Sua empresa é multicanal?

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Sua empresa é multicanal?

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As empresas, principalmente quem atua no varejo, já sabem que hoje o consumidor é multicanal, ou seja, compra em diversos canais no momento que for mais conveniente para ele e pode cruzar compras virtuais e físicas.

Muitos empreendedores começam os seus negócios com a preocupação de lucrar em curto prazo. De olho nos custos, encargos, estoque, manutenção e treinamento da equipe eles, muitas vezes, não possuem uma estratégia clara para a expansão do negócio.

Mais do que isso, hoje uma empresa tem que estar preparada para atender seu cliente na velocidade e na forma que ele deseja e não mais olhando somente para o seu próprio umbigo.

Quando uma empresa já está há algum tempo no mercado, com um número estável de clientes, se torna cada vez mais difícil continuar crescendo sem ampliar sua cobertura de mercado.

Neste momento, a saída é diversificar sua atuação para atingir e conquistar novos clientes.

Oferecer novos canais de vendas para a comercialização do seu produto ou serviço, não só é uma necessidade do cliente, como também é uma excelente estratégia para alcançar e atrair novos consumidores que possuem hábitos de compra diferentes daqueles que já conhecem a sua marca.

Uma estratégia de canais bem estruturada permite que o cliente compre onde estiver e da forma que preferir, aumentando as suas oportunidades de venda.

Você pode, por exemplo, desenvolver um e-commerce para sua loja física. Ou oferecer o seu produto em lojas multimarcas nas regiões em que não seria tão vantajoso abrir uma loja própria.

Distribuidores, força de vendas própria, representantes comerciais, loja multimarcas, loja exclusiva, e-commerce, venda porta a porta, o leque de canais de venda para atender o cliente é grande.

Por isso, é imprescindível que você conheça a fundo o seu público-alvo e estude os seus hábitos de compra, para definir qual o melhor mix de canais para a sua empresa.

Uma estratégia de canais bem afinada minimiza conflitos e aumenta a sua cobertura de mercado, conquistando novos clientes e fidelizando aqueles que sua empresa já possui.

Independente de quais sejam os canais escolhidos, procure disseminá-los com o DNA da sua marca, de modo que a experiência de consumo oferecida ao cliente em cada um deles seja consistente e coerente com os seus valores.

Lembre-se, os clientes não compram ou se relacionam com os seus canais de vendas e sim com a sua marca. Bons negócios!

 

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