pode estar focado em uma ideia, mas que não tem o que é preciso para funcionar. Por outro lado, a melhor opção não é a que mais agrada.

Com o uso da Matriz, vai ser possível juntar esses dois pontos e achar esse balanceamento para que as escolhas sejam tomadas de forma ideal para o crescimento da empresar. 

Agora que você conhece as vantagens, chegou a hora de construir a sua Matriz de Decisão.

Passo a passo para fazer a Matriz de Decisão

Para montar a sua Matriz de Decisão, você precisará seguir alguns passos importantes. Mas antes disso, é importante saber que será necessário definir critérios de avaliação para cada opção. Entre os mais comuns, temos:

  • Impacto: como essa decisão vai impactar no seu negócio, equipe ou vida;
  • Esforço: quanto trabalho e tempo serão necessários para realizar o que foi proposto;
  • Retorno financeiro ou lucratividade: qual é será a lucratividade que essa decisão trará para o seu negócio;
  • Visão: como essa ideia se encaixa no propósito, valores e na missão da companhia.

Esses são os fatores mais usados e que vão ajudar no seu planejamento. Além disso, dependendo da situação, você consegue trabalhar com pesos diferentes para cada questão. Afinal, dependendo da ação, o impacto, por exemplo, pode ser mais importante do que a visão.

Dito isso, vamos ao passo a passo:

1 – Enumere suas opções: na coluna da esquerda, coloque todas as possibilidades e ideias. Se possível, não passe de cinco por matriz;

2 – Preencha as colunas: nas posições referentes aos critérios, insira cada um deles. Faça uma última com “Total”, onde você terá os resultados;

3 – Coloque a pontuação: a hora mais importante, decida qual será o grau de importância de cada critério e ideia. Use uma escala de 1 a 5, do menos ao mais importante;

4 – Faça as contas: some Impacto, Lucratividade e Visão e, em seguida, subtraia de Esforço. Considere como a opção mais viável, aquela que tiver o maior valor. 

Confira um exemplo

A sua empresa precisa melhorar o atendimento para que consiga alavancar as vendas por esses canais e reduzir o tempo de espera dos clientes, para evitar desistências. Entre as opções você pode: dobrar o número de atendentes, aumentar a hora de funcionamento do seu SAC ou contratar um serviço de chatbot.

ImpactoLucratividadeVisãoEsforçoTotal
Dobrar atendentes22343
Aumentar funcionamento32353
Contratar Chatbot555114

Fazendo as contas, é possível ver que a terceira alternativa ficou com 14 pontos, o que faz dela a mais viável. Por falar nisso, contratar um chatbot é uma excelente possibilidade e pode fazer com que você consiga iniciar bem os novos projetos, independente da sua área de atução, após encontrar o caminho pela Matriz de Decisão.

Para que você consiga aproveitar bem todas as facilidades do bot, pode contar com uma empresa especializada no assunto, como a New Way!

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Com esta solução de atendimento digital com chatbot, você pode unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, deixando o trabalho da sua equipe mais tranquilo e fácil. Dessa maneira, é possível notar agilidade no processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui preços de adesão acessíveis para públicos variados. Faça as escolhas corretas com a Matriz de Decisão e aproveite todas as informações para fazer sua empresa cresce com o auxílio do chatbot. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo