Marketing de relacionamento: o que é e como fazer

Marketing de relacionamento: o que é e como fazer

O marketing de relacionamento é capaz de, além de atrair novos clientes, fidelizar aqueles que já conhecem o seu produto. Entenda melhor a seguir.

Hoje em dia é possível comprar um mesmo produto em diversas lojas diferentes, não é verdade? Com o avanço da tecnologia e o estreitamento das relações sociais na internet, os negócios também começaram a disputar espaço no meio online.

Isso faz com que o marketing (como um todo, não somente no campo do digital!) precise ser cada vez mais embasado e poderoso. Assim, sua empresa consegue chegar mais rápido e de maneira mais eficiente até os clientes. Bom, por isso, surgem também possibilidade e vertentes dentro do marketing que podem ajudar o seu negócio. Conheça a seguir o marketing de relacionamento.

O que é marketing de relacionamento?

Como o próprio nome sugere, o marketing de relacionamento é o responsável por manter uma relação de qualidade entre empresa e consumidor. Ele visa fidelizar os clientes que já conhecem e gostam do seu trabalho! Por mais que isso não pareça importante no primeiro momento, é interessante observar a potência de manter fiel um cliente antigo.

Primeiro, porque ele será um notável propagador da boa reputação da sua marca ou produto. Além disso, nada impede que ele compre outros produtos (ou serviços) seus – ou o mesmo produto mais de uma vez.

Importância do marketing de relacionamento

Assim como dito no início deste conteúdo, é possível observar que a concorrência no campo dos negócios nunca foi fácil! Nos meios digitais, isso se intensifica bastante. Afinal, eles simbolizam uma forma mais simples e muitas vezes mais barata e rápida de chegar até seu público. 

Por isso, é imprescindível não ficar de fora e mostrar para os seus clientes o porquê eles devem te escolher. Mas, antes de implementar o marketing de relacionamento na sua empresa, é crucial que todas as áreas do negócio estejam preocupadas em oferecer um atendimento de qualidade – afinal, ele é um cartão de visitas para que a clientela adquira de fato o seu produto.

Como implementar no meu negócio?

O marketing de relacionamento deve ser implementado, conforme dito acima, em todos os setores da empresa que têm contato direto com o cliente ou com o produto que está sendo comercializado. Assim, é possível conquistar uma sincronia importante e que faz diferença para o consumidor final.

Como você já deve ter notado, a comunicação com os clientes é uma peça-chave neste momento. Por isso, não dá para vacilar neste quesito! E aí, você já pensou em automatizar seus canais de comunicação com os clientes para que eles se sintam satisfeitos? Conheça o Mktzap, solução digital da New Way,

Nós da New Way podemos te dar uma mãozinha nesta missão através da nossa solução digital de comunicação automatizada, o Mktzap. Nossa plataforma integra diversos canais de comunicação, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, e-mail, SMS e WebChat em uma mesma tela, com o auxílio de chatbots.

Assim, é possível reunir – e responder – às interações dos clientes através de um mesmo painel. Isso aprimora e otimiza o trabalho da sua equipe e eleva a satisfação do seu cliente ou lead! Não deixe o seu cliente esperando por respostas, conheça os planos do Mktzap e responda o seu público em tempo integral, com o auxílio de chatbots, 7 dias por semana, 24 horas por dia. 

Saiba mais ao entrar em contato com nosso time de especialistas.

Exemplos de marketing de relacionamento

Agora que você já tem uma ferramenta de solução automatizada, é hora de pôr a mão na massa para as outras etapas do marketing de relacionamento. Que tal contar com alguns exemplos?

Peça feedbacks sempre que possível

É sempre bom saber o que os clientes acharam do seu serviço e se eles têm alguma sugestão para que os processos da sua empresa melhorem. Por isso, adote os feedbacks para a vida!

Esteja presente em diversos canais de comunicação

Só através do Mktzap você estará não só presente, mas também respondendo de forma organizada em 7 canais de comunicação. Observe em quais seus concorrentes costumam atuar e faça parte também. 

Aposte em bonificações

Cartões fidelidade, cupons de desconto e brindes fazem muito sucesso e a fama é justificada. Afinal, quem é que não gosta de ganhar um mimo? Aposte nisso! Na verdade, estas lembranças carinhosas podem ser singelas (sem perder o brilho!) como cartões de aniversário. 

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