Empreendedorismo feminino: saiba como ter sucesso no seu negócio

Empreendedorismo feminino: saiba como ter sucesso no seu negócio

O empreendedorismo feminino ganha cada vez mais espaço no mercado. Você sabe como destacar o seu negócio nesse meio?

Começar no mundo do empreendedorismo por si só não é uma tarefa fácil. Portanto, devido a tamanha desigualdade de gênero que enfrentamos, o empreendedorismo feminino é ainda mais difícil.

De acordo com um estudo feito pela MindMiners, as mulheres representam apenas 41% dos empreendedores brasileiros, embora elas sejam maioria na composição demográfica do país.

Além disso, de acordo com o IBGE, 40,9% das mulheres são também chefes de família. Ou seja, enfrentam uma jornada dupla de trabalho: em casa e no negócio.

Mesmo diante das dificuldades, o cenário é positivo. O empreendedorismo feminino no mundo cresce a cada ano. A abertura de empresas por mulheres aumentou 7% de 2016 a 2019, segundo dados levantados pela Deloitte.

Sendo assim, separamos algumas dicas para que o seu negócio se destaque em meio a tantas novas empresas.

Vamos lá!

Dicas para se destacar no empreendedorismo feminino

Estude o mercado

O primeiro passo para garantir o sucesso de todos os novos negócios é conhecer o mercado da sua empresa. Por isso, faça uma análise dos concorrentes da sua cidade e de regiões próximas. 

Por exemplo, para isso, você pode utilizar a Análise SWOT. Isto é, identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Tanto da sua empresa quanto de outras do mesmo segmento.

Estruture o atendimento ao cliente

De acordo com Opinion Box, 82% dos consumidores já deixaram de comprar de uma marca devido a uma experiência ruim.

Sendo assim, agora que você já sabe disso, coloque como prioridade estudar para estruturar essa área. Para começar, que tal baixar o e-book sobre agilidade em equipes de atendimento? Afinal, nada melhor do que resolver os nossos problemas de forma rápida!

e-book metodologia ágil

Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são estratégias essenciais para divulgar a sua marca e o(s) seu(s) produto(s). Por isso, estude quais são as mais adequadas para o seu público e invista em conteúdo.

Por exemplo, publique fotos com qualidade e em boa iluminação e faça sorteios, se possível. Mas lembre-se: nunca deixe-os sem respostas em caso de dúvidas ou reclamações! Portanto, fique atenta às interações para não perder o timing da pergunta.

Recomendamos a leitura:

6 dicas fáceis de como fazer vendas pela internet usando as mídias sociais

Use as tecnologias a seu favor

Para que você consiga organizar todos os processos, contrate softwares que possam facilitar o seu trabalho.

Dessa forma, uma dica importante é o uso das plataformas de atendimento. Ou seja, elas unificam os atendimentos de diferentes canais de comunicação em um único painel.

Além disso, disponibilizam o uso dos chatbots para diminuir o tempo de espera dos seus clientes por uma resposta de forma automática. Consequentemente, permite que você tenha mais tempo para outras tarefas.

Participe de rodas de debate

Assim como o empreendedorismo feminino, o número de eventos sobre o tema também também está em alta. Por isso, acompanhe empresas como o Sebrae, por exemplo, que oferecem cursos e capacitações da área. 

Além disso, existem diversos fóruns pela internet feitos por mulheres para trocar conhecimentos sobre empreendedorismo e fortalecer umas às outras!

Para finalizar, tenho uma dica extra! Para que você ofereça a melhor experiência aos seus clientes, baixe esse outro e-book para encantá-los ainda mais!

caliente satisfeito na pratica

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo