O que é Inteligência Artificial? Saiba tudo sobre essa tecnologia
Você sabe dizer o que realmente é Inteligência Artificial (IA) e como ela vem ajudando diversos setores da economia e do cotidiano? Aqui vamos falar um pouco sobre isso e como ela pode otimizar diversas atividades do seu negócio.
Você não precisa trabalhar diretamente com tecnologia, mas já ouviu falar sobre Inteligência Artificial. Certo? Mas se você ainda não sabe o que é Inteligência Artificial, mas quer conhecer, aqui é seu lugar!
Afinal, são muitas tecnologias existentes e que estão sendo criadas para melhorar diversos aspectos da nossa vida. Isso tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Basta olhar ao nosso redor – tudo gira em torno da internet, por exemplo.
Mas, uma tecnologia que vem revolucionando é a inteligência Artificial (IA). Além de ganhar cada vez mais relevância, ela já foi comparada com outras grandes revoluções.
Segundo o presidente da Alphabet, Sundar Pichai, “A IA é uma das coisas mais profundas em que estamos trabalhando como humanidade. É mais do que o fogo ou a eletricidade”.
De acordo com dados do IDC, os gastos globais com técnicas de Inteligência Artificial devem ser de quase 98 bilhões de dólares até 2023. O que significa duas vezes o valor gasto em 2019 de 37,5 bilhões.
A fim de compreender melhor o conceito por trás dessa tecnologia e qual a sua importância no nosso dia a dia, neste texto falaremos sobre:
- O que é Inteligência Artificial
- Tecnologias que compõem a IA
- Benefícios da Inteligência Artificial nos negócios
O que é Inteligência Artificial?
De forma resumida a Inteligência Artificial está ligada à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades consideradas inteligentes. Isto é, a habilidade das máquinas em pensarem como seres humanos.
Assim, essa tecnologia pode “aprender sozinha”, por conta de um sistema que analisa grandes volumes de dados. O que possibilita que amplie seus conhecimentos continuamente.
Com isso a nossa capacidade humana é multiplicada pelas máquinas que resolvem problemas práticos, simulam situações etc. Os economistas chamam isso de quarta revolução industrial.
Em suma, a Inteligência Artificial faz parte de uma nova onda de revolução que mistura tecnologia e pessoas.
Desta forma, nos deparamos com uma nova maneira de trabalhar, nos relacionar, compartilhar dados e informações.
Tecnologias que compõem a IA
Como comentamos a IA tem o objetivo de estudar e desenvolver máquinas para realizarem atividade humanas de maneira autônoma. Porém, há algumas tecnologias que despontam dentro da IA ou contribuem para que ela evolua.
Aqui vamos falar um pouco quais são elas!
Machine Learning
O Machine Learning ou Aprendizado de Máquina nada mais é do que a máquina aprender regras por conta própria por meio de dados. Chegando a resultados de maneira autônoma.
Assim, essa tecnologia consegue ir se desenvolvendo ao longo do tempo e se tornando cada vez mais assertiva.Ela é capaz de descobrir padrões e tomar decisões sem interferência humana!
Um exemplo bastante interessante que podemos visualizar no nosso dia a dia do Machine Learning é quando a Netflix faz sugestões de conteúdos para cada usuário. Conforme você assiste (envia dados), o sistema aprende quais seus gostos.
Deep Learning
Deep Learning, ou aprendizado profundo, é uma parte do aprendizado da máquina que envolve algoritmos complexos que imitam a rede neural do cérebro humano. Assim o processo se dá em suas camadas de neurônios matemáticos.
Desta maneira, ela treina máquinas para realizarem atividades como se fossem humanos. Como, por exemplo, identificação de imagens e reconhecimento de voz.
Processamento de Linguagem Natural (PLN)
O PLN utiliza alguns mecanismos do Machine Learning para encontrar padrões em grandes quantidades de dados para reconhecer a linguagem natural.
O intuito é tentar reproduzir processos de desenvolvimento ligados ao funcionamento da linguagem humana. Para isso, emprega softwares, programação e outras soluções.
Dessa maneira, um dos exemplos de sua aplicação é a análise e interpretação de textos, a fim de reconhecer o que os clientes estão buscando, qual o sentimento deles etc.
Benefícios da Inteligência Artificial nos negócios
Redução de custos operacionais
Quando adotamos a Inteligência Artificial nas diversas operações da empresa, é possível identificar falhas que podem estar impactando negativamente as finanças. Desta maneira conseguimos eliminá-las. O que garante reduzir custos e otimizar as operações nas mais diversas frentes.
Escalabilidade
A IA tem alto nível de replicabilidade de processos, já que os sistemas que a compõem são capazes de realizar as mesmas análises muitas vezes. Assim, ela assegura que qualquer fluxo de trabalho torne-se escalável.
Segurança
Hoje diversos sistemas e dispositivos usam o reconhecimento facial e por voz para dar andamento à processos ou acesso à contas. E isso é feito graças a adoção de Inteligência Artificial. O que aumenta a segurança em várias frentes.
Decisões mais assertivas
Com o auxílio da IA as empresas conseguem analisar de maneira mais clara e rápida uma quantidade grande de dados dados. Assim, executivos podem tomar decisões mais assertivas, pois contam com a tecnologia para auxiliá-los.
Atendimento ao cliente otimizado
Com o auxílio de chatbots a IA pode automatizar diversas conversas! Dessa maneira, faz com que atividades repetitivas e manuais sejam feitas em um curto espaço de tempo.
Além de conversas ativamente com clientes e resolvendo problemas sem a interferência humana.
Saber o que é Inteligência Artificial é o primeiro passo para identificar como essa tecnologia disruptiva pode transformar diversas áreas da sua empresa.
Afinal, grande parte dos processos podem ser otimizados, dependendo do objetivo que você queira atingir.
Por isso, se você se interessou pelo tema, te convidamos a entender melhor também os chatbots, que estão revolucionando a comunicação das empresas com seus clientes e funcionários! Baixe nosso e-book grátis!
Recommended reading
Entenda as vantagens dos chatbots para a escalabilidade do seu atendimento
Seu negócio cresceu e você precisa lidar com a maior procura por atendimento? Saiba por que o uso de chatbots é a solução mais indicada para torná-la escalável. Com certeza uma das maiores preocupações quanto ao atendimento é o gerenciamento da demanda. E umas das soluções mais usadas por negócios de todos os segmentos são
O que é chatbot? Entenda de vez o conceito e como funciona
Você sabe o que é chatbot? E como ele vem ajudando diversos negócios?Se ainda não tem conhecimento, neste post vamos falar sobre o conceito e como essa tecnologia pode auxiliar seu negócio.