Estratégias de multicanal para e-commerce

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Estratégias de multicanal para e-commerce

Para desenvolver uma consistente estratégia multicanal, sua empresa precisa marcar presença em diversos lugares, especialmente aqueles em que seu público-alvo está, seja no Facebook, Instagram, Pinterest ou até mesmo no YouTube. Esses são  os principais canais para você se manter em equilíbrio com a concorrência, mas se quer sair na frente é preciso muito mais que isso. Veja abaixo exemplos de empresas que fugiram do usual e conseguiram uma repercussão extremamente satisfatória.

First Direct

Para ressaltar a transparência do seu negócio, o banco First Direct elaborou uma campanha que envolveu a visualização da sua marca a partir das mídias sociais, mas, ao contrário do habitual, exibiu tanto os comentários positivos quanto os negativos.

Para isso, a empresa criou um microsite em que mostrou dados recolhidos do Twitter, Facebook e Money Saving Expert. O objetivo era atingir os passageiros de uma estação de Londres, de modo que os dados fossem visualizados através de uma variedade de formatos digitais, incluindo projeções em linhas de Metrô, grandes telas em 26 importantes estações de rede ferroviária e paineis digitais em escadas rolantes e telas de LCD.

Estratégias de multicanal - cases

A First Direct lançou uma série de anúncios de resposta direta e da marca através de uma quantidade significativa de mídia digital. As mensagens da campanha foram atualizadas em uma base diária e incorporadas ao vivo às visualizações de dados do microsite.

A campanha também incentivou o engajamento, convidando os visitantes a comentarem o blog da marca. Esses comentários foram alimentados em displays visuais e em seguida postados em outros sites. A ação ganhou repercussão na imprensa.

Marks & Spencer

Através da utilização de quiosques e iPads na loja, a rede Marks & Spencer introduziu um conceito sell-by-sample, permitindo que os clientes vissem todas as peças da marca mesmo estando nas lojas menores da rede.

As amostras do produto foram introduzidas por aplicações interativas em tela grande. Dessa forma, os clientes conheceram as últimas tendências de moda, puderam construir looks de roupas e até mesmo aplicar cenários ao fundo das imagens enquanto eram instruídos por consultores. A iniciativa teve como objetivo aumentar a notoriedade da marca.

Antes do lançamento dessa campanha, a Marks & Spencer realizou testes extensivos para medir as necessidades e familiaridade dos seus clientes com tecnologias diferentes.

Estratégias de multichannel - exemplos de cases

O quiosque foi um dos primeiros grandes formatos de aplicações de tela sensível ao toque, o que permitiu aos clientes concluírem as compras por meio delas, assim como navegar através de todo os catálogos da marca.

Os clientes também puderam ver detalhes completos dos produtos em imagens interativas e descobrir a disponibilidade de estoque. Consultores de estilo foram equipados com iPads, o que proporcionou a mesma tecnologia e digitalização virtual que o quiosque, mas com mais mobilidade, além de ser uma alternativa às pessoas menos interessadas em autoatendimento. As reações dos clientes ao conceito foram extremamente positivas.

Topshop

Para a campanha da Topshop “Wish you were at Topshop” (Queremos você na Topshop) foi utilizado como espaço online o Instagram e a tecnologia iPad na loja.

Os objetivos da campanha foram:

  • Envolver os clientes na loja, oferecendo uma experiência emocionante.
  • Aumentar o número de clientes e envolvimento dos clientes potenciais no Facebook.
  • Aumentar o conteúdo (especialmente imagens) nas páginas da Topshop no Facebook e no Instagram.
  • Usar a tecnologia de mídia social de uma maneira nova e envolvente.

As imagens dos clientes foram capturadas por um iPad definindo um filtro do Instagram.

Estratégias de multichannel - exemplos de estratégias

Depois de escolher um estilo livre e ter uma sessão de maquiagem, os clientes foram convidados a criar um cartão digital para usar e compartilhar as fotos no Instagram, no Facebook e em uma galeria online da Topshop.

A campanha ajudou a criar um ambiente interativo na loja e a estimular visitas, já que muitas pessoas passaram a twittar, divulgar a campanha em blogs e postar no Facebook. Os resultados foram:

  • Cobertura da campanha “Wish you were at topshop” feita por 640 blogs, dando um alcance potencial de 1,3 milhões de visualizações.
  • Aumento na página da Topshop no Facebook, assim como mais de 2 mil comentários.
  • A campanha também ajudou a gerar o valor de um ano de atividade por conta de Facebook da Topshop em apenas quatro dias.
  • O alcance total para a campanha ultrapassou 7,5 milhões.
  • 2.595 imagens originais foram criadas no Instagram.

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