Experiência do usuário no seu e-commerce: como melhorar?

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Experiência do usuário no seu e-commerce: como melhorar?

Oferecer uma boa experiência ao usuário no seu e-commerce pode ser decisivo na hora de fechar a venda. Confira as dicas para conquistar mais clientes!

Em 2021, o e-commerce teve um crescimento de 48,41% no Brasil. Só no mês de novembro o comércio online representou 17,9% das vendas varejistas no país. Dessa forma, há um recorde histórico quando observamos o período desde janeiro de 2018, quando as vendas online eram de 4,7%.

Esses dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, levantados em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, confirmam o bom retorno que o e-commerce tem gerado aos empreendedores e empreendedoras que têm investido nesse modelo. 

Diante desses ótimos resultados, o número de empresas investindo no comércio eletrônico aumenta e, com isso, a concorrência também. Então, cada vez mais as empresas precisam buscar formas de ganharem destaque e se diferenciarem dos concorrentes.

Uma das maneiras de conseguir esse diferencial é oferecer aos possíveis clientes, uma boa experiência no e-commerce. Então, para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para você melhorar a experiência do usuário do seu e-commerce e conquistar mais vendas. 

Experiência do usuário não é apenas sobre beleza

Talvez ao pesquisar sobre experiência do usuário você encontre muitas dicas relacionadas ao visual de uma loja virtual. A aparência de um e-commerce é sim importante, mas não adianta ser apenas bonito e não ser fácil de usar. 

Hoje, mais do que nunca, precisamos pensar em sites que facilitem a vida de quem está acessando. Principalmente, temos de cuidar com muito carinho da versão mobile do site, isso porque 58% da população brasileira acessa a internet exclusivamente pelo celular.

Imagina que você está com seu celular procurando por um determinado produto, você faz uma busca no Google e encontra o anúncio que chama a sua atenção. Mas assim que você clica para visitar a loja, a página demora para carregar e depois que ela termina de carregar as imagens e os botões estão muito grandes e você precisa dar zoom para ver melhor. Muito chato, né? A chance de você desistir de continuar navegando por essa loja virtual é muito grande. 

Sendo assim, ao criar um site, independente da sua finalidade, além de bonito, ele precisa ser fácil de usar e ser mobile first.

Fatores que influenciam na experiência do usuário

Além de ser fácil de usar e mobile first, existem outros fatores que influenciam na experiência do usuário em seu e-commerce. Confira quais são:

Visual

Como já comentamos, focar só na beleza não é suficiente, mas mesmo assim, o visual de um e-commerce continua sendo um aspecto bem importante. Afinal de contas, a primeira impressão é a fica! Por isso, na hora de criar sua loja virtual dedique tempo no design e nas escolhas visuais, lembre-se de manter uma identidade visual sempre concisa. 

Acessibilidade

A acessibilidade tem relação com o que comentamos sobre ser fácil de usar. Ela é importante para completar a parte visual, afinal, de nada vale um visual bonito se a loja virtual não for fácil de navegar.

Utilidade

Além de bonito e fácil, é fundamental que o seu e-commerce seja útil! Isso mesmo, a experiência deve ser muito funcional.

Mas o que seria um e-commerce funcional? Imagina você querer ver detalhes sobre o tamanho de um produto e não ter, ou até mesmo, querer o número de contato, mas a loja não disponibiliza. 

Oferecer essas informações é ser útil! Você precisa oferecer ao usuário as informações que ele está buscando.

Intuitividade

Um e-commerce intuitivo é aquele que apresenta as informações importantes em destaque e leva a atenção dos usuários para os lugares corretos na página.

Por isso, no caso de uma loja virtual, informações importantes podem ser: preço, formas de pagamento, descrição do produto, imagens do produto e CTA para conclusão da compra. 

Conteúdo

Chegamos a cereja do bolo! Caprichar em todos os outros fatores e investir menos esforços na hora de produzir um conteúdo pode deixar seu e-commerce sem um diferencial.

Quando falamos em conteúdo para e-commerce estamos nos referindo a tudo aquilo que o usuário tem contato. Banners, imagens dos produtos, descrição, política de trocas, formas de pagamento, e por aí vai…

Então, não se esqueça, todos os detalhes são importantes quando o assunto é experiência do usuário.

Dicas para melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce

Além de todos os fatores que listamos até aqui, agora vamos apresentar algumas dicas práticas para você colocar a mão na massa e melhorar a experiência dos usuários na sua loja virtual. 

Analise a concorrência

Uma boa forma de ver as tendências e conhecer as boas práticas é navegando pelos sites dos seus concorrentes. Para começar, veja como as informações estão sendo apresentadas, quais CTAs estão sendo utilizados, quais tipos de imagens são usadas, etc.

A ideia não é copiar, mas sim ficar por dentro do que está acontecendo no segmento,  trazer boas inspirações e tendências para sua loja virtual

Uma outra dica interessante é visitar os sites dos grandes players do mercado, por mais que não sejam concorrentes diretos e muitas vezes nem do mesmo segmento, são ótimas fontes de referências. 

Utilize ferramentas de análise

Para melhorar é preciso saber o que não está dando certo. Nessa hora existem algumas ferramentas que podem te ajudar a analisar a performance do seu e-commerce e entender se o seu site está oferecendo uma boa experiência, ou não.

Uma delas é o Lighthouse, uma ferramenta gratuita do Google que simula diversas situações que podem afetar a experiência do usuário na sua loja virtual. O Lighthouse realiza uma série de testes em uma determinada página e gera um relatório sobre o desempenho.

Você pode usar o Lighthouse a partir de uma extensão no Google Chrome.

Outra forma de analisar a experiência é através do Google Analytics, mais uma ferramenta gratuita do Google, que apresenta todas as métricas relacionadas ao desempenho de um site. 

O Google Analytics apresenta várias métricas, mas pensando na experiência em um e-commerce, é interessante acompanhar o tempo de permanência em uma página, a taxa de rejeição e as páginas por sessão. 

Ouça seus clientes

Além de olhar para os dados, saber a opinião dos seus clientes é fundamental. Então, faça pesquisas! Pergunte, peça feedback, descubra os motivos para os carrinhos abandonados, entenda se existe alguma dificuldade para encontrar produtos, etc.

Colocando isso em prática e ouvindo seus clientes, você vai descobrir informações que muitas vezes as ferramentas sozinhas não apresentam.

Faça testes!

Teste! E teste muito! Reúna as informações que você levantou a partir das ferramentas de análise e dos seus clientes para fazer experimentos. Os testes são a base do marketing digital e das vendas. 

Mas é importante ter paciência! Não adianta querer mudar tudo de uma vez, porque assim você não vai saber o que está dando certo. Então, faça pequenos testes. Por exemplo, mude o texto de um banner ou de um botão, deixe um período de pelo menos 15 dias e depois veja o resultado. 

Com conhecimento, dedicação e paciência certamente você vai conseguir melhorar a experiência dos usuários no seu e-commerce.

Conte com uma boa plataforma de e-commerce

Para finalizar, é super importante contar com uma plataforma de e-commerce que te ofereça os recursos certos e disponibilize as integrações com as ferramentas necessárias.

A Loja Integrada, é uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, que permite a criação de lojas virtuais de um jeito fácil e com toda a estrutura que você precisa. Além de contar com toda a tecnologia ao seu favor, na Loja Integrada é possível começar de graça e só assinar um plano se você realmente gostar!

Ou seja, você pode criar sua loja virtual de graça, testar o tempo que for necessário, assinar um plano só quando fizer sentido pro seu negócio e, o melhor de tudo, não pagar comissão por vendas

Então, se você ainda não tem um e-commerce, ou até mesmo está pensando em migrar de plataforma, chegou a sua oportunidade: crie sua loja virtual grátis!

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