O impacto da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente

O impacto da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente

Inteligência Artificial entrega alta disponibilidade, otimização de tempo e inteligência de dados; entenda a diferença que essa tecnologia faz no atendimento ao cliente

A Inteligência Artificial no atendimento ao cliente permite trocar mensagens com marcas com a mesma agilidade com que se conversa com amigos via aplicativos como o WhatsApp.

Essa possibilidade, já apontada como tendência aqui mesmo no blog da New Way, faz brilhar os olhos de boa parte dos consumidores na era digital. Mas como garantir que o seu atendimento tenha a capacidade de interagir dessa forma?

Chatbots que contam com recursos de Inteligência Artificial (IA) são capazes de suprir essa vontade – presente em 9 a cada 10 pessoas que, segundo a Twilio, já preferem entrar em contato com as empresas utilizando apps de mensageria.

Essa opção é consequência natural dos avanços já conquistados no relacionamento digital – e as perspectivas para o futuro são ainda melhores. O estudo “Living in an AI world” (“Vivendo em um mundo de IA”), da KPMG, indica que a IA é uma promessa real que trará benefícios substanciais para clientes e usuários finais.

Mas para chegarmos a esse nível, as empresas precisam se abrir de vez à tecnologia e ficar atentas às melhoras práticas para aumentar as vendas usando o chat online.

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Se o seu negócio ainda não chegou a esse patamar na área de atendimento, vale a pena entender a diferença que a Inteligência Artificial no atendimento ao cliente faz ao automatizar esses diálogos, principalmente nas demandas mais recorrentes.

Esse post procura te ajudar a entender porque só o IA é capaz de realizar milhares de atendimentos simultâneos, de forma imediata e com a agilidade que os internautas exigem. E como os dados extraídos dessa boa prática ajudam o seu negócio a crescer.

A Inteligência Artificial no atendimento ao cliente todos os dias e horários

Hoje em dia o cliente não tem hora para precisar de atendimento. Isso pode acontecer fora do horário comercial, bem cedo pela manhã ou muito tarde noite adentro.

O mesmo vale para o canalutilizado. Não importa se o cliente aciona a marca pelo telefone, pelo SMS,pelo chat online ou pelo WhatsApp. É muito importante contar com um atendimentomulticanal capaz de responder ao consumidor pelo meio que ele – e não a suaempresa – escolher.

Além disso, como garantirque o público tenha seus problemas resolvidos com a mesma atenção e qualidadefora do horário comercial ou sem o apoio do atendimento humano?

O ponto em comum paratodos esses problemas é que nenhum deles é inviável para um assistente virtualdotado de IA e inteligência de dados.

Mas será que essatecnologia serve para o seu negócio e o seu público-alvo? A resposta é sim,pois a flexibilidade e a escalabilidade dos chatbots permitem adaptá-los para companhiasde qualquer porte ou segmento.

Mais agilidade e menos tempo perdido

Já falamos bastante sobreos ganhos que os robôs de atendimento agregam ao substituírem algumas dasatividades mais recorrentes do atendimento – e também aquelas que geralmenteconsomem a maior parte da operação. Entre as principais vantagens está aotimização do tempo que a IA proporciona para a sua equipe.

É claro que tudo dependede como e com qual objetivo os seus clientes mais procuram pela sua empresa. Semetade desses contatos é para solicitar a segunda via do boleto, por exemplo, automatizara resposta a essa demanda – sempre com o apoio de um banco de dados e uma boacapacidade de processamento – sem dúvidas irá agilizar o atendimento.

O mesmo pode acontecercom outras dúvidas objetivas. Endereço, horário de funcionamento, preços eespecificações técnicas de produtos e até histórico e status de pedidos sãooutras funções que também podem ser automatizadas.

É só pensar em todas aspossibilidades da IA nas interações automáticas para se ter uma ideia do quantoos seus colaboradores podem contribuir melhor com a organização como um tudocaso assumam funções mais estratégicas. É importante levar isso em conta sevocê ainda tem dúvidas dos benefícios da automação.

Inteligência que vem dos dados

Não é só com a maiordisponibilidade e com o ganho expressivo de tempo que os chatbots tornam o seuatendimento mais avançado. Na verdade, é na coleta de dados que a automaçãomais se destaca, ajudando o seu negócio a conhecer melhor cada um dos seusclientes.

Com a IA, cada interaçãopermite extrair métricas de todo o processo de relacionamento, incluindo tempomédio de assistência ao consumidor, tópicos mais abordados e dias e horáriosmais recorrentes para diferentes perfis de clientes, entre muitos outrosinsights.

É assim que a IA ajuda afazer com que o atendimento deixe de ser uma área quase indesejada por boaparte dos consumidores para se tornar uma verdadeira fonte de dadosestratégicos. Não dá mais para desprezar o potencial dessa inteligência, já quemuitas dessas informações podem ditar novos rumos e correções de rota na formacomo a sua empresa interage com as pessoas.

A verdade é que orelacionamento com os clientes está entre as áreas mais beneficiadas pelasvantagens competitivas que a Inteligência Artificial pode agregar a um negócio.Quem estiver disposto a experimentar essas inovações certamente largará nafrente e terá mais chances de conquistar a confiança e a fidelidade doconsumidor em tempos de transformação digital.

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