Inteligência Artificial na educação: quais as vantagens?

Inteligência Artificial na educação: quais as vantagens?

Os impactos da transformação digital já são percebidos em diversos aspectos da vida nos dias atuais, e o ensino-aprendizagem vem se beneficiando da tecnologia também. Entenda todas as vantagens da Inteligência Artificial na educação. 

O que você imagina quando ouve falar em Inteligência Artificial (IA)? Se a sua resposta for algo como robôs, saiba que já existem aplicações bem mais próximas de seu cotidiano do que isso, e o uso de Inteligência Artificial na educação é uma delas. 

Por isso, visando gerar diversos benefícios à educação que, atualmente, ainda segue métodos muito tradicionais, a Inteligência Artificial com certeza pode promover modelos mais inclusivos e individualizados de aprendizagem. 

Por isso, se você quer conhecer melhor essa tecnologia e entender sua aplicação na educação, continue a leitura, pois vamos te explicar.  

O que vamos te mostrar neste artigo: 

  • O que é Inteligência Artificial
  • Exemplos de IA aplicada
  • IA na educação: quais as vantagens?

Leia também: Inteligência Artificial: mitos e verdades a descobrir. 

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é uma área da computação que desenvolve dispositivos aptos a simular capacidades humanas relacionadas à inteligência. Ou seja, percepção, raciocínio, tomada de decisões, solução de problemas, etc. 

Portanto, a partir da observação de dados e padrões, a IA consegue, “aprender” e desenvolver sua percepção de ambientes de acordo com o objetivo para o qual foi desenvolvida.

Dessa maneira, o conceito de IA também está bastante relacionado a outras tecnologias, como o Machine Learning. 

Entretanto, ao contrário do que alguns acreditam, a Inteligência Artificial não é uma tecnologia que veio para concorrer com o ser humano em suas habilidades, pelo contrário. 

A partir de sua enorme capacidade de armazenamento e análise de dados, a IA pode contribuir com as atividades humanas em diversas áreas, principalmente no que tange à tomada de decisões estratégicas.

A fim de entender mais ainda sobre Inteligência Artificial, te convidamos a ler este artigo: O que é IA? Saiba tudo sobre essa tecnologia

Exemplos de IA aplicada 

Na prática, a IA pode fazer parte de seu cotidiano mais do que imagina, afinal, gigantes como Google e Apple já utilizam essa tecnologia em diversas de suas soluções. 

Certamente você já ouviu falar da Siri, certo? Ela é uma assistente inteligente já bem conhecida pelos usuários de aparelhos Apple, que também utiliza de IA para aprender os padrões de comportamento de seus usuários. 

Ao mesmo tempo no Android, o correspondente do Google Assistente também faz tarefas surpreendentes e corresponde ao ser acionado por um simples “Ok Google”.

Por exemplo, quer ver essa tecnologia em ação? Deixamos um vídeo bem famoso sobre a IA do Google Assistant em ação.

No vídeo, ela realiza o agendamento de um corte de cabelo para a dona de seu aparelho e interage com um humano de forma extremamente natural: