Empreendedorismo feminino: saiba como ter sucesso no seu negócio
O empreendedorismo feminino ganha cada vez mais espaço no mercado. Você sabe como destacar o seu negócio nesse meio?

Começar no mundo do empreendedorismo por si só não é uma tarefa fácil. Portanto, devido a tamanha desigualdade de gênero que enfrentamos, o empreendedorismo feminino é ainda mais difícil.
De acordo com um estudo feito pela MindMiners, as mulheres representam apenas 41% dos empreendedores brasileiros, embora elas sejam maioria na composição demográfica do país.
Além disso, de acordo com o IBGE, 40,9% das mulheres são também chefes de família. Ou seja, enfrentam uma jornada dupla de trabalho: em casa e no negócio.
Mesmo diante das dificuldades, o cenário é positivo. O empreendedorismo feminino no mundo cresce a cada ano. A abertura de empresas por mulheres aumentou 7% de 2016 a 2019, segundo dados levantados pela Deloitte.
Sendo assim, separamos algumas dicas para que o seu negócio se destaque em meio a tantas novas empresas.
Vamos lá!
Dicas para se destacar no empreendedorismo feminino
Estude o mercado
O primeiro passo para garantir o sucesso de todos os novos negócios é conhecer o mercado da sua empresa. Por isso, faça uma análise dos concorrentes da sua cidade e de regiões próximas.
Por exemplo, para isso, você pode utilizar a Análise SWOT. Isto é, identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Tanto da sua empresa quanto de outras do mesmo segmento.
Estruture o atendimento ao cliente
De acordo com Opinion Box, 82% dos consumidores já deixaram de comprar de uma marca devido a uma experiência ruim.
Sendo assim, agora que você já sabe disso, coloque como prioridade estudar para estruturar essa área. Para começar, que tal baixar o e-book sobre agilidade em equipes de atendimento? Afinal, nada melhor do que resolver os nossos problemas de forma rápida!

Marque presença nas redes sociais
As redes sociais são estratégias essenciais para divulgar a sua marca e o(s) seu(s) produto(s). Por isso, estude quais são as mais adequadas para o seu público e invista em conteúdo.
Por exemplo, publique fotos com qualidade e em boa iluminação e faça sorteios, se possível. Mas lembre-se: nunca deixe-os sem respostas em caso de dúvidas ou reclamações! Portanto, fique atenta às interações para não perder o timing da pergunta.
Recomendamos a leitura:
6 dicas fáceis de como fazer vendas pela internet usando as mídias sociais
Use as tecnologias a seu favor
Para que você consiga organizar todos os processos, contrate softwares que possam facilitar o seu trabalho.
Dessa forma, uma dica importante é o uso das plataformas de atendimento. Ou seja, elas unificam os atendimentos de diferentes canais de comunicação em um único painel.
Além disso, disponibilizam o uso dos chatbots para diminuir o tempo de espera dos seus clientes por uma resposta de forma automática. Consequentemente, permite que você tenha mais tempo para outras tarefas.
Participe de rodas de debate
Assim como o empreendedorismo feminino, o número de eventos sobre o tema também também está em alta. Por isso, acompanhe empresas como o Sebrae, por exemplo, que oferecem cursos e capacitações da área.
Além disso, existem diversos fóruns pela internet feitos por mulheres para trocar conhecimentos sobre empreendedorismo e fortalecer umas às outras!
Para finalizar, tenho uma dica extra! Para que você ofereça a melhor experiência aos seus clientes, baixe esse outro e-book para encantá-los ainda mais!

Recommended reading
6 dicas fáceis de como fazer vendas pela internet usando as mídias sociais
Não basta sua marca estar apenas presente nas mídias sociais, é preciso de planejamento para alcançar suas metas. Por isso, separamos 6 dicas fáceis de como fazer vendas pela internet e se destacar em meio a concorrência. As redes sociais se tornaram canais bastante estratégicos para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Seja para
Robô com inteligência Artificial: descubra por que usar no seu negócio
Robô com inteligência artificial parece algo muito distante da realidade de sua empresa? Então você não pode deixar de conferir o conteúdo abaixo para usar essa tecnologia em seu negócio.