Marketing de Relacionamento: você sabe o que é e como aplicar?

Marketing de Relacionamento: você sabe o que é e como aplicar?

27 April 2021

O Marketing de Relacionamento possibilita aumentar a renda da empresa através da fidelização de clientes. Saiba 4 estratégias que o seu negócio pode aderir.

No mundo do empreendedorismo e do marketing, muito se fala sobre estratégias para atrair novos clientes. É claro que é totalmente válido e essencial para o crescimento das empresas.

Mas e para aqueles que já são seus clientes? Você já parou para pensar em formas de fidelizá-los?

Em meio a tanta concorrência com produtos e preços semelhantes, é essencial manter uma relação próxima entre empresa e cliente para se destacar. Dessa forma, o Marketing de Relacionamento surge com estratégias para estreitar esse relacionamento.

Mas o que é Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é bem simples de entender. São ações feitas com frequência pela empresa para manter o cliente próximo. 

Em resumo, são estratégias que buscam criar uma relação afetiva e de confiança para manter os clientes interessados no seu negócio e/ou produto. Ou seja, transformá-los em fãs para que, além de fidelizá-los, possam indicar a sua empresa para outras pessoas.

Mas para que o Marketing de Relacionamento apresente resultados, é preciso conhecer a base de clientes. Desde os seus gostos, datas importantes, entre outros. Afinal, de nada adianta criar mil estratégias se elas não atingem o público correto. 

Também é fundamental conseguir traçar aqueles clientes que mantêm frequência nas compras. Ou que possuem relevância no faturamento final da empresa.

Para isso, ter um banco de dados ou CRM pode auxiliar nesse processo para guardar as informações.

Estratégias de Marketing de Relacionamento

Atendimento eficaz

O atendimento é o primeiro contato do cliente com a sua empresa. E como bem sabemos: a primeira impressão é a que fica.

Além disso, 62% dos consumidores deixaram de fazer uma compra por causa de experiências ruins. E a principal queixa foi justamente o mau atendimento.

Por isso, aposte em metodologias ágeis e treine sua equipe para garantir rapidez e eficiência. Saiba como baixando nosso e-book:

e-book metodologia ágil

Presentes e lembretes

É claro que nem sempre o orçamento permite gastos com itens que não são essenciais para o funcionamento das empresas. Nesse caso, é possível enviar lembretes personalizados sobre o aniversário do cliente

Ou então, um agradecimento pelo tempo em que ele está dentro da sua empresa e aproveitar para oferecer um desconto, por exemplo.

Mas, caso o faturamento permita, em datas como Natal e Ano Novo, podemos pensar em enviar presentes comemorativos. Desde que tenham ligação tanto com a sua empresa quanto com o cliente.

E ainda é provável que a pessoa divulgue o “mimo” recebido nas mídias sociais e ajude a atrair outros compradores.

Programas de fidelidade/indicações

Para criar programas de fidelidade, ou de indicações, é preciso que o perfil do cliente seja bem conhecido.

Sendo assim, defina quais serão as premiações e em quais casos elas vão acontecer. Isto é, criar as regras de participação, qual será o prêmio. Se terá uma pontuação para alcançar ou se instantaneamente irá receber o brinde, entre outros.

Além disso, necessita de um controle rígido para que não haja frustrações nos clientes.

Área de CS

O profissional de Customer Success (CS) deve estar alinhado com as expectativas e necessidades dos clientes. 

Sendo assim, o CS é o ponto focal de contato e que representa a marca. Por isso, deve levar ao cliente soluções em busca do sucesso da sua empresa .

Dessa forma, é um cenário que oferece grandes possibilidades de vender produtos/funcionalidades adicionais

Leia também:

Cliente satisfeito? Confira 6 livros imperdíveis para o Customer Success da sua empresa

Essas são apenas algumas estratégias já desenvolvidas e conhecidas no Marketing de Relacionamento. No entanto, nada impede que a sua empresa desenvolva a sua própria ação com base no perfil de seus clientes.

Para que você saiba como encantá-los ainda mais, deixo um outro e-book para você sobre Customer Experience (CX). Aprenda mais sobre outra área de relacionamento.

caliente satisfeito na pratica

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!